SMT apresenta projeto para modernização da Zona Azul

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dão início aos procedimentos para a criação da Zona Azul Vertical (ZAV) na cidade de São Paulo. 

A primeira etapa é o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), um mecanismo pelo qual as empresas interessadas em participar de um determinado projeto propõem um modelo, fornecendo à Administração Pública estudos referentes ao objeto a ser contratado.

No PMI da Zona Azul Vertical, empresas e consórcios interessados devem apresentar propostas que auxiliem na modelagem da concessão e da exploração do serviço de estacionamento rotativo Zona Azul nas garagens públicas subterrâneas e/ou edifícios-garagem com especificações sobre:

a) A construção
b) A operação
c) A administração
d) A manutenção

Conteúdo dos projetos
Os interessados deverão apresentar projetos para todos os dez (10) lotes de áreas de estacionamento definidos pela CET. Os projetos deverão conter parâmetros para a modelagem:

  • econômico-financeira
  • jurídica
  • cronograma de implantação
  • estudos do tráfego na região afetada pelo empreendimento
  • levantamentos de fluidez na região afetada pelo empreendimento

A CET irá analisar as propostas e a melhor será utilizada como termo de referência para confecção do futuro edital de licitação do sistema.

A CET optou pela adoção do PMI porque permite obter dados e informações técnicas para estruturar o projeto de concessão para a exploração da ZAV e para modernizar a exploração das vagas de Zona Azul existentes hoje com implantação de fiscalização automática.

Modernização do sistema
O projeto tem como objetivo:

  • A modernização do sistema de estacionamento rotativo com a possibilidade de implantação de parquímetros, cobrança via celular, software de gerenciamento e automação do sistema.  A tecnologia a ser implantada deverá ser definida no estudo.
  • Construção de prédios garagem ou garagens subterrâneas com integração com o transporte público (terminais de ônibus e estações de Metrô e da CPTM).
  • Liberação do viário no entorno e conseqüente aumento da fluidez do trânsito na região.  

O objetivo da verticalização da Zona Azul é otimizar a utilização do sistema viário, conciliando a necessidade de vagas de estacionamento nas ruas com a fluidez do trânsito. 

O projeto prevê a construção de 64 novas garagens, com até 400 vagas cada uma, localizadas em pontos estratégicos que permitam fácil integração com ônibus, metrô e trens. A implantação da ZAV vai fazer com que o número de vagas de Zona Azul aumente dos atuais 34.500 para 60 mil, além de permitir a redução gradativa das vagas ao longo das vias de grande fluxo de veículos.

As garagens serão exploradas pela iniciativa privada por um período de até 30 anos de concessão, e estarão localizadas nas regiões centrais da cidade e em áreas interligadas às atuais e futuras estações de metrô, trens e terminais de ônibus.

Além de incentivar o uso do transporte público, as novas garagens também vão promover a valorização do entorno ao atrair novos negócios, tais como comércios, terminais bancários, e correios, entre outros.

A CET vai garantir que não haverá vagas de Zona Azul ou de estacionamento livre nas vias públicas em um raio de 250 metros das novas garagens, o que permitirá o aumento da fluidez do trânsito nas regiões afetadas.

Pontos sugeridos
Na região central da cidade serão três garagens: uma junto ao Teatro Municipal, uma junto ao Páteo do Colégio e uma junto ao Mercado Municipal.

Detalhamento dos lotes e projeção de vagas

LOTES

VAGAS ATUAIS VAGAS PROJETADAS CONSTRUÇÃO IMEDIATA EXPANSÃO TOTAL FINAL
1

Pq. Ibirapuera – 1.445 + 547 somente aos finais de semana
DETRAN – 269
Moema – 749
Brooklin – 107
Aeroporto – 150
Santo Amaro – 215 Berrini – 773
TOTAL – 3.708

6.422 04 garagens 3 garagens 07
2 Liberdade – 731
Vila Mariana – 1.222
Pedro de Toledo – 56
Praça da Árvore – 909
Conceição – 135
Castro Alves – 90 Cambuci – 310
TOTAL – 3.453
6.008 03 garagens 3 garagens 06
3 Santa Ifigênia – 802
República – 1.274
Santa Cecília – 1.142
TOTAL – 3.218
5.599 04 garagens 2 garagens 06
4 José Paulino – 1.058
Silva Telles – 911
Prates – 917Pari – 222
TOTAL – 3.108
5.408 03 garagens 2 garagens 05
5 Brás – 1.147
Oriente – 1.076
Gasômetro – 298
Mooca – 654
Ipiranga – 270
TOTAL – 3.445
5.994 03 garagens 3 garagens 06
6 Mercado – 147
25 de Março – 633
Florêncio de Abreu – 783
Bela Vista – 648
Tatuapé – 648
Vila Formosa – 348
Penha – 277
Itaquera – 177
TOTAL – 3.661
6.370 06 garagens 3 garagens 09
7 Lapa – 1.039
Santana – 600
Perdizes – 342
Pompéia – 122
Praça Charles Miller – 568
Angélica – 1.245
TOTAL – 3.916
6.814 04 garagens 3 garagens 07
8 Paraíso – 1.040
Tutóia – 94
Lorena – 709
Pamplona – 966
Augusta – 585
TOTAL – 3.394
5.906 03 garagens 3 garagens 06
9 Itaim-Bibi – 1.379
Vila Olímpia – 919 Estados Unidos – 1.205
TOTAL – 3.503
6.095 04 garagens 3 garagens 07
10 Pinheiros – 1.335
Faria Lima – 781
Cidade Jardim – 978
TOTAL – 3.094
5.384 03 garagens 2 garagens 05
TOTAL 34.500 60.000 37 garagens 27 garagens 64

Zona Azul hoje
Atualmente são 34,5 mil vagas de Zona Azul. A Zona Azul está concentrada majoritariamente na área que compreende as ruas e avenidas internas ao chamado Mini Anel Viário onde a demanda de estacionamento é elevada. Porém, também existem vagas de Zona Azul em localidades mais distantes, junto a centros regionais, tais como Itaquera, Penha, Santana, Ipiranga, Brooklin e Santo Amaro.

  • Final de 2004: 30,4 mil vagas
  • Final de 2007: 33,6 mil vagas
  • Final de 2008: 33,2 mil vagas
  • Setembro de 2009: 34,5 mil vagas

Todos os 2 mil agentes da CET fiscalizam a Zona Azul. Dentre eles, 293 dedicam-se exclusivamente a esse serviço.

Existem mais de 3 mil pontos de vendas credenciados na cidade.

Em 2008, foram comercializados 37 milhões de talões de Zona Azul.
Em 2009, até julho haviam sido comercializados 25,9 milhões de talões.

Departamento de Imprensa - CET