Mostra UMAPAZ: Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé: Meio Ambiente e Sustentabilidade Socioambiental no Extremo Sul da Cidade de São Paulo

Exposição

Mostra UMAPAZ: Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé: Meio Ambiente e Sustentabilidade Socioambiental no Extremo Sul da Cidade de São Paulo

Data: 02/09/2024 a 27/09/2024. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira.
Horário: 09:00 às 17:00.

Não é necessário se inscrever.

Descrição

Em Setembro a UMAPAZ promoverá o Seminário "Polo de Ecoturismo de Parelheiros, Marsilac e Ilha do Bororé: Meio Ambiente e a Sustentabilidade socioambiental no extremo sul da cidade de São Paulo".
E na Mostra UMAPAZ serão apresentados os atrativos e as diversas e importantes atividades desenvolvidas neste território - como agricultura e ecoturismo - a fim de demonstrar a região da cidade que possui uma riqueza natural e grande diversidade socioambiental.
Fotos, textos, mapas, publicações, produtos produzidos na região, objetos, artesanato e materiais diversos sobre o Polo de Ecoturismo estarão expostos, celebrando os seus 10 anos de existência.

Expositores prospectados: SVMA - DPA Divisão de Patrimônio; Escola de Agroecologia; DGUC. SPTURIS Secretaria de Turismo Secretaria de Esporte e Lazer SMDET CONGETUR e SILCOL RPPN CURUCUTU Coletivo ARTEMÃOS Restaurante Marlene Acolhida São Paulo The Roça Park Selva SP

Objetivo

A Mostra UMAPAZ visa trazer a arte através de exposições temporárias e de forma compartilhada (vários artistas) ou solo, promovendo trabalhos da “Prata da Casa” (UMAPAZ) e/ou de convidados.
Um espaço público que visa promover talentos - novos ou já consolidados.

Localizado no corredor principal da UMAPAZ, o espaço permite a fruição da arte e a percepção inclusiva de seus visitantes, reforçando "a metodologia de livre percurso de aprendizagem, onde cada um trilha seu próprio caminho germinando ideias e florescendo atitudes, fundamentais para a perpetuação de um ambiente sustentável".

A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Todos os participantes são voluntários, sendo responsáveis pelo transporte de suas obras até o local - bem como pelos materiais para montagem e desmontagem - não havendo, portanto, qualquer vínculo financeiro ou comercial com a UMAPAZ/SVMA.

Metodologia

A montagem de cada exposição conta com a coordenação da Arq. Helena Quintana Minchin (UMAPAZ-1 / EMJ) e ocorre durante o horário de funcionamento da UMAPAZ – possibilitando assim a interação entre o(s) artista(s) e todos os que transitam por lá durante as inúmeras atividades oferecidas.

A desmontagem é feita após um sarau, com Café de Boas Vindas Colaborativo, Roda de Conversa e Visita Monitorada com o(s) artista(s).

Conteúdo programático

1. Exposição: 02 a 27 de Setembro de 2024
2. Sarau: 28 de Setembro de 2024

Coordenação

Helena Quintana Minchin, Leticia Bomediano da Costa, Roseli Allemann.

Facilitação

Roseli Allemann.

Engenheira Agrônoma (UNESP – Jaboticabal), (1991 – 2023) – há 32 anos trabalha nas áreas de agroecologia, agricultura orgânica; povos tradicionais(originários, quilombolas e caiçaras); conservação, manejo e preservação de recursos naturais; manejo de vegetação arbóreo e sistemas agroflorestais e sustentabilidade; educação ambiental, tecnologias sustentáveis e sociais ; aproveitamento de alimentos e alimentação viva. Mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente (SENAC) dissertação de mestrado tema” Gestão da Qualidade da Produção Orgânica do Estado de São Paulo. Especialista em Análise do Uso e Conservação de Recursos Naturais (NEPAM – UNICAMP) - Especialista em Agroecologia (Universidade de Berkeley) Especialista em Geoprocessamento (SENAC) tema: analise espacial da produção orgânica no estado de São Paulo. Trabalhou nas décadas de 1991- 2010 com comunidades tradicionais: Caiçaras e quilombolas e agricultores familiares no Vale do Ribeira com manejo de recursos naturais e saf- sistemas agroflorestais por Ongs e Prefeituras Aldeias guarani TI Tekoa Pyau e TI Tenonde Porã e agricultores na região do extremo sul da cidade de São Paulo por empresas, Ongs e prefeitura. Trabalhou nos últimos 14 anos Manejo arbóreo – região de Parelheiros; UCs pela DGUC e Educação ambiental/Sustentabilidade/manejo/ educação ambiental: planejamento agroecológicao, zona rural, sintrópica, ucs, agricultura urbana e periurbana Escola de agroecologia de Parelheiros –– projeto e implantação vitrines demonstrativas de técnicas sustentáveis – tecnologias sociais.


Leticia Bomediano da Costa.

Ambientalista, graduada em engenharia ambiental, especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade– UFSCAR. Desde 2018 na secretária do Verde e Meio Ambiente, atuou por 5 anos como gestora de parques urbanos e atualmente atua como diretora da Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental na Coordenação de Educação Ambiental (CEA UMAPAZ) da SVMA/PMSP.


Helena Quintana Minchin.

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo (FAU UNISANTOS), Marketing (FGV), Mestrado em Arquitetura (FAUUSP/incompleto) e MBA em Administração (Instituto Mauá de Tecnologia). Elaboração, desenvolvimento e assessoria de projetos, com destaque na área de Universal Design. Experiência na área acadêmica (SENAC, Instituto Senador Fláquer, Escolas Municipais e Estaduais e Escola Panamericana de Arte) e fotógrafa amadora. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Pão), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos, etc. Atualmente é também responsável pelo Espaço Expositivo UMAPAZ.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema.

Vagas: 180.

Data: 02/09/2024 a 27/09/2024. Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira.

Horário: 09:00 às 17:00.

Local: CEA UMAPAZ.

Não é necessário se inscrever.

Confira nossas redes sociais

  •