Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) entende importante esclarecer alguns equívocos constantes em reportagem publicada hoje, sob o título "Prefeitura proibirá estacionar em ruas do centro expandido”, no jornal Folha de S. Paulo.

Diferentemente do que a matéria informa ao leitor, em momento algum o Secretário Municipal de Transportes e de Serviços mencionou restrição total no Centro Expandido e a construção de 400 garagens.

Em entrevista na qual foram discutidos vários aspectos de trânsito, transporte, limpeza pública e iluminação, o Secretário apontou diversos projetos e programas sobre segurança e fluidez para o trânsito de São Paulo, entre eles o projeto denominado "Zona Azul Vertical".

Em relação a esse assunto, o Secretário informou que está em fase final de análise a escolha do projeto vencedor da licitação lançada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), relacionada à construção de 60 novas garagens com aproximadamente 400 vagas cada uma, e da modernização do sistema de cobrança e fiscalização da Zona Azul. Igualmente, foi informado, que, em um raio de 200 a 300 metros das novas garagens não haverá vagas de Zona Azul nas ruas.

Além das novas garagens, o Secretário informou que dará sequência à "política de estacionamentos" iniciada em junho de 2008, onde, principalmente no Centro Expandido, tornou-se possível a extinção de vagas gratuitas de um dos lados da rua e instituição de Zona Azul do outro lado, em função da maior rotatividade.

Quanto à regulamentação das motocicletas, o Secretário expôs a importância de diminuir o número de acidentes fatais envolvendo os motociclistas e confirmou que haverá restrição na pista expressa da Marginal Tietê , permanecendo a possibilidade de trafegar pelas pistas centrais e locais (em um total de 7 faixas).

Já em relação à Avenida 23 de Maio, foi informado que após a inauguração da Motofaixa Vergueiro-Liberdade, haverá um prazo de 90 dias de adaptação e, somente então, a proibição de tráfego de motocicletas.

No tocante a Radial Leste e a Marginal Pinheiros, foi colocado que a SMT está estudando uma solução para o grande volume de motocicletas e de acidentes, cogitando -se até, a construção de motofaixas ou motovia. Enquanto, porém, não for encontrada uma solução, diferentemente do que o texto principal da matéria afirma, não haverá nenhuma restrição na Radial Leste e na Marginal Pinheiros.
 

Coordenadoria de Comunicação