SMT regulamenta trânsito na Nova Marginal Tietê

Principais objetivos são espaço para o transporte público e segurança para todos os veículos

A partir da construção da pista central da Marginal Tietê, a Secretaria Municipal de Transporte (SMT) estabeleceu uma regulamentação de trânsito para garantir melhor qualidade de espaço para o transporte coletivo e também para proporcionar segurança aos usuários dessa importante via, que passa a contar com três pistas e onze faixas de rolamento.

Perfil da Marginal Tietê
Mais importante via de São Paulo
Extensão: 23,5 km em cada sentido
Acessos: a seis rodovias (Dutra/Ayrton Senna/Anhanguera/Bandeirantes/Fernão Dias/Castelo Branco)
Fluxo de veículos: 350 mil/ dia
Fluxo de caminhões: 70 mil/dia
Fluxo de motocicletas: 45 mil/dia
Faixa Preferencial de Ônibus

Devido à disponibilidade de mais faixas de rolamento, a SMT estabeleceu que a faixa mais à direita da Marginal Tietê, em toda a sua extensão e em ambos os sentidos, será destinada preferencialmente aos ônibus. Desse modo, ela só deverá ser utilizada pelos demais veículos no momento em que entram na Marginal Tietê ou que dela saem.

Por sua característica perimetral, a Marginal Tietê recebe um grande afluxo de coletivos, tanto os da rede municipal, como os intermunicipais, os rodoviários e os fretados. Nos trechos mais carregados, como entre a Via Dutra e a Ponte das Bandeiras, por exemplo, chegam a passar 250 ônibus por hora, considerando apenas os municipais e intermunicipais. As 54 linhas do sistema municipal e as 83 linhas do intermunicipal, cujos trajetos passam pela Marginal Tietê, transportam diariamente 370 mil passageiros.

Com a criação da Faixa Preferencial de Ônibus, a SMT vai garantir mais espaço para a circulação dos coletivos, que viajarão mais rapidamente e trarão mais conforto para os usuários das linhas que passam pela Marginal Tietê.

Regulamentação da circulação de motocicletas
Por ser a principal avenida da cidade, que concentra o maior volume de veículos, a Marginal Tietê também é a via que registra o maior número de acidentes e de mortes no trânsito.

No ano passado, os acidentes na Marginal Tietê deixaram 50 vítimas fatais. A segunda via mais perigosa de São Paulo é a Marginal Pinheiros, que em 2009 registrou 30 mortes causadas por acidentes de trânsito.

Ao analisar o perfil dos acidentes na Marginal Tietê, percebe-se que as motocicletas, apesar de serem apenas 13% do total de veículos que circulam nessa via, estão envolvidas em mais da metade dos acidentes fatais.

Acidentes Fatais na Marg Tietê 

 

 

Período

Total

Envolvendo motos

Part. das motos

dez/09

5

4

80%

2009

50

32

64%

2008

58

27

47%


E, conforme mostra a tabela acima, ao contrário do que ocorre com o total de acidentes fatais, que caiu de 2008 para 2009, o número de acidentes fatais envolvendo motocicletas na Marginal Tietê aumentou no mesmo período.

As observações feitas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicaram que grande parte desses acidentes ocorre quando os motociclistas estão trocando de faixa.

Para evitar que os motociclistas sejam obrigados a cruzar 11 faixas de rolamento, o que criaria uma seqüência de situações de risco, a SMT restringiu a circulação das motocicletas às pistas central e local. Desse modo, os motociclistas continuarão contando com as sete faixas que dispõem atualmente, ou seja, não haverá nenhuma perda de espaço, porém haverá um ganho grande em termos de segurança porque além de impedir o cruzamento de um número elevado de faixas, as motocicletas circularão somente em pistas cuja velocidade máxima permitida é de 70 km/h.

Com essa mudança, a CET prevê a diminuição de 40% na quantidade de acidentes graves envolvendo motocicletas na Marginal Tietê. Essa estimativa foi feita considerando que o volume de motocicletas nessa via deve continuar o mesmo, isto é, uma média de 45 mil por dia.

Regulamentação da velocidade
Também com o objetivo de reduzir o número de acidentes graves na Marginal Tietê, a SMT pediu que a CET avaliasse qual o limite de velocidade ideal para a pista central, que proporcionasse segurança e, ao mesmo tempo, não afetasse a fluidez do trânsito.

As simulações mostraram que o limite mais apropriado é o mesmo aplicado atualmente à pista local, ou seja, 70 km/h. Portanto, a SMT estabeleceu que esse teto seja obedecido em toda a extensão da nova pista central.

Além disso, a SMT decidiu também aplicar esse limite para os veículos pesados que circulam na pista expressa da Marginal Tietê, uma vez que vem ocorrendo um aumento de acidentes à noite envolvendo caminhões que trafegam em alta velocidade, justamente porque circulam nos horários em que as vias estão mais livres.

Para conter essa tendência, os veículos pesados não poderão circular a mais de 70 km/h em nenhuma das pistas da Marginal Tietê. Essa diminuição de 22% no limite de velocidade tem os seguintes efeitos: 

  • reduz o risco de ferimento em um acidente em 25%
  • reduz o risco de lesão severa em 35%
  • reduz o risco de fatalidade em 40%

Contribuição da SMT para a obra
A SMT espera que a regulamentação de trânsito colabore para que a Nova Marginal Tietê seja uma via mais espaçosa para os veículos e mais segura para motoristas e passageiros. Essa é a última etapa de um trabalho conjunto, realizado entre a SMT e a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), responsável pelas obras.

A SMT, por meio da CET, acompanhou o projeto da Nova Marginal desde o início trabalhando conjuntamente e fornecendo todas as informações necessárias sobre trânsito, além de assumir o desenvolvimento de algumas tarefas, tais como a elaboração de todos os projetos de sinalização, tanto horizontal quanto vertical.

Os projetos de sinalização da Nova Marginal Tietê prevêm a aplicação de 68,5 mil m² de pintura de solo e a instalação de 700 placas, sendo 550 de regulamentação e advertência, e 150 de orientação.

Os consórcios Desenvolvimento Rodoviário e Nova Tietê, que estão realizando a obra, avisaram que concluirão a execução da sinalização até o final da primeira quinzena de abril. Por isso, a nova regulamentação do trânsito na Marginal Tietê, estabelecida pela SMT, passa a valer a partir do dia 19 de abril.

Coordenadoria de Comunicação