Monotrilho: Transporte de alta tecnologia será implantado na região sul da cidade

Novo modo de transporte rápido vai ligar a região do Jardim Ângela ao Terminal Santo Amaro e a estações do Metrô, com rapidez e segurança

Prefeitura de São Paulo investe em uma grande virada no transporte de passageiros na capital. Estão sendo projetados 34 km de monotrilhos, nas áreas de maior necessidade da Zona Sul, atendendo a mais de 1,5 mi de passageiros, partindo em duas direções, uma ligando do novo terminal Jardim Ângela até o Largo 13, em Santo Amaro, e, posteriormente, até a Vila Olímpia próximo a estação Vila Olímpia da CPTM e outra, igualmente, partindo do Novo Terminal Jardim Ângela até a Vila Sônia, integrando com a linha 4 do Metrô, passando pelo Capão Redondo, também na zona sul.

O Monotrilho tem o objetivo de ampliar a capacidade do sistema municipal de transporte coletivo, garantindo segurança e conforto aos passageiros, sem sofrer interferências do trânsito. O novo meio de transporte é capaz de atender regiões com difícil relevo e alta densidade populacional, com implantação mais rápida do que o Metrô e com menor custo.

O Prefeito Gilberto Kassab e o Secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, visitaram a Ásia, entre os dias 09 e 20 de maio último, onde conheceram os diversos modelos de Monotrilho utilizados na Coréia e no Japão. "Algumas regiões da periferia de São Paulo requerem atenção especial, porque em muitas delas existem impedimentos para a implantação de Metrô e até mesmo de novas linhas de ônibus e novas vias. Nestes casos o Monotrilho é uma ótima opção" ressalta o secretário dos Transportes.

Posteriormente, a SMT enviou uma equipe técnica para as cidades de Tóquio e Hiroshima, no Japão; Kuala Lumpur, na Malásia e Mumbai na Índia, com o objetivo de aprofundar os estudos do monotrilho, conhecer e avaliar os sistemas existentes nas cidades, considerando a possibilidade de sua utilização na capital paulista. Foram visitadas empresas operadoras, fornecedores de equipamentos, obras em andamento e também os gestores de trânsito daquelas cidades.
 

Monotrilho
O Monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um trilho único, metálico ou de concreto (desenho anexo). Um monotrilho pode usar trens de quatro, seis ou oito vagões, de acordo com a demanda. Esses trens são mais leves e silenciosos que os do Metrô, e atingem velocidade de até 80 km/h.

É o único modelo de transporte no qual a via possui largura inferior a do veículo, o que além de exigir menos desapropriações contribui para sua melhor inserção na cidade. 

Cada trem do monotrilho que deverá ser implantado em São Paulo tem capacidade para circular com até 6 vagões, em intervalos de aproximadamente um minuto e meio, podendo transportar mais de 30 mil passageiros por hora. O sistema permitirá também uma completa integração com outros meios de transporte, aumentando e melhorando a mobilidade da população. Com estrutura leve, o Monotrilho gera pouco impacto urbano nas regiões atendidas, tanto do ponto de vista físico, quanto arquitetônico.

O Monotrilho é movido à energia elétrica, não polui o ar e é extremamente silencioso. Em caso de problemas na rede elétrica, seus dispositivos de segurança permitem levar os passageiros até a estação mais próxima.


Primeira fase
A Secretaria Municipal de Transportes está iniciando a primeira fase com o projeto básico de obras civis e sistemas, para definir em detalhes de engenharia, onde vai passar o monotrilho para elaborar a licitação das obras, dos sistemas e dos trens.

O primeiro trecho a ser construído começa no novo Terminal Multimodal do Jardim Ângela, que substituirá o terminal atual. O novo terminal terá capacidade para receber o Monotrilho e suas áreas para manobra além de todas as linhas de ônibus que servem a região. Ele será associado a novos empreendimentos e terá acesso ao Hospital M'Boi Mirim.

Este trecho terá 11 km de extensão e ligará o Jardim Ângela, no extremo sul da cidade, ao Terminal Santo Amaro, seguindo um traçado alternativo ao do atual corredor de ônibus da Estrada do M'Boi Mirim, que será mantido e requalificado.

Em seu percurso, o monotrilho se integrará com a linha 9 (Esmeralda) da CPTM, na Estação Socorro, e com a linha 5 (Lilás) do Metrô, na estação Santo Amaro (croqui anexo). A linha terá pontos a cada 900 metros e os trens vão circular com intervalos de aproximadamente 90 segundos. As estações de embarque contarão com um avançado processo de reurbanização e modernização da região, que pretendem incentivar o desenvolvimento sócio-econômico na área do entorno de toda obra.

Com recursos próprios, o que garante a entrega da primeira fase do Monotrilho ainda na atual gestão, a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Transportes, através da SPTrans, irão implantar a primeira etapa do monotrilho em 2012.

Utilização do monotrilho no mundo
Por sua capacidade no atendimento de demandas de média intensidade, o monotrilho tem sido usado como complemento de sistemas de metrô convencional, como por exemplo, no acesso a aeroportos.  Em Tóquio, no Japão, a ligação por monotrilho entre o aeroporto de Haneda e a estação de Hamamatsu Cho, na região central, transporta cerca de 200 mil passageiros/dia.  O monotrilho de Osaka, também no Japão, atende a 100 mil passageiros dia, em 28 km de linha. 

Mas desde a inauguração da tradicional linha de Seattle, a maior cidade do estado de Washington, nos EUA, o primeiro monotrilho urbano de nova geração em operação no mundo, vem aumentando seu uso como transporte urbano de massa. Em Seattle o monotrilho transporta 1 milhão e meio de passageiros por ano com segurança, conforto e qualidade no  serviço.

O monotrilho também está em operação em outras cidades do mundo como Kuala-Lumpur, na Malásia, e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.  A linha de Chongqing, na China, opera desde junho de 2005, mede 19 km com 18 estações e transporta atualmente cerca de 30 mil passageiros na hora de maior demanda, muito próximo da demanda estimada para São Paulo. Em Las Vegas, nos EUA, o sistema de monotrilho está sendo expandido e em Mumbai, na Índia, está em construção uma linha para grande demanda.

Coordenadoria de Comunicação - SMT