Os investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) na expansão da estrutura de equipamentos eletrônicos de fiscalização trouxeram benefícios para o transporte público e para a segurança de motoristas e passageiros. Os dois enquadramentos cujo número de autuações mais cresceu em 2009 são ligados a esses dois aspectos.
Invadir a faixa exclusiva de ônibus gerou, no ano passado, a emissão de 192.745 autuações, quantidade 156% superior à registrada em 2008. Já o excesso de velocidade, provocou 1.538.294 multas ao longo do ano, o que representa um crescimento de mais de 70% em relação às autuações do mesmo enquadramento em 2008.
Infração |
2008 |
2009 |
Variação |
Invadir faixa exclusiva de ônibus |
75.194 |
192.745 |
156,33% |
Excesso de velocidade |
901.604 |
1.538.294 |
70,62% |
Ambas as infrações cujas autuações mais cresceram, são fiscalizadas basicamente por equipamentos eletrônicos. O aumento do número de radares, registradores e lombadas eletrônicas na cidade proporciona uma fiscalização eficiente e precisa, ao mesmo tempo em que libera os agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para dedicaram a maior parte de sua atenção à organização do trânsito, buscando garantir a segurança e a fluidez.
Essa mudança na autuação dos agentes de trânsito pode ser constatada ao analisar a origem das multas. Em dezembro de 2008, os agentes de trânsito foram responsáveis por 60,3% das autuações e os equipamentos eletrônicos por 21,9%. Um ano depois, com a instalação de 92 novos radares, a proporção mudou: os agentes emitiram 34,1% das autuações, enquanto os equipamentos eletrônicos registraram 53,4% .
Quantidade de autuações
Ao longo de 2009, foram aplicadas 6.254.256 multas de trânsito na cidade de São Paulo, quantidade 33,6% superior à de 2008.
Infrações mais autuadas
Os cinco tipos de infração mais autuados foram desrespeito ao rodízio municipal de placas, excesso de velocidade, estacionamento irregular, falar ao celular enquanto dirige e avançar o semáforo vermelho. Juntos, esses cinco enquadramentos responderam por 81% das multas aplicadas em 2009.
Fretados
Vale destacar que, em 2009, foram emitidas 34.931 autuações por desrespeito à regulamentação de transporte fretado, enquadramento que só passou a valer a partir de julho do ano passado.
Caminhões
Já em relação ao transporte de carga, foram registradas 188.970 autuações por circular em local e/ou horário não permitido. Em 2008, esse enquadramento gerou 63.555 autuações, porém, é preciso considera que ele só começou a vigorar a partir de julho daquele ano.
Quem multou
Das 6.254.256 autuações emitidas em 2009, 3.371.750 (53,91%) foram registradas por equipamentos eletrônicos, 2.195.236 (35,1%), foram assinaladas pelos agentes da CET e 687.270 (11%), por policiais militares. Essas proporções diferem bastante em relação ao 2008, quando os agentes ainda eram responsáveis pelo maior número de autuações.
|
2008 |
2009 |
Equipamentos |
40% |
54% |
Agentes CET |
44% |
35% |
PM |
16% |
11% |
Estrutura de fiscalização eletrônica
Atualmente, São Paulo conta com 452 equipamentos eletrônicos de fiscalização operando, conforme os tipos abaixo.
Fixos - 169
Fiscalizam excesso de velocidade, sendo 120 equipados com Leitor Automático de Placas, que permite a fiscalização de rodízio, regulamentação de caminhões e fretados
Móveis - 13
São deslocados por 151 pontos pré-estabelecidos da cidade. Fiscalizam excesso de velocidade e, quando instalados em corredor de ônibus, fiscalizam também invasão de faixa exclusiva de ônibus.
Lombadas eletrônicas - 108
Fiscalizam excesso de velocidade e mostram ao motorista a velocidade que ele está desenvolvendo, sendo 16 equipadas com Leitor Automático de Placas, que permite a fiscalização de rodízio, regulamentação de caminhões e fretados.
Radares de semáforos - 122
Fiscalizam ultrapassagem de semáforo vermelho e avanço sobre a faixa de pedestres
Radares de faixas de ônibus - 40
Fiscalizam a invasão de faixas exclusivas de ônibus
Departamento de Imprensa - CET