Transporte Escolar: segurança em primeiro lugar

 

Na volta às aulas, além das preocupações com matrícula, material e uniforme, os pais de crianças e adolescentes devem ter cuidado com outro quesito muito importante: a segurança no transporte. Antes da contratação do transporte escolar é preciso verificar com atenção as condições de cadastro do condutor e do veículo.

A Secretaria Municipal de Transportes, por meio do Departamento de Transportes Públicos (DTP), mantém o cadastro de condutores e veículos que prestam o serviço em São Paulo. O objetivo básico do cadastramento no DTP é zelar pela segurança das crianças transportadas.

Os veículos de transporte escolar cadastrados na capital paulista são inspecionados três vezes ao ano, sendo que uma delas é para a renovação do Certificado de Registro Municipal, respeitando sua data de validade, conforme a legislação da cidade. Todos os veículos são verificados visualmente, levando-se em consideração itens diretamente ligados à segurança e estrutura do automóvel.

São inspecionados também todo o sistema elétrico, equipamentos obrigatórios (como extintor e cinto segurança), carroceria  interna e externa, padronização visual, lay-out de identificação, sistemas de direção, suspensão, chassi, pneus, freios, tanque de combustível e tração.

Visando garantir a confiabilidade do serviço, motoristas e veículos precisam de autorizações específicas.  Na capital são 17.653 motoristas habilitados e 8.438 veículos liberados para circular pela cidade com os alunos.

Fiscalização

As blitz são realizadas rotineiramente nas escolas ou através de reclamações. Para saber se um condutor e o veículo estão autorizados a operar é necessário coletar seus respectivos dados e acessar a página da Secretaria de Transportes ou ligar para o telefone 2692-3302/2291-5416/2692-4094 (24 horas em São Paulo).

 

Assessoria de Comunicação Social – SPTrans