Sarau Ao Gosto: Conversa com... Regina de Sá & Sergio De Simone - As Estufas do Viveiro Manequinho Lopes

Palestra

Sarau Ao Gosto: Conversa com... Regina de Sá & Sergio De Simone - As Estufas do Viveiro Manequinho Lopes

Data: 17/08/2024. Sábado.
Horário: 10:00 às 13:00.

INSCREVER-SE

Descrição

Integrando a Programação da Jornada do Patrimônio 2024, neste mês de Agosto nossos convidados serão Regina de Sá e Sergio De Simone - recebidos ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado para que apresentem o trabalho realizado sobre as Estufas do Viveiro Manequinho Lopes.

Antes de iniciarmos essa deliciosa conversa... teremos um momento de confraternização e compartilhamento de saberes & sabores: um Café de Boas Vindas Comunitário - composto pelas contribuições dos participantes (frutas, salgados, doces e bebidas não alcoólicas)
 

Objetivo

SARAU
"A origem reside no galego serao (anoitecer) e no catalão sarau, baile noturno popular de que já havia registro em 1537" (fonte: Revista Superinteressante).

O Sarau Ao Gosto tem como objetivo compartilhar experiências culturais e promover o convívio social, estando alinhando com os propósitos da UMAPAZ, espaço que "oferece cursos e atividades de formação, atividades de sensibilização e de reforço de saberes e práticas, em livre percurso de aprendizado (...). Assim, a programação é, intencionalmente, bastante diversificada em termos de conteúdos e de práticas."

E Café de Boas Vindas Comunitário é um momento muito especial, onde todos podem contribuir e confraternizar, compartilhando saberes & sabores!

Metodologia

1. Café de Boas Vindas
2. Conversa com... Regina de Sá & Sergio De Simone: As Estufas do Viveiro Manequinho Lopes
3. Encerramento

Conteúdo programático

Sergio De Simone e Regina de Sá irão contar “como surgiu a ideia de criar espaços pioneiros na criação dos primeiros berçários de mudas de árvores, cujo mais importante deles existe ainda hoje no Parque do Ibirapuera, a quem deu origem como grande área verde e de lazer.
Baseado em extensa pesquisa, o Percurso e Implantação das Estufas em S. Paulo - O Caso do Viveiro Manequinho Lopes (1870-1940), ora apresentado em primeira mão, versa sobre a constituição do Viveiro Manequinho Lopes sob o foco de seus viveiros, especialmente os mais antigos que foram transferidos do Parque da Luz e da antiga Escola de Pomologia (atual Parque Fernando Costa) para o Ibirapuera.
O estudo inclui anotações sobre as antigas estufas do Jardim Botânico (atual Horto Florestal), do Instituto Biológico, do Horto Oswaldo Cruz (Inst. Butantan) e a atuação de biológos, botânicos e paisagistas que trabalharam em São Paulo; tais como Antonio e Arthur Etzel, Joseph-Antoine Bouvard, Frederico Hoene, Alberto Loefgren e Reynaldo Dierberger, entre outros.” (fonte: Sergio De Simone e Regina De Sá).

Coordenação

Helena Quintana Minchin.

Facilitação

Regina de Sá.

É mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia e doutora em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo. Jornalista, autora de livros infantis. Dedica-se ao estudo da fotografia, história da fotografia e patrimônio; e, recentemente, tem voltado sua atenção para pesquisas na área de fotografia judiciária, com produção de artigos na especialidade. Integrou o Programa Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), como doutora em História e Historiografia das Ciências. Atualmente dedica-se ao estudo da fotografia judiciária com ênfase em identificação de imagens por meio de biometria facial como ferramenta de investigação de perícia judicial. Publicações recentes: A morte de um museu esquecido: o que perde a atual medicina legal sem o acesso à informação dos pioneiros (artigo - revista Museologia e Patrimônio - 2017); Registros fotográficos em asilos psiquiátricos: o que as expressões faciais revelam. (Arte e Saúde - Cadernos de História da Ciência - Instituto Butantan - 2016). A fotografia judiciária sob investigação e o limiar da polícia científica em São Paulo, 1913-1924 (Tese – 2024).


Sergio De Simone.

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura de Belas Artes de São Paulo (1984), Mestrado em (EFLCH/Unifesp - 2023). Atualmente é arquiteto e pesquisador no Instituto Butantan (IBU), na área de História da Ciência - Linha de Pesquisa: Patrimônio e Arquitetura da Saúde Pública em São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em produção técnica sobre História da Arquitetura e do Urbanismo e Restauro de Bens Culturais Edificados, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Arquitetura no Brasil, História da Conservação do Patrimônio Edificado. Possui Mestrado pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo de São Paulo - Área de Concentração Deslocamentos, trabalho e experiências. É membro do do Departamento de Pesquisa da Biblioteca do Instituto Butantan. Foi membro do I.P.R. (Inovação e Pesquisa para o Restauro) da Agência de Inovação da UNICAMP (2005) e integrou a equipe do Serviço Técnico de Conservação e Restauro (STCR) do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), entre 1999 e 2006. Produziu vários estudos sobre o patrimônio edificado de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros estados brasileiros. Autor das recentes publicações: São Paulo: Cidade e Arquitetura | Um Guia (co-autor/2015); Guia de Arquitetura - Butantan (co-autor/2017), História das práticas da saúde e das doenças: artes de curar e assistência à saúde (co-autor, 2023) e O Desinfectorio Central do Bom Retiro: incursão das ciências médicas sobre o mundo da arquitetura e do urbanismo – 1891/1926 (2023).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Professores, Estudantes, Profissionais e demais interessados no tema

Vagas: 60.

Data: 17/08/2024. Sábado.

Horário: 10:00 às 13:00.

Local: CEA UMAPAZ.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP, 04030-000


INSCREVER-SE

Confira nossas redes sociais

  •