Há um ano, no dia 30 de junho de 2008, a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Transportes tomaram a decisão ousada de ampliar de 25 para 100 km² a Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e aumentar as proibições, intensificando a fiscalização. O objetivo foi organizar a carga e descarga na cidade, retirando os caminhões das vias durante o dia para aumentar o espaço para a circulação, principalmente para os ônibus e também para todos os demais veículos.
Após um ano da ampliação da ZMRC, a sociedade constatou que foi uma decisão acertada, que diminuiu o volume de caminhões durante o dia, que reduziu os congestionamentos e que melhorou a qualidade do ar na cidade.
Principais resultados
Redução de até 62% do volume de caminhões na cidade toda
Redução de até 32% da lentidão no trânsito ao longo do dia
Aumento da velocidade de até 55% nos corredores de ônibus
REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE CAMINHÕES NAS RUAS
Medições realizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego indicaram a queda no número de caminhões circulando pela cidade durante o dia. O efeito das restrições se fez sentir tanto dentro como fora da ZMRC, como se pode ver no gráfico abaixo.
Contagem da presença de caminhões nas ruas durante o dia
Redução da presença de caminhões dentro da ZMRC: 62%
Redução da presença de caminhões fora da ZMRC: 18%
Redução da presença de caminhões dentro e fora da ZMRC: 28%
Entre os caminhões, os de 4 eixos ou mais são aqueles que apresentaram maior redução, a presença deles dentro da ZMRC caiu em 81% .
REDUÇÃO DA LENTIDÃO EM TODA A CIDADE
Na cidade como um todo, o momento de maior ganho da fluidez foi também às 10h30, , quando a extensão média da lentidão caiu 36%.
Lentidão Média (km) - Toda a Cidade
Considerando as diferentes faixas de horário, a queda na lentidão variou de 14% a 29%.
Redução da lentidão no horário de pico da manhã (7 às 10): 24%
Redução da lentidão no horário de entre pico (10 às 17): 29%
Redução da lentidão no horário de pico da tarde(17 às 20): 14%
O efeito, em toda a cidade, da restrição aos caminhões foi uma redução da lentidão média em 22% ao longo do dia.
REDUÇÃO DA LENTIDÃO DENTRO DA ZMRC
O horário que mais se beneficiou da restrição aos caminhões, dentro da ZMRC, foi 10h30, quando a extensão média da lentidão caiu 36%.
Lentidão Média (km) - ZMRC
Considerando as diferentes faixas de horário, a queda na lentidão variou de 9% a 25%.
Redução da lentidão no horário de pico da manhã (7 às 10): 11%
Redução da lentidão no horário de entre pico (10 às 17): 25%
Redução da lentidão no horário de pico da tarde(17 às 20): 9%
Dentro da ZMRC, a restrição aos caminhões provocou uma redução média da lentidão de 16% ao longo do dia.
REDUÇÃO DA LENTIDÃO FORA DA ZMRC
Fora da ZMRC, o impacto da restrição aos caminhões foi ainda mais significativo. Às 10h30, a extensão média da lentidão caiu 43%.
O benefício fora da ZMRC foi maior porque se trata de uma área mais extensa, onde a concentração de veículos não é tão grande quanto na região central da cidade.
Lentidão Média (km) - Fora da ZMRC
Considerando as diferentes faixas de horário, a queda na lentidão variou de 18% a 32%.
Redução da lentidão no horário de pico da manhã (7 às 10): 29%
Redução da lentidão no horário de entre pico (10 às 17): 32%
Redução da lentidão no horário de pico da tarde(17 às 20): 18%
Após a implantação da restrição aos caminhões, a lentidão média fora da ZMRC caiu 26% ao longo de todo o dia.
VELOCIDADE NOS CORREDORES DE ÔNIBUS
A restrição aos caminhões também trouxe grande benefícios para os usuários do transporte público. Em quase todos os corredores que a cortam a ZMRC, a velocidade média dos coletivos aumentou, quando comparado maio de 2008 com 2009.
CORREDOR Bairro-Centro Centro-Bairro
PIRITUBA - LAPA - CENTRO 23,92% 9,14%
INAJAR - RIO BRANCO - CENTRO 11,18% 38,23%
CAMPO LIMPO - REBOUÇAS -
CENTRO 1,09% 41,09%
SANTO AMARO - NOVE DE JULHO -
CENTRO 21,14% 41,20%
VEREADOR JOSÉ DINIZ -
IBIRAPUERA - SANTA CRUZ -14,06% 29,58%
BRIGADEIRO 19,99% 21,91%
PAULISTA -16,71% 3,17%
WASHINGTON LUIS - VINTE E
TRES DE MAIO 29,35% 21,81%
AV FARIA LIMA 55,32% 11,21%
MÉDIA 14,58% 24,15%
O corredor que mais ganhou em fluidez foi o da Avenida Faria Lima, no sentido Bairro-Centro, com aumento de mais de 55% na velocidade desenvolvida pelos ônibus. A Avenida Paulista, pelo contrário, registrou queda na velocidade média, problema que deverá ser sanado com a regulamentação do transporte de passageiros fretado.
VELOCIDADE NOS CORREDORES MAIS PROBLEMÁTICOS
Nos corredores com trânsito mais carregado (vide relação ao final do texto), também foi registrado um aumento de velocidade nos primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme mostra a tabela abaixo.
Velocidade (km/h)
2008 2009 Var 08/09
Janeiro 32 36 12,0%
Fevereiro 25 30 20,0%
Março 25 25 0,0%
Abril 25 26 4,0%
Maio 30 25 -16,7%
Média 27,4 28,4 3,6%
A velocidade média, medida nos corredores entre 8h e 8h30 e 18h e 18h30, apresentou melhoria em janeiro, fevereiro e abril, quando comparada aos valores de 2008, permanecendo estável em março e registrando queda em maio, que foi um mês atípico. Em janeiro, a Cidade de São Paulo obteve uma melhoria de 12% na velocidade, em fevereiro, a melhora foi de 20%, estabilizando-se em março, voltando a melhorar em 4% em abril. Somente em maio, houve uma diminuição em 16,7%.
Relação dos corredores com velocidade monitorada
1 Vinte e Três de Maio
2 Nove de Julho
3 Maria Paula
4 Aricanduva
5 Bandeirantes
6 Consolação
7 Dr. Arnaldo
8 Ibirapuera
9 Prof. Abraão de Moraes
10 Juscelino Kubitschek
11 João Dias
12 Rebouças
13 Luis Ignácio de Anhaia Melo
14 Ligação Leste-Oeste (Trecho Liberdade)
15 Consolação
16 Marg. Tietê
17 Rubem Berta
18 Marg. Pinheiros
19 Vinte e Três de Maio
20 Paulista
21 Radial Leste
22 Alcântara Machado
23 Ligação Leste-Oeste (Trecho Rangel Pestana)
24 Rubem Berta
25 Radial Leste
26 Tiradentes