Degustando Histórias... Saberes & Sabores: O Pão!

Roda de Conversa

Degustando Histórias... Saberes & Sabores: O Pão!

Data: 12/12/2024. Quinta-feira.
Horário: 10:00 às 16:00.

INSCREVER-SE

Descrição

Unindo saberes populares e acadêmicos, neste encontro iremos (re)conhecer um dos alimentos essenciais mais antigos, presente em várias culturas da História da Civilização.
Os ingredientes, sua história – da produção à conservação – e sua importância para a Humanidade, simbolizando alimento para o corpo e para o espírito.
Através dos relatos podemos dizer que os primeiros pães surgiram há mais de 12 mil anos...
Tinham o formato oval e achatado – e eram feitos de GRÃOS (aveia, cevada, trigo, gergelim e outros cereais – os chamados grãos ancestrais) triturados rusticamente. Depois, misturados com ÁGUA, eram deixados sobre pedras, para levedarem grosseiramente.
E então eram assados sobre pedras ou cobertos com brasas. Duros e secos – e, provavelmente, muito amargos... – precisavam ser lavados com muita ÁGUA fervente, antes de serem consumidos. Iremos conhecer características próprias de cada Continente, variações que vão dos ingredientes às formas de produção. “Vida, Renovação, Prosperidade, Humildade, Sacrifício”. “O Modo como a comida é feita e apresentada, a limpeza, o sabor: tudo contribui para que o momento em que se recebe o alimento seja uma oração e um agradecimento à vida.” (Cozinhe com os Monges, Ed.Planeta).
Uma pequena viagem pelos Saberes & Sabores, compartilhando muitas memórias afetivas e degustando iguarias, experiências, histórias, curiosidades e... receitas!

Os participantes serão convidados a trazer e compartilhar seu alimento – pães e acompanhamentos, bebidas não alcoólicas, frutas, doces etc. – com os demais.
E para que este momento seja ainda melhor, todos poderão trazer uma receita (impressa ou manuscrita) de um pão tradicional de sua família e também compartilhar muitas memórias afetivas!

Objetivo

O projeto "Degustando Histórias... Saberes & Sabores" - idealizado e coordenado pela Arq. Helena Quintana Minchin - visa promover o conhecimento através da percepção inclusiva e do compartilhamento de memórias afetivas, unindo saberes (populares e acadêmicos) e sabores.
E reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".

Metodologia

1. Recepção dos Convidados com um Café de Boas Vindas.
2. Abertura do evento.
3. Palestras e atividades interativas.
4. Encerramento.

Conteúdo programático

1. Abertura
2. Vídeo: “O Milagre do Pão” (6´)
3. Conversa com... Ana Maria Brischi: “Plantar, Colher, Extrair, Fazer... O Grão”
4. Conversa com... Helena Quintana Minchin: “Plantar, Colher, Extrair, Fazer... O Pão pelo Mundo”
5. Brunch Colaborativo: compartilhamento de saberes & sabores (frutas, pães, doces, salgados e bebidas não alcoólicas)
6. Conversa com... convidados (a confirmar)
7. Encerramento
 

Coordenação

Helena Quintana Minchin.

Facilitação

Ana Maria Brischi.

Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos na produção de mudas e de 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora.


Helena Quintana Minchin.

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema

Vagas: 60.

Data: 12/12/2024. Quinta-feira.

Horário: 10:00 às 16:00.

Local: CEA UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP, 04030-000


INSCREVER-SE

Confira nossas redes sociais

  •