Expresso Tiradentes completa dois anos em operação

O Expresso Tiradentes completa em 8 de março dois anos em operação chegando à marca de 22 milhões de passageiros transportados. A via exclusiva que em sua inauguração, em 2007, transportava cerca de 29 mil pessoas hoje é utilizado por uma média de 51 mil usuários.

"As pessoas estão aprendendo a facilidade que o Expresso traz. Aqui não tem semáforo, nem motoqueiro, nem pedestre. Quando acontece algum incidente faz-se a baldeação com toda segurança. Isso aqui é transporte de primeiro mundo", declarou o técnico da SPTrans, José Roberto de Oliveira. Ele trabalha no corredor desde o início de sua operação e diz que os usuários costumam elogiar muito principalmente a agilidade  do serviço.

O torneiro mecânico Gentil Ribeiro é um desses  frequentes usuários. Ele utiliza o corredor para ir para casa, próximo ao bairro do Sacomã, e diz não ter nada a reclamar. "O Expresso Tiradentes é a melhor coisa que há aqui em matéria de transportes. A gente levava uma hora para vir do Sacomã até o centro e agora levamos 15 minutos. A limpeza, o tratamento, tudo é ótimo", conta.

O balconista Sebastião Batista da Silva utiliza o corredor há dois meses para ir a seu trabalho no Ipiranga e também ressalta a importância da obra em sua vida. "Até meu serviço no Ipiranga, se eu viesse de ônibus  fora do corredor gastaria 40 minutos, agora eu  faço a viagem em 10 minutos. Para mim está perfeito, só falta fazer a linha até Cidade Tiradentes", disse.

Os benefícios que o corredor trouxe não se restringem somente aos usuários. O alfaiate Décio de Barasdini trabalha em frente ao Terminal Sacomã e declara que a construção do Expresso beneficiou o comércio. "Está atraindo pessoas novas para região. Ainda não vi retorno porque o comércio está ruim, mas acredito que pelo número de pessoas que circulam por aí, na hora em que  esta crise passar e o poder aquisitivo estiver um pouco mais estabilizado isso vai mudar", afirmou.

Referência no transporte público

Um dos diferenciais do Expresso Tiradentes é a rapidez. O corredor segregado evita os congestionamentos ocasionados por excesso de veículos ou cruzamentos demorados, além dos estrangulamentos  de trânsito causados por pontes e viadutos .

A via exclusiva funciona das 4h à 0h05, possui atualmente 8,5 quilômetros de extensão, cinco estações, e dois terminais. Entre as estações, uma faz integração com o Metrô Pq. Dom Pedro II (linha 3 - Vermelha) e outra com a estação Ipiranga da CPTM (linha 10 - Turquesa). Nos terminais Mercado, no centro, e Sacomã, na zona sul, os usuários têm acesso a linhas municipais e metropolitanas. Tanto as estações quanto os terminais possuem bicicletário.

A velocidade média dos coletivos que  trafegam no Expresso Tiradentes é de 36,9 km/h e a máxima é de 50 km/h, fazendo com que o tempo percorrido do centro ao Sacomã caia de 50 minutos - pela via normal - para 14 minutos no trecho elevado.

O projeto final prevê que ele chegue até o bairro de Cidade Tiradentes, na zona leste, quando terá 32 km de extensão  e atenderá a 400 mil passageiros todos os dias.

Monitoramento, manutenção e acessibilidade

Durante 24 horas no CCE (Centro de Controle do Expresso), localizado no Terminal Mercado, os 22 funcionários da Socicam - empresa responsável pela administração dos terminais da SPTrans - monitoram o corredor. Através de oito telas e 107 câmeras são controlados os elevadores de acesso às estações, bloqueios, bilheterias e rampas.

As partidas dos coletivos, que chegam a  cada dois minutos no horário de pico e quatro nos demais horários, podem ser acompanhadas através dos 12 PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis) espalhados pelas estações e terminais. Isso é possível em razão do SIM (Sistema Integrado de Monitoramento) por meio do qual os 21  veículos do sistema são acompanhados através do GPS.

Os 100 funcionários da segurança e os 15 da limpeza são responsáveis por manter a estrutura do local impecável verificando os itens de segurança, condições da pista e dos ônibus e equipamentos do Centro de  Controle.

Segundo Valdeci Lino da Silva, analista em transporte da SPTrans, a preocupação com o passageiro especial foi um   dos pontos  relevantes  na elaboração da estrutura do corredor  Expresso Tiradentes . "Para auxiliar o passageiro especial todos os sanitários e os veículos do sistema são adaptados; temos piso condutátil para ajudar as pessoas com deficiência visual, rampas elevatórias próximas às escadas de cada estação, plataformas com guias rebaixadas, guias de acesso nas plataformas e passarelas, 16 escadas rolantes e 22 elevadores", declarou . 

(Texto: Suellen Miranda)