A Prefeitura de São Paulo promove nesta segunda-feira (02/12), a partir das 13h, uma ação para conscientização dos motoristas que trafegam em grandes vias da capital.
A iniciativa integra o movimento de conscientização sobre segurança viária lançado pela administração municipal na última sexta-feira (29/11) e contará com grupos de 10 pessoas empunhando bandeiras brancas e exibindo uma faixa nos principais cruzamentos da cidade.
O movimento acontece nas seguintes vias:
- Avenida Faria lima x Avenida Rebouças
- Avenida Paulista x Rua Augusta
- Avenida Celso Garcia x Largo da Concórdia
- Avenida Santo Amaro x Avenida Roberto Marinho
- Avenida Berrini x Shopping Morumbi
- Avenida Cruzeiro do Sul com a rodoviária do Tietê
- Rua Boa Vista
- Largo Penha
Sobre o Movimento pela Vida Segura no Trânsito
Lançado pela administração municipal na última sexta-feira (29/11), o movimento de conscientização sobre segurança viária, tem o objetivo de mobilizar e engajar a população nos esforços para a redução do número de mortes e acidentes no trânsito. Ao longo de 2018, a capital paulista registrou 828 ocorrências fatais, que vitimaram 849 pessoas.
A ação, que envolve a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), a Secretaria do Governo Municipal (SGM) e a Secretaria Especial de Comunicação (Secom), conta com uma campanha de comunicação, com investimento de R$ 20 milhões e duração de sete meses. A mensagem principal será o slogan “Hoje Não: um Movimento pela Vida Segura no Trânsito”, baseada no Plano de Segurança Viária – Vida Segura, apresentado pela Prefeitura em abril e que tem como objetivo transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo.
O Vida Segura é baseado nos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros, que partem da premissa de que nenhuma morte no trânsito é aceitável e que todo mundo, inclusive o poder público, deve assumir sua responsabilidade para a redução dos acidentes. Criado na Suécia em 1997, o Visão Zero já é usado como referência em cidades como Nova York, Cidade do México e Bogotá. Em São Paulo, este projeto está contemplado no Plano de Metas da Prefeitura (2019-2020).
Entre as mídias programadas para a campanha estão filmes de 30 e de 60 segundos para televisão aberta e fechada, spots de 30 segundos para rádios e boletins de dez segundos estimulando o respeito aos limites de velocidade, à sinalização de trânsito e alertando sobre práticas perigosas como dirigir após ingestão de bebida alcoólica e o uso do celular ao volante. Também haverá veiculação da campanha na mídia impressa (jornais e revistas), digital (sites na internet), redes sociais e ações de impacto (intervenções em mobiliários urbanos), com o objetivo de promover a conscientização.
A campanha será dividida em três fases. A primeira delas é de mobilização. Nesta semana, entre os dias 26 e 28 de novembro, 849 pontos de ônibus da cidade foram identificados, cada um, como “VÍTIMA Nº XXX” – representando o total de mortos no trânsito em 2018 – para chamar a atenção para a campanha, hoje revelada.
A segunda fase, que começa ainda neste mês de dezembro, visa a proteção aos motociclistas. Em 2018, o número de óbitos de motociclistas em acidentes de trânsito, pela primeira vez, ultrapassou a quantidade de pedestres que morreram atropelados em São Paulo. Foram 366 vítimas fatais que estavam em motos, ante 349 pessoas a pé. E, pelo histórico de fragilidade do pedestre no trânsito, o respeito aos pedestres será abordado na terceira fase da campanha de Segurança Viária, no primeiro semestre de 2020.
Assessoria de Imprensa - SMT