SVMA apresenta projeto arquitetônico do Parque do Carmo em seminário organizado pela Cooperativa dos Trabalhadores Ambulantes do Estado de São Paulo (Coopamesp)

Encontro foi intitulado como “Práticas em Sustentabilidade: eu e o meio ambiente”

Na última quinta-feira (13/7) a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO), esteve presente no seminário “Práticas em Sustentabilidade: eu e o meio ambiente”, organizado pela Cooperativa dos Trabalhadores Ambulantes de São Paulo (COOPAMESP). Foi apresentado o projeto arquitetônico do Parque Municipal do Carmo - Olavo Egydio Setúbal, no Colégio e Faculdade Paschoal Dantas, localizado em Itaquera, zona leste.

O encontro teve como objetivo conscientizar sobre boas práticas relacionadas ao bem-estar e ao meio ambiente, informando sobre a importância dos trabalhadores ambulantes na conservação do parque e suas dependências.

 

 

Na ocasião, o coordenador da região leste da DIPO, Lucas Lavecchia, explicou sobre o planejamento do projeto, o conceito e diretrizes arquitetônicas, destacando a importância da preservação de sua característica paisagística. Eles conheceram todos os detalhes e especificidades do processo, além das particularidades da fase atual que correspondem à elaboração do orçamento para a licitação da obra.

“O diálogo e articulação dos trabalhadores ambulantes é essencial para o acompanhamento da futura requalificação do Parque Municipal do Carmo - Olavo Egydio Setúbal”, afirma.

Reunião com Conselho Gestor do Parque do Carmo

Neste mês ocorreu uma importante reunião com o Conselho Gestor do parque, na qual foram discutidas as particularidades de requalificação dos novos acessos; estacionamentos; edificações e sanitários; ciclovia; mirante do anfiteatro; implantação do núcleo esportivo contendo: campo, quadras, vestiário e pista de corrida; enterramento da rede elétrica; iluminação pública; reservatório de água; parquinho naturalizado; comunicação visual e a nova linha de mobiliário urbano. Saiba mais neste link.

Conheça o Parque do Carmo

O Parque do Carmo está localizado na área da antiga fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho. Foram mantidos do lugar original a sede, em arquitetura colonial, um conjunto de lagos e toda a área ajardinada.

Ele abriga o Bosque das Cerejeiras e monumentos ligados à imigração japonesa como referências culturais da cidade e por conta disso sedia a tradicional “Festa das Cerejeiras” todos os anos, no início de agosto, quando ocorre a florada.

Foram registradas 193 espécies de fauna, sendo 164 vertebrados e 29 invertebrados, destacando-se 25 tipos de borboletas. Dentre os vertebrados, 11 espécies de répteis, oito de mamíferos e 145 de aves. A flora contempla 147 plantas vasculares.

 

Esta reportagem contempla o ODS 15 (vida sobre a terra) e o ODS 17 (parcerias em prol das metas).

  

 

 Siga a SVMA nas redes sociais