Arte e Meio Ambiente: atividade permanente de práticas artísticas e poéticas da natureza

Cristiana Bernardi Isaac coordena e facilita cursos de arte na UMAPAZ, entre eles Arte e Meio Ambiente: Ateliê-oficina, com o intuito de explorar linguagens artísticas através do contato com elementos e fenômenos da natureza. No dia 19/06, ela contou sobre a história do curso.

Curso “Arte e Meio Ambiente” aborda a arte como produção da leitura e releitura do entorno e da natureza. Cristiana Bernardi Isaac é arquiteta, educadora artística e artista plástica. Em 19/06/2024, durante uma aula do ateliê, ela explicou a sua trajetória na UMAPAZ.

Atua na Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz desde 2017, introduzindo o eixo da Arte Ecológica, a arte que se relaciona com elementos da natureza, matéria da sua pesquisa de mestrado e paixão de anos lecionando. Na UMAPAZ, iniciou com o curso Apreciação Estética: arte e natureza (na época em parceria com o Museu de Arte Moderna - MAM). Em 2018 deu início a uma atividade permanente de ateliê de arte, aberta ao público interessado em geral, chamada Ateliê Livre de Artes - que durante a pandemia ocorreu com aulas online.

Eventualmente, os nomes dos ateliês e cursos mudaram: de Ateliê Livre para Arte e Meio Ambiente. Entre ateliê e oficinas, o que se manteve sempre foi o espaço para acolher interessados em produzir e compartilhar arte.

A didática é baseada num tripé da educação artística: Prática (fazer artístico), Fruição (observação da natureza) e Reflexão (análise de teorias e trabalhos). Este terceiro envolve diretamente a parte teórica do curso, com matérias de Composição (Formal, Cromática e Sintaxe) e História da Arte para nutrição estética. As aulas expositivas têm análise e reflexão de obras e artistas que exploram temas da Natureza, Paisagem e Meio Ambiente. Uma referência que Cristiana utiliza é Robert Smithson, artista de Land Art, linha de pesquisa dela também.

Aproveitando a imagem da espiral de Robert Smithson, Spiral Jetty, projetada na parede, explicou que, para ela, o aprendizado no curso é como uma espiral. Mesmo passando pelos mesmos pontos de estudo, será sempre diferente. Ela trabalha com técnicas mistas de desenho, composição/colagem e cor. Cada participante pode trazer o seu conhecimento artístico para somar. Em 2019, por exemplo, uma aluna quis criar também com crochê! Assim, somou o crochê à aquarela, feita com todo o grupo em sala de aula. Ao final do semestre, as obras foram expostas na UMAPAZ, o que acontece sempre, para todas as turmas.

As aulas práticas incluem desenho, aquarela, aguadas (guache, lápis-de-cor), giz, colagem, técnicas mistas, tipos de linha, trama e fotografia. As vivências são essenciais para a produção artística, com dinâmicas para sensibilização aos elementos naturais através de exercícios ao ar livre no Viveiro Manequinho Lopes.

Este ano o curso começou com composição, feita com colagem de elementos botânicos. Ao longo do semestre, em aulas semanais, foram explorando aquarela, desenho à grafite, monotipia e colagem.

No dia 19/06, a turma estava preparando seu conjunto para a exposição, selecionando seus desenhos, colagens, escritas e aquarelas! Cristiana colocou música ao fundo e a aula de ateliê fluiu por horas a fio. Ao final, algumas alunas quiseram dar alguns depoimentos:

“Fui mordida pela UMAPAZ faz tempo. A pintura e a arte sempre fizeram parte da minha vida, mas só agora estou pintando e aprendendo técnicas com aquarela.”; “A Cris nos dá muita liberdade criativa, muito espaço para a gente criar, isso é maravilhoso.”; “Muito bom sentarmos juntas para pintar, é maravilhoso.”.

O grupo construiu um forte sentimento de identificação e amizade. Algumas alunas fazem os cursos da Cristiana desde 2018 e validam o aprendizado contínuo. A atividade permanente do ateliê, nos encontros semanais, é pré-requisito para o curso de imersão em produção e valorização artística e das poéticas da natureza “Arte e Natureza: Poéticas em prática” no qual os estudos de Natureza, Paisagem e Meio Ambiente prosseguem, ainda mais aprofundados. Uma vez concluído este curso, Cristiana convidará, eventualmente, as alunas para darem início ao próximo módulos.