Casa do Administrador do Parque Jardim da Luz recebe exposição

outubro/2009

 

 

No próximo sábado, dia 24 de outubro, a Casa do Administrador do Parque Jardim da Luz recebe a exposição Família Etzel: construtores do verde (São Paulo 1901-1971). Realizada em parceria com a Pinacoteca do Estado, a exposição é um convite para conhecer de perto detalhes da história da família Etzel e também dos primórdios da arborização na cidade. Antonio e Arthur Etzel, respectivamente construtor e morador, pai e filho, foram os primeiros a dirigir o Departamento de Parques, Jardins e Cemitérios de São Paulo. A casa foi, por mais de 70 anos, moradia da família Etzel, e passou por restauração, realizada pelo Monumenta - programa estratégico do Ministério da Cultura com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e apoio da UNESCO - em parceria com a Prefeitura. Este importante marco da história da cidade está intimamente ligado à história da arborização de São Paulo.

A mostra Família Etzel: construtores do Verde apresenta, logo na entrada da Casa, na sala principal, um busto em bronze do rosto de Arthur Etzel, feito pelo escultor paulistano Luis Morrone. A réplica foi fundida em cima do original em abril de 2009 e inclui objetos pessoais da família expostos em uma vitrine. A exposição é composta por um painel grande com seis fotos em preto e branco que documentam como o parque era no final do século XIX e início do século XX. Passe-partouts de diversos tamanhos exibirão ampliações de fotografias originais que integram o acervo da família Etzel.

No porão da Casa do Administrador haverá duas vitrines exibindo 30 sementes de diferentes espécies de árvores do parque. O objetivo dessas vitrines é mostrar a diversidade das sementes e suas diferentes formas, cores e texturas. Essas sementes foram coletadas no próprio parque. O visitante poderá identificar a localização de cada uma delas no mapa que faz parte da exposição. O Parque abriga uma grande variedade de árvores nativas e exóticas, muitas delas centenárias, como por exemplo, as Jaqueiras, Figueiras, Alecrins-de-campinas, Cambuci, Pau Ferro, Jatobá, Chichá e Pau-Brasil.

 

 convite

 

Serviço

Abertura da Exposição Família Etzel: Construtores do Verde

Data: 24 de outubro

Horário: 11h

Visitação das 10h às 17h, de terça a domingo

Local: Parque Jardim da Luz - Casa do Administrador (Rua Ribeiro de Lima, 99)

Informações: 3227-3545

 

 

 

Sobre o Parque Jardim da Luz

O parque Jardim da Luz é o mais antigo da cidade de São Paulo. Possui uma área de 113.400 m² e sua principal característica é de contemplação e lazer.

A infra-estrutura conta com área para apresentações, coreto, comedouros para pássaros, playground, espelhos d’água, gruta com cascata, aquário subterrâneo, equipamento de ginástica, pista de cooper, trilha, bicicletário, áreas de estar, mirante, ponto de bonde, lagos, chafariz e exposição permanente de esculturas.

A fauna é composta por mais de 60 espécies de diferentes aves como o tucano, pica-pau, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, periquito verde, beija-flor, rolinha- caldo-de-feijão, socó-dorminhoco, entre outras.

O animal símbolo do parque é o bicho-preguiça. Atualmente existem dois machos, uma fêmea e um filhote.