Projeto do monotrilho é premiado pelo Instituto de Engenharia de São Paulo

O Instituto de Engenharia promove hoje, dia 11 de dezembro, a cerimônia de entrega do prêmio anual aos Melhores Trabalhos Técnicos de 2009.
 
Nesta data, a São Paulo Transporte (SPTrans) vai ser homenageada e receberá o prêmio de Distinção pelo trabalho "Monotrilho Jardim Ângela/Santo Amaro", que foi apresentado aos engenheiros do Instituto no último dia 15 de outubro.
 
Na oportunidade os técnicos da empresa fizeram uma apresentação do projeto que introduz o novo sistema de média capacidade de transporte coletivo em São Paulo.
 
Ao fim de cada ano, o Instituto de Engenharia avalia diversos trabalhos técnicos e seleciona os de maior relevância sob os aspectos de concepção, inovação e impacto da obra.
 
"O monotrilho da zona sul foi escolhido por ser um projeto bem fundamentado com uma abordagem nova da organização e solução de problemas de mobilidade urbana", explica o vice-presidente de Atividades Técnicas do Instituto, engenheiro Marcelo Rozemberg. 
 
O Projeto

O projeto do monotrilho da zona sul prevê 34 km de monotrilhos, nas áreas de maior necessidade da zona sul, atendendo a mais de 1,5 milhão de passageiros, partindo em duas direções. Uma ligando o novo terminal Jardim Ângela ao Largo 13, em Santo Amaro, e, posteriormente, até a Vila Olímpia, próximo a estação Vila Olímpia da CPTM. A outra, partindo igualmente do Novo Terminal Jardim Ângela indo até a Vila Sônia, integrando com a Linha 4-Amarela do Metrô, e passando pelo Capão Redondo, também na zona sul.
 
O monotrilho tem o objetivo de ampliar a capacidade do sistema municipal de transporte coletivo, garantindo segurança e conforto aos passageiros, sem sofrer interferências do trânsito. O novo meio de transporte é capaz de atender regiões com difícil relevo e alta densidade populacional, com implantação mais rápida do que o Metrô e com menor custo. 
 
Monotrilho

O monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um trilho único, metálico ou de concreto. Um monotrilho pode usar trens de quatro, seis ou oito vagões, de acordo com a demanda. Esses trens são mais leves e silenciosos que os do Metrô, e atingem velocidade de até 80 km/h.
 
É o único modelo de transporte no qual a via possui largura inferior a do veículo, o que além de exigir menos desapropriações contribui para sua melhor inserção na cidade. 
 
Cada trem do monotrilho que deverá ser implantado em São Paulo tem capacidade para circular com até seis vagões, em intervalos de aproximadamente um minuto e meio, podendo transportar mais de 30 mil passageiros por hora. O sistema permitirá também uma completa integração com outros meios de transporte, aumentando e melhorando a mobilidade da população. Com estrutura leve, o monotrilho gera pouco impacto urbano nas regiões atendidas, tanto do ponto de vista físico, quanto arquitetônico.
 
O monotrilho é movido à energia elétrica, não polui o ar e é extremamente silencioso. Em caso de problemas na rede elétrica, seus dispositivos de segurança permitem levar os passageiros até a estação mais próxima.
 
 
Entrega do Prêmio Anual aos Melhores Trabalhos Técnicos
Comemoração ao Dia do Engenheiro

Data: 11/12/2009, a partir das 19h30
Local: Instituto de Engenharia - Avenida Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana
 
 
 
Assessoria de Comunicação Social - SPTrans