A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dão início aos procedimentos para a criação da Zona Azul Vertical (ZAV) na cidade de São Paulo.
A primeira etapa é o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), um mecanismo pelo qual as empresas interessadas em participar de um determinado projeto propõem um modelo, fornecendo à Administração Pública estudos referentes ao objeto a ser contratado.
No PMI da Zona Azul Vertical, empresas e consórcios interessados devem apresentar propostas que auxiliem na modelagem da concessão e da exploração do serviço de estacionamento rotativo Zona Azul nas garagens públicas subterrâneas e/ou edifícios-garagem com especificações sobre:
a) A construção
b) A operação
c) A administração
d) A manutenção
Conteúdo dos projetos
Os interessados deverão apresentar projetos para todos os dez (10) lotes de áreas de estacionamento definidos pela CET. Os projetos deverão conter parâmetros para a modelagem:
- econômico-financeira
- jurídica
- cronograma de implantação
- estudos do tráfego na região afetada pelo empreendimento
- levantamentos de fluidez na região afetada pelo empreendimento
A CET irá analisar as propostas e a melhor será utilizada como termo de referência para confecção do futuro edital de licitação do sistema.
A CET optou pela adoção do PMI porque permite obter dados e informações técnicas para estruturar o projeto de concessão para a exploração da ZAV e para modernizar a exploração das vagas de Zona Azul existentes hoje com implantação de fiscalização automática.
Modernização do sistema
O projeto tem como objetivo:
- A modernização do sistema de estacionamento rotativo com a possibilidade de implantação de parquímetros, cobrança via celular, software de gerenciamento e automação do sistema. A tecnologia a ser implantada deverá ser definida no estudo.
- Construção de prédios garagem ou garagens subterrâneas com integração com o transporte público (terminais de ônibus e estações de Metrô e da CPTM).
- Liberação do viário no entorno e conseqüente aumento da fluidez do trânsito na região.
O objetivo da verticalização da Zona Azul é otimizar a utilização do sistema viário, conciliando a necessidade de vagas de estacionamento nas ruas com a fluidez do trânsito.
O projeto prevê a construção de 64 novas garagens, com até 400 vagas cada uma, localizadas em pontos estratégicos que permitam fácil integração com ônibus, metrô e trens. A implantação da ZAV vai fazer com que o número de vagas de Zona Azul aumente dos atuais 34.500 para 60 mil, além de permitir a redução gradativa das vagas ao longo das vias de grande fluxo de veículos.
As garagens serão exploradas pela iniciativa privada por um período de até 30 anos de concessão, e estarão localizadas nas regiões centrais da cidade e em áreas interligadas às atuais e futuras estações de metrô, trens e terminais de ônibus.
Além de incentivar o uso do transporte público, as novas garagens também vão promover a valorização do entorno ao atrair novos negócios, tais como comércios, terminais bancários, e correios, entre outros.
A CET vai garantir que não haverá vagas de Zona Azul ou de estacionamento livre nas vias públicas em um raio de 250 metros das novas garagens, o que permitirá o aumento da fluidez do trânsito nas regiões afetadas.
Pontos sugeridos
Na região central da cidade serão três garagens: uma junto ao Teatro Municipal, uma junto ao Páteo do Colégio e uma junto ao Mercado Municipal.
Detalhamento dos lotes e projeção de vagas
LOTES |
VAGAS ATUAIS | VAGAS PROJETADAS | CONSTRUÇÃO IMEDIATA | EXPANSÃO | TOTAL FINAL |
1 |
Pq. Ibirapuera – 1.445 + 547 somente aos finais de semana |
6.422 | 04 garagens | 3 garagens | 07 |
2 | Liberdade – 731 Vila Mariana – 1.222 Pedro de Toledo – 56 Praça da Árvore – 909 Conceição – 135 Castro Alves – 90 Cambuci – 310 TOTAL – 3.453 |
6.008 | 03 garagens | 3 garagens | 06 |
3 | Santa Ifigênia – 802 República – 1.274 Santa Cecília – 1.142 TOTAL – 3.218 |
5.599 | 04 garagens | 2 garagens | 06 |
4 | José Paulino – 1.058 Silva Telles – 911 Prates – 917Pari – 222 TOTAL – 3.108 |
5.408 | 03 garagens | 2 garagens | 05 |
5 | Brás – 1.147 Oriente – 1.076 Gasômetro – 298 Mooca – 654 Ipiranga – 270 TOTAL – 3.445 |
5.994 | 03 garagens | 3 garagens | 06 |
6 | Mercado – 147 25 de Março – 633 Florêncio de Abreu – 783 Bela Vista – 648 Tatuapé – 648 Vila Formosa – 348 Penha – 277 Itaquera – 177 TOTAL – 3.661 |
6.370 | 06 garagens | 3 garagens | 09 |
7 | Lapa – 1.039 Santana – 600 Perdizes – 342 Pompéia – 122 Praça Charles Miller – 568 Angélica – 1.245 TOTAL – 3.916 |
6.814 | 04 garagens | 3 garagens | 07 |
8 | Paraíso – 1.040 Tutóia – 94 Lorena – 709 Pamplona – 966 Augusta – 585 TOTAL – 3.394 |
5.906 | 03 garagens | 3 garagens | 06 |
9 | Itaim-Bibi – 1.379 Vila Olímpia – 919 Estados Unidos – 1.205 TOTAL – 3.503 |
6.095 | 04 garagens | 3 garagens | 07 |
10 | Pinheiros – 1.335 Faria Lima – 781 Cidade Jardim – 978 TOTAL – 3.094 |
5.384 | 03 garagens | 2 garagens | 05 |
TOTAL | 34.500 | 60.000 | 37 garagens | 27 garagens | 64 |
Zona Azul hoje
Atualmente são 34,5 mil vagas de Zona Azul. A Zona Azul está concentrada majoritariamente na área que compreende as ruas e avenidas internas ao chamado Mini Anel Viário onde a demanda de estacionamento é elevada. Porém, também existem vagas de Zona Azul em localidades mais distantes, junto a centros regionais, tais como Itaquera, Penha, Santana, Ipiranga, Brooklin e Santo Amaro.
- Final de 2004: 30,4 mil vagas
- Final de 2007: 33,6 mil vagas
- Final de 2008: 33,2 mil vagas
- Setembro de 2009: 34,5 mil vagas
Todos os 2 mil agentes da CET fiscalizam a Zona Azul. Dentre eles, 293 dedicam-se exclusivamente a esse serviço.
Existem mais de 3 mil pontos de vendas credenciados na cidade.
Em 2008, foram comercializados 37 milhões de talões de Zona Azul.
Em 2009, até julho haviam sido comercializados 25,9 milhões de talões.
Departamento de Imprensa - CET