CineSolar - Lançamento da Linda 3.0

Vídeo

Cinema ao Ar Livre

Data: 04/07/2024. Quinta-feira.
Horário: 19:00 às 22:00.

Reserve seu ingresso gratuitamente aqui.

Descrição

CineSolar lança nova estação móvel ‘Linda 3.0’ com sessão gratuita de cinema movido a energia solar no gramado da UMAPAZ, no Parque Ibirapuera, na quinta-feira (04/07), das 19h às 21h.

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil lança sua terceira unidade, que tem como proposta trazer temas de um futuro sustentável para o presente. Haverá bate-papo com os artistas que atuaram na concepção do projeto.

Objetivo

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em São Paulo (SP), na Umapaz, dentro do Parque Ibirapuera, na quinta-feira (04/07), às 19h. No evento, o projeto lança sua terceira unidade móvel, a “Linda 3.0”, que tem como proposta trazer temas de um futuro sustentável para o presente. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e o filme “Somos Guardiões”.

A entrada é gratuita, mas é preciso reservar o convite pelo Sympla (https://l1nk.dev/Txp3k). Os curtas contam com recursos de acessibilidade e haverá um bate-papo com os artistas e idealizadores do CineSolar.

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar (linktr.ee/cine.solar) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.

O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu - com seus furgões Mahura e Tupã - mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

Metodologia

Os veículos do CineSolar são uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, e os protagonistas responsáveis pela magia do projeto. Eles são adaptados com as placas fotovoltaicas no teto e carregam todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Neste evento, em parceria com a Umapaz, o CineSolar lança sua terceira unidade móvel, a “Linda 3.0”, que une tecnologia e sustentabilidade, com foco criativo e linha narrativa propondo uma reflexão sobre como é o futuro que queremos para as nossas vidas e para o planeta.

“O Tupã e a Mahura referenciam a nossa ancestralidade, tendo como ponto de partida os povos originários brasileiros, os indígenas, e os povos advindos da África. E, neste momento, de um futuro incerto diante das grandes questões ambientais que estamos lidando - como as mudanças climáticas e os temas que tangem a sustentabilidade de maneira expandida, o CineSolar apresenta a ‘Linda 3.0’ como uma mensageira do futuro neste presente: como vamos agir para ter um futuro sustentável?”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar, que homenageia sua avó Linda, representando o poder e a sabedoria dos nossos antepassados.

Para a concepção da “Linda 3.0”, sob direção artística de Paulo Perez, foram convidados os artistas Deddo Verde, que já assina as unidades anteriores (Tupã e Mahura), e Denys Evol, que desenvolveu uma identidade usando a linguagem do grafite 3D somado a temas tecnológicos futuristas e conservação da natureza e fauna. Os objetos, como caleidoscópio, prisma de alta complexidade e formas geométricas espelhadas, foram confeccionados pelo artesão Marcelo Takada, e Rafael Roque da Silva atuou como assistente de produção.

A arte grafitada no veículo destaca a fauna e flora, e traz como referência da diversidade dos animais e insetos uma abelha robótica e futurística, com figuras hexagonais que representam a colmeia, significando a coletividade e a união, a conscientização da importância do homem de preservar a natureza.

“A ‘Linda’ é fractal, multiverso e reforça a mensagem de que é necessário transcender a forma como estamos vivendo para vencer o aquecimento global”, diz Paulo Perez, diretor artístico do CineSolar. A “Linda 3.0” tem como padrinho o dinamarquês de nascimento e brasileiro de coração, Peter Kronstrom, futurólogo e fundador do Horizons Institute, um Centro de Inovação que explora e compreende o futuro em um mundo em constante mudança. No evento, ele estará presente - junto a Paulo Perez, Cynthia Alario e os artistas - para um bate-papo com o público. Ana Figueiredo, da Mythological Roundtable de São Paulo, que batizou a Mahura, também marca presença.

Conteúdo programático

PROGRAMAÇÃO

Lançamento da ‘Linda 3.0’ - Parque Ibirapuera - São Paulo/SP

Sessões de Cinema
Data: Quinta-feira (04/07)
Horários: 19h - 1ª sessão de curtas-metragens do FicaEco seguida de bate-papo com os artistas e idealizadores do CineSolar
20h - 2ª sessão: filme ‘Somos Guardiões’
Entrada: inscrição gratuita pelo Sympla
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Parque Ibirapuera - no gramado da Umapaz - Avenida Quarto Centenário, 1268, portão 7A - São Paulo/SP

SINOPSES

1ª Sessão

‘Partir’ - Direção: Pâmela Peregrino - Brasil - Mudo - Duração: 2min22seg
Animação de pintura à óleo sobre vidro sobre a contemporânea e contínua expulsão do campo para a cidade, devido aos transgênicos e agrotóxicos.

‘Maré Braba’ - Direção: Pâmela Peregrino - Brasil - Musical - Duração: 7min07seg
Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor. Ela sabe que os humanos estão se movendo para frear essas mudanças. Assim como ela sabe, que repetem uma antiga saga: alguns poucos prevalecendo sobre o grande restante, aprofundam os problemas criados por eles mesmos.

2ª Sessão

‘Somos Guardiões’ - Direção: Edivan Guajajara, Chelsea Greene, Rob Grobman - Documentário - 82 minutos
‘Somos Guardiões’ segue o guardião da floresta indígena Marçal Guajajara e a ativista Puyr Tembé enquanto eles lutam para proteger seus territórios do desmatamento, um madeireiro ilegal que não tem escolha a não ser derrubar a floresta e um grande proprietário de terras à mercê de milhares de invasores e da indústria extrativa. Por meio de uma narrativa íntima e centrada no personagem, o filme traz as questões à tona - desde a ciência da Floresta Amazônica e seu papel fundamental na estabilidade do clima global até os impulsionadores econômicos do desmatamento. O filme une política, história, economia, ciência e consciência, fornecendo uma exploração aprofundada dessa situação incrivelmente complexa e crítica – cujas origens e impacto se espalham muito além dos limites da própria Amazônia. O filme é dirigido pelo ativista indígena Edivan Guajajara e pelos cineastas ambientais Chelsea Greene e Rob Grobman; produzido pelo vencedor do Oscar Fisher Stevens.

Coordenação

Danilo Costa Nunes Andrade Leite.

Facilitação

Cynthia Alario.

Cynthia Alario é empreendedora da economia criativa e ativista ambiental. Em 2002 fundou a Brazucah Produções, uma produtora especializada na difusão do cinema brasileiro pelo Brasil e pelo mundo. Idealizadora do CineSolar - o primeiro cinema itinerante do país movido a energia solar - e atualmente é parceira de desenvolvimento do BikeCine, cinema itinerante, ao ar livre, que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público, pedalando, e do Cine Autorama, um cinema móvel estilo drive-in. Desenvolve ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil para a disseminação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e viaja pelo país realizando oficinas de sustentabilidade e alegrando as pessoas com a magia do cinema. É formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Transdisciplinaridade e Cultura de Paz. Atualmente é diretora da Unipaz SP e facilitadora de ‘A Arte de Viver em Paz’, metodologia desta entidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Todos os públicos

Vagas: 150.

Data: 04/07/2024. Quinta-feira.

Horário: 19:00 às 22:00.

Local: Gramado da UMAPAZ - Parque Ibirapuera.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitania, São Paulo - SP, 04030-000

Parceria: Brazucah.

Reserve seu ingresso gratuitamente aqui.

Os direitos de exibição dos curta-metragens Maré Braba e Partir foram gentilmente cedidos pela Interagir Cultural Produções Cinematográficas LTDA, Borboletas Filmes.

A 8ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Umapaz, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Confira nossas redes sociais

  •