Sistema Municipal de Transporte recebe aprovação de 76% dos usuários

Nova pesquisa da ANTP mostra, ainda, que metade dos passageiros considera os ônibus excelentes ou bons

A mais recente pesquisa "Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo", realizada anualmente pela Agência Nacional dos Transportes Públicos, com apoio da São Paulo Transporte (SPTrans),  apontou que a avaliação dos ônibus municipais da capital subiu 10 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, o que corresponde a um aumento de 25%.

Somando-se os que consideram o sistema municipal de ônibus excelente, bom e razoável, chega-se a 76% dos entrevistados, sendo que metade classificou o serviço como excelente/bom.

Entre os usuários de microônibus, a avaliação é ainda melhor, 51% dos passageiros consultados classificaram o transporte realizado pelos permissionários como excelente/bom, um crescimento de 11 pontos percentuais em relação à pesquisa de 2008, que corresponde a um aumento de 27,5%.

Os ônibus que circulam nos corredores da cidade são os mais bem considerados pelos usuários, com aprovação de 58% dos entrevistados, que os avaliam como excelente/bom, um aumento de 5 pontos percentuais em relação à opinião registrada na pesquisa anterior.

Ao avaliar o transporte coletivo municipal por áreas da cidade, os usuários dos ônibus da Zona Oeste são os que demonstraram maior satisfação com o serviço: 59% de excelente/bom. Os usuários da Zona Norte (Casa Verde, Vila Nova Cachoeirinha e outros) estão em segundo lugar em termos de satisfação: 55% consideram o serviço dos ônibus como excelente/bom. Os passageiros do Centro e da Zona Noroeste (Pirituba, Jardim Britânia e outros) empataram: 53% dos entrevistados classificaram os ônibus dessas regiões como excelente/bom.

Já em relação aos microônibus, a área mais bem avaliada é a Zona Sudeste (Sacomã, Vila Prudente, Sacomã e outros), com 73% de aprovação dos passageiros, que consideram o serviço excelente/bom. Em seguida, vem a Zona Noroeste, com 64% de avaliação excelente/bom, e em terceiro lugar, estão empatadas a Zona Norte e a Zona Nordeste (Aricanduva, Penha, São Miguel e outros), que contam com 60% de excelente/bom no conceito dos entrevistados.

Os resultados da pesquisa da ANTP refletem os grandes esforços que têm sido realizados pela Secretaria Municipal de Transportes, em conjunto com a SPTrans e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para melhorar a qualidade dos transporte coletivo em São Paulo.

Entre as principais realizações estão:

  • Inauguração do Trecho 3 do Expresso Tiradentes, fazendo a interligação com o Metrô na Estação Vila Prudente. Passageiros beneficiados: 70 mil/dia.
  • Inauguração do Terminal Campo Limpo, com processo de racionalização das linhas desse corredor. Passageiros beneficiados: R$ 62 mil/dia.
  • Inauguração da Estação de Transferência Artur Alvim. Passageiros beneficiados: 43 mil/dia.
  • Renovação de 55% da frota por ônibus maiores, mais confortáveis e seguros 8.319 novos ônibus desde 2005. 816 novos ônibus em 2009.
  • Aumento da capacidade de transporte da frota: 5 mil novos lugares nos ônibus em 2009.
  • Aumento da frota de ônibus acessíveis. Em 2005, a cidade contava com 302 ônibus acessíveis. Hoje, a frota em circulação tem 3.904 ônibus acessíveis.
  • Todas as linhas têm ônibus acessíveis.
  • Desde janeiro de 2009, todos os novos ônibus que entram em circulação são acessíveis.
  • Obras de acessibilidade em 10 terminais de ônibus: Vila Prudente, João Dias, Aricanduva, Guarapiranga, Cidade Tiradentes, Casa Verde, Parelheiros, Varginha, Amaral Gurgel  e Princesa Isabel.
  • Obras de readequação da Parada da Avenida Rebouças com a Avenida Faria Lima. Ampliação do viário para os ônibus permitindo dobrar o número de coletivos que passa a cada abertura de semáforo. Passageiros beneficiados: 505 mil/dia.
  • Implantação de Programa da Redução de Acidentes em Corredores de Ônibus.
  • Sistema Olho Vivo que monitora a frota em tempo real e permite uma fiscalização mais rigorosa do cumprimento de partidas.
  • Lançamento do novo site da SPTrans, mais interativo e mais fácil de navegar.

A SPTrans continua trabalhando para que os 6,7 milhões de passageiros que utilizam diariamente o sistema municipal de transporte público se sintam cada vez mais satisfeitos com os serviços da empresa. Para 2010, já foi anunciado início do projeto do Monotrilho da Zona Sul, um novo modelo de transporte coletivo, mais confortável, mais seguro e mais rápido, que vai beneficiar os moradores da maior região da cidade.

Assessoria de Comunicação Social - SPTrans