SMT entrega Motofaixa da Vergueiro para circulação

Traçado da Motofaixa

Com extensão de 3,5 km em cada sentido (7 km no total), a faixa exclusiva para motocicletas liga a Zona Sul, a partir do cruzamento da Avenida Professor Noé de Azevedo com a Avenida Lins de Vasconcelos, continuando pela Rua Vergueiro e Avenida Liberdade até chegar à Praça da Sé, no Centro da cidade. 

A nova Motofaixa foi construída com o objetivo de servir como eixo Centro/Sul para o grande volume de motocicletas que fazem esse percurso pela Avenida 23 de Maio.

Atualmente, trafegam na Avenida 23 de Maio cerca de 1.300 motocicletas em cada um dos horários de pico, o que faz dela um corredor perigoso para os motociclistas, em termos de acidentes de trânsito. Em 2009, ocorreram 22,5 acidentes por km, envolvendo motocicletas, na Avenida 23 de Maio. Esse número só perde para a Marginal Tietê, onde, no ano passado, aconteceram 24,3 acidentes por km.

Para reduzir o número de acidentes com motocicletas na cidade, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) determinou a construção da Motofaixa da Vergueiro, nos mesmos moldes da Motofaixa da Avenida Sumaré, que é uma experiência extremamente bem sucedida e que conta com a aprovação de motociclistas e motoristas.

Após um período de adaptação de aproximadamente 90 dias, será proibida a circulação de motocicletas na Avenida 23 de Maio, no trecho entre o antigo prédio do Detran e a Praça das Bandeiras. Essa mudança foi discutida com representantes dos motofretistas e das empresas de motofrete, contando com o apoio do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas do Estado de São Paulo (SINDIMOTOSP) e do Sindicato das Empresas de Distribuição de Entregas Rápidas do Estado de São Paulo (SEDERSP).

A restrição à circulação na Avenida 23 de Maio é mais um passo na política de segurança adotada pela SMT, que conseguiu, pela primeira vez, reverter a tendência histórica de aumento de mortes de motociclistas no trânsito. No ano de 2009, apesar da entrada em circulação de 67 mil novas motocicletas na cidade, foi registrada uma queda de 10% na quantidade de vítimas fatais de acidentes de trânsito entre os motociclistas, o que representa 50 vidas poupadas. Com as novas medidas, a SMT espera manter e acentuar a tendência de queda.

Características da Motofaixa

A Motofaixa do Eixo Vergueiro/Liberdade foi construída com o apoio da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras e da Subprefeitura da Vila Mariana. Ela ocupa a faixa da esquerda, junto ao canteiro central, tem 2 metros de largura, de modo a permitir ultrapassagens, e conta com sinalização de acordo com os padrões de marcas e cores indicados no Código de Trânsito Brasileiro.

Para orientar os motociclistas, foram instaladas placas indicativas da nova Motofaixa ao longo de todo o Eixo Sul (Av. Moreira Guimarães, Av. Ascendino Reis, Rua Sena Madureira, R. Noé de Azevedo, Av. Domingos de Morais e Av. Ibirapuera.) e todo o Eixo Norte (Av. 23 de Maio,R. Sto. Amaro, R. Maria Paula, Vd. Dona Paulina e Av. Liberdade).

Também foram instalados 14 novos conjuntos semafóricos, em 7 cruzamentos, 2.100 m² de pintura de solo, 550 metros de gradil e 387 placas. 

Segurança

Para aumentar a segurança na via, toda a sinalização horizontal foi reforçada de modo a chamar mais a atenção de motoristas e motociclistas, e as travessias de pedestres foram reformuladas para conferir maior segurança aos transeuntes.

Nos primeiros dias de operação da Motofaixa, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai destacar 50 agentes para atuarem ao longo do Eixo Vergueiro/Liberdade, com o intuito de orientar motociclistas, pedestres e motoristas, de modo a organizar o trânsito e garantir a segurança de todos. Também haverá 52 orientadores do programa Travessia Segura nos cruzamentos da Motofaixa.

Alterações de trânsito

Para viabilizar a Motofaixa foram suprimidas as conversões à esquerda nos seguintes cruzamentos:

  • Tanto do sentido bairro/centro como do sentido centro/bairro junto à Praça Dr. Teodoro de Carvalho com implantação de contorno de quadra pela . D. Júlia e R. Vergueiro.
  • No sentido bairro/centro junto à R. Joaquim Távora com implantação de contorno de quadra pela R. Carlos Petit, Manuel de Paiva e R. Joaquim Távora.
  • No sentido bairro/centro junto à R. Machado de Assis.
  • No sentido bairro/centro junto à R. Dr. Nicolau de Souza Quieroz com implantação de contorno de quadra pela R. Jardim Ivone e R. Nicolau de Souza Queiroz.
  • No sentido bairro/centro junto ao Vd. Beneficência Portuguesa.

Alterações de estacionamento e de táxi

Para garantir o espaço necessário ao fluxo dos veículos e das motocicletas, foi necessário restringir o estacionamento em algumas vias, eliminar vagas de Zona Azul e deslocar pontos de táxi.

Foram implantadas restrições de estacionamento em trechos da Rua Joaquim Távora, da Rua Jardim Ivone, da Rua Nicolau de Souza Queirós, da Rua Correia Dias, da Rua Apeninos e da Rua Vergueiro.

Ao longo da Rua Vergueiro e da Avenida Liberdade foram eliminadas vagas de Zona Azul e remanejados oito pontos de táxi.

Bolsões de estacionamento para motos

Em complemento à implantação da Motofaixa, foram criadas 432 vagas para motos por meio da implantação de 17 novos bolsões de motos na região central nos seguintes locais:

  1. R. da Glória alt. nº69
  2. Av. Liberdade alt. nº 118
  3. R. Conselheiro Furtado alt. nº 32
  4. R. do Carmo
  5. Av. da Liberdade alt. nº 104
  6. R. Formosa
  7. R. Silveira Martins
  8. R. Irmã Simpliciana
  9. R. Álvaro de Carvalho
  10. R. Venceslau Brás alt. nº 141
  11. R. Tabatinguera
  12. R. Major Quedinho alt. nº 112
  13. R. João Adolfo, 115
  14. R. Genebra
  15. R. José Bonifácio,405
  16. Francisca Miquelina
  17. Pç. Carlos Gomes

Coordenadoria de Comunicação