CET lança Prêmio de Segurança no Trânsito


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) abre inscrições, de 17 a 22 de agosto, para o I Prêmio CET de Educação de Trânsito.  Para concorrer, os interessados deverão fazer suas inscrições das 09h00 às 16h00 na Avenida Marquês de São Vicente nº 2.154, na Barra Funda. Os trabalhos deverão ser entregues no ato da inscrição.

A premiação contempla as seguintes categorias: estudante, professor, terceira idade, condutor e empresa ou entidade. Para participar, os interessados deverão desenvolver trabalhos específicos aos temas das suas respectivas categorias, conforme detalhamento a seguir:

Categorias e Temas

Estudante


Podem participar nesta categoria alunos de escolas públicas ou privadas, que estudem ou residam na cidade de São Paulo.

· Alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e (6º ao 9º ano) podem se inscrever para concorrer ao prêmio com trabalhos enfocando o tema O que vejo no trânsito no meu trajeto casa/escola, apresentando uma história em quadrinhos em papel formato A4, posição retrato ou paisagem, com uma extensão de no máximo 02 (duas) folhas.

· Alunos do ensino médio podem concorrer ao prêmio com trabalhos referentes ao tema Pedestres em situações de risco, apresentando 01 (uma) fotografia, com legenda, no tamanho mínimo 10 x 15 cm e no máximo 20 x 30 cm, em papel fotográfico fosco ou brilhante.  Fotos digitais deverão ser produzidas com resolução igual ou superior a 2.0 megapixels.

· Universitários têm como tema O Trânsito no meu cotidiano e podem participar do concurso em uma das três modalidades:
• Filme: que tenha entre 30 segundos e 3 minutos, gravado em CD ou DVD no formato mpeg ou wma;
• Jingle: com duração mínima de 15 segundos e no máximo de 30 segundos, gravado em CD no formato wav, wma ou mp3 e com a letra da música impressa. A autoria poderá ser individual ou coletiva, com limite máximo de 03 (três) autores;
• Crônica: com no máximo 2 laudas (folha A4), espaço de entrelinhas 1,5, na fonte Arial - tamanho 12.

Terceira Idade

Aberto a moradores da cidade de São Paulo que tenham 60 (sessenta) anos ou mais.

· O tema para essa categoria é História do trânsito na sua infância e deve ser apresentado em no máximo 2 laudas (folha A4), espaço de entrelinhas 1,5, na fonte Arial - tamanho 12.

Professor

Podem participar professores da rede pública ou particular do município de São Paulo.

· Nesta categoria, para concorrer, é necessário apresentar um projeto voltado à educação para o trânsito* que tenha sido desenvolvido e aplicado no ano de 2007 e/ou 2008.

Empresa ou Entidade

Podem concorrer empresas ou entidades sediadas no município de São Paulo.

· A inscrição nesta categoria requer um projeto de segurança e qualidade de vida no trânsito(*) que tenha sido desenvolvido e implantado no ano de 2007 e/ou 2008 para os empregados e/ou voltados para a comunidade local.

(*) Os projetos das categorias Professor e Empresa ou Entidade deverão ser digitados em um único lado da folha de papel formato A4, utilizando fonte Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, contendo: justificativa, objetivos (quantificados em metas, produtos e resultados esperados), metodologia/estratégia de ação e podem conter complementos como fotos, vídeos e outros.

Condutor residente no município de São Paulo

Podem concorrer com o tema Um trânsito melhor apresentando uma idéia de adesivo (desenho, frase ou ambos), nos tamanhos 8 x 20 cm ou 12 x 12 cm.

Podem participar nesta categoria:

· Motociclistas que possuam CONDUMOTO, dentro do prazo de validade.

· Taxistas que possuam CONDUTAX, dentro do prazo de validade.

· Motoristas de transporte de passageiros que possuam CNH categoria D ou E, dentro do prazo de validade.

· Motoristas de transporte de cargas que possuam CNH categoria C, D ou E, dentro do prazo de validade.

· Condutores que possuam CNH categoria A, B, C, D ou E, cuja CNH esteja dentro do prazo de validade.

Profissional com atuação técnica na área de Trânsito/Transporte que residam ou atuem na cidade de São Paulo

Podem concorrer nesta categoria profissionais com atuação técnica na área de trânsito/transporte que atuem como autônomos ou empregados e que apresentem artigo técnico que tenha no máximo 5 laudas (folha A4), espaço de entrelinhas 1,5, na fonte Arial em tamanho 12 com o tema Pensando em um trânsito melhor.

Prêmios

Para cada uma das categorias, os três primeiros colocados receberão prêmios como microcomputadores, impressoras multifuncionais, micro systems, aparelhos de DVD ou máquinas fotográficas.

Para a categoria estudante, nas subcategorias Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), os prêmios oferecidos para os ganhadores de cada subcategoria são os seguintes:

1º prêmio – Microcomputador
2º prêmio – Micro System
3º prêmio – Aparelho de DVD

Já para estudantes de Ensino Médio e de Ensino Superior (tanto para os trabalhos de filme, jingle ou crônica), como também para a Categoria Condutor – Motociclista, Taxista, Motorista de transporte de passageiros, Motorista de transporte de cargas, Condutor habilitado nas categorias A, B, C, D e E, os prêmios entregues para cada subcategoria são os seguintes:

1º prêmio – Microcomputador
2º prêmio – Impressora Multifuncional
3º prêmio – Micro System

Para as categorias Terceira Idade, Empresa/Entidade, Profissional da área de Trânsito/ Transporte os prêmios entregues aos vencedores de cada categoria serão:

1º prêmio – Microcomputador
2º prêmio – Aparelho de DVD
3º prêmio – Micro System

Na categoria Professor, os ganhadores receberão:

1º prêmio – Microcomputador
2º prêmio – Impressora Multifuncional
3º prêmio – Máquina Fotográfica

Todos os inscritos receberão certificados de participação no concurso. Todos os vencedores receberão, além do prêmio, um certificado com a classificação alcançada. O prêmio é intransferível e inegociável, será entregue em data a ser anunciada e terá validade para retirada até o dia 31de dezembro de 2009. Em caso de renúncia à premiação, a CET irá deliberar sobre a sua destinação, na ocorrência de falecimento do autor, o prêmio poderá ser concedido “in memorian” a um procurador legalmente constituído.

Documentos para inscrição


No momento da inscrição os interessados devem estar munidos do RG e CPF para preenchimento da ficha de identificação e, de acordo com a categoria, apresentar o documento relacionado a seguir:

· Estudante – comprovante de residência e de escolaridade.

· Terceira Idade – comprovante de residência no município de São Paulo

· Professor - declaração (com papel timbrado) do estabelecimento de ensino (situado no município de São Paulo) onde exerce a função de professor.

· Empresa / Entidade – comprovante de endereço na cidade de São Paulo em nome da Empresa ou Entidade participante.

· Condutor (todos dentro do prazo de validade) – Carteira Nacional de Habilitação  e CONDUMOTO (para os motofretistas) ou CONDUTAX (para os taxistas); Carteira Nacional de Habilitação categoria D ou E para os motoristas de transporte de passageiros; Carteira Nacional de Habilitação categoria C, D ou E para os motoristas de transporte de cargas; Carteira Nacional de Habilitação para os condutores habilitados nas categorias A, B, C D e E.

· Profissionais com atuação técnica na área de trânsito / transporte – comprovante de residência e de vínculo empregatício (Carteira profissional, declaração do empregador ou CCM).

O autor menor de 18 (dezoito) anos de idade será assistido por seu responsável (pai, mãe ou representante legal), por meio de procuração e apresentação de cópia do RG e CPF. Os documentos deverão ser entregues em cópia simples, acompanhada do original para verificação.

Avaliação e Comissão Julgadora

Os critérios usados para a avaliação variam conforme as diversas categorias, mas envolvem basicamente adequação ao tema, criatividade, originalidade, qualidade técnica, aplicabilidade, adequação ao público alvo, comunicabilidade e fundamentação teórica.

Para cada categoria, a CET designará uma comissão julgadora composta com no mínimo três e no máximo cinco especialistas para analisar os trabalhos, sendo que estes passarão por uma pré-seleção realizada pela equipe de coordenação do concurso, excluindo-se os trabalhos que não atenderem aos critérios divulgados no edital e separando-os conforme a categoria.

O resultado do julgamento e os nomes dos ganhadores serão divulgados no Diário Oficial e nos sites da CET e da Prefeitura Municipal de São Paulo no dia 02 de setembro de 2009. Os vencedores serão informados dos resultados por contatos telefônicos, e-mail ou fax, após a divulgação.

As informações e dúvidas relacionadas com este concurso e seu regulamento podem ser esclarecidas através do e-mail: premiocet@cetsp.com.br.

Restrições e Desclassificações

· Será vedada a participação no concurso de qualquer membro da Comissão Julgadora, de funcionários da Secretaria Municipal dos Transportes, da CET e de seus parentes em até 3º grau.

· Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

· Cada participante poderá concorrer em uma única categoria e os trabalhos inscritos poderão concorrer somente em uma categoria.

Serão desclassificados trabalhos que não atendam às exigências descritas neste regulamento.
Os trabalhos que tiverem qualquer tipo de identificação serão desclassificados.


(Texto: Departamento de Imprensa da CET )