Rodas de Prosa: As Emergências Climáticas e a Cidade

Curso

Rodas de Prosa: As Emergências Climáticas e a Cidade

Data: 13/08/2024 a 10/12/2024. Terças-feiras, uma vez por mês.
Horário: 10:00 às 12:30.

INSCREVER-SE

Descrição

Introdução

Cerca de 11,5 mil anos atrás, terminava a última era glacial e as geleiras que cobriam boa parte da Terra começavam a recuar. No mesmo período surgia a primeira grande revolução humana: a agricultura. O acúmulo de alimento permitiu, além de outras coisas, que pudéssemos criar uma das nossas maiores invenções, as cidades.

Atualmente vivemos em um período de emergências climáticas. A rápida e drástica mudança das condições de temperatura, umidade, chuvas e ventos já afetam drasticamente as condições ambientais onde vivemos. Ondas de calor cada vez mais frequentes, chuvas torrenciais caindo de maneira concentrada, regiões que antes eram abundantes em água vivendo períodos de seca. Todos esses fenômenos, cada vez mais drásticos e mais frequentes, têm causado uma série de necessidades de mudanças urgentes, que, certamente, têm colocado em xeque nosso estilo de vida baseado em cidades.

Pensando nesse cenário, as Rodas de Prosa convidam você para uma conversa sobre as consequências das emergências climáticas nos mais variados aspectos da nossa vida em cidades. Sempre com a presença de dois especialistas em cada encontro, as Rodas trazem um ambiente para a troca de reflexões e saberes sobre urbanização, economia, habitação, mobilidade, segurança alimentar, arte e vários outros aspectos que relacionam a vida nas cidades tal como a conhecemos com as mudanças do clima.

Estrutura

Serão encontros mensais, com previsão de cinco Rodas no segundo semestre de 2024, iniciando em agosto e terminando em dezembro. Cada encontro terá a duração aproximada de 2 horas, onde cada convidado fará uma breve apresentação (cerca de 20 minutos). Após este período, os mediadores auxiliarão na condução da conversa propondo perguntas, provocações, trazendo reflexões, elucubrações, perspectivas, com o objetivo de incentivar a participação do público e sua interação com os convidados, proporcionando um ambiente mais informal e acolhedor de conversa, envolvendo todos os participantes.

Objetivo

Trazer subsídios para conhecimento sobre as emergências climáticas e como ela tem afetado nossas vidas, além de propor soluções para este enfrentamento

Metodologia

Encontros mensais, com previsão de cinco Rodas no segundo semestre de 2024, iniciando em agosto e terminando em dezembro. Cada encontro terá a duração aproximada de 2 horas, onde cada convidado fará uma breve apresentação (cerca de 20 minutos). Após este período, os mediadores auxiliarão na condução da conversa propondo perguntas, provocações, trazendo reflexões, elucubrações, perspectivas, com o objetivo de incentivar a participação do público e sua interação com os convidados, proporcionando um ambiente mais informal e acolhedor de conversa, envolvendo todos os participantes.

Conteúdo programático

1. impacto climático
2. Impactos Humanos no Ecossistema;
3. Conservação e Biodiversidade;
4. Soluções baseadas na natureza;
5. Cidade e meio ambiente

Coordenação

Alessandro Mendonça Mazzoni, Pedro Cardoso Smith, Andrea de Almeida Bossi e Laura Lúcia Vieira Ceneviva.

Facilitação

Laura Lucia Vieira Ceneviva.

Coordenadora da Assessoria Técnica em Mudanças Climáticas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo. Ex-Secretária Executiva do Comitê Municipal de Mudança do Clima e Ecoeconomia e do Comitê Gestor do Programa de Acompanhamento da Substituição de Frota por Alternativas Mais Limpas – COMFROTA, ambos do Município de São Paulo. Laura é arquiteta e urbanista, mestre em Ciências em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade de São Paulo e especialista em Planejamento Regional e Urbano pela Technische Universität Berlin, na Alemanha.


Ulisses Terra.

Arquiteto e Urbanista (Unicamp). Especialista em Habilitação e Cidade (escola da Cidade – AEC/AU). Mestre em Tecnologia da Arquitetura pela (FAU-USP). Doutor em Planejamento e Gestão do Território (UFABC). Arquiteto da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), emprestado pela Universidade Federal do ABC.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: público em geral

Vagas: 40.

Data: 13/08/2024 a 10/12/2024. Terças-feiras, uma vez por mês. (13.08, 10.09; 15.10, 12.11 e 10.12). 

Horário: 10:00 às 12:30.

Local: CEA UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Certificado: Participação no mês (4 encontros).


INSCREVER-SE

Confira nossas redes sociais

  •