CET instala sinalização de segurança em cruzamentos perigosos do Jabaquara

As mudanças incluem a instalação de faixas de travessia e a reprogramação de semáforos com tempo exclusivo para pedestres

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou um conjunto de sinalização para melhorar as condições de segurança dos pedestres na Avenida Jabaquara e no trecho da Rua Domingos de Morais, entre as ruas Sena Madureira e  Luis Góis.

Além de contar com grande número de pedestres, esses corredores também recebem um volume significativo de idosos, por causa da concentração de farmácias populares, especialmente no trecho da Avenida Jabaquara, entre as ruas Pereira Estéfano e Miguel Estéfano, no entorno da estação Saúde do Metrô.

Devido à distância de 160 metros entre os semáforos desses dois cruzamentos e à prática das pessoas realizarem pesquisas de preços nas farmácias localizadas nos dois lados da avenida, os pedestres realizam travessias constantes em locais inadequados, colocando-se em situações de risco. Assim, foi implantada uma faixa de travessia semaforizada defronte à estação Saúde, entre os dois cruzamentos, para atender a essa demanda.

Junto à travessa Ronaldo Rossi, também na Avenida Jabaquara, foi implantada nova faixa de travessia semaforizada para atender ao movimento gerado pela concentração de estabelecimentos de comércio e de serviços bancários. 

Foi ainda implantada outra travessia semaforizada defronte à Estação São Judas e mais uma nas suas proximidades, junto à Rua Professor Aprígio Gonzaga, facilitando a travessia para os usuários do Metrô.

Além dessas novas faixas, os semáforos da Avenida Jabaquara e do trecho da Rua Domingos de Morais, entre as ruas Sena Madureira e Luis Góis, foram reprogramados de modo a permitir que os pedestres realizem a travessia integral em todos os cruzamentos da avenida, eliminando as travessias que eram realizadas em duas etapas, o que gerava uma situação de risco.



Departamento de Imprensa da CET