Conheça as vias requalificadas de acordo com o Plano Cicloviário

O Programa de Metas da gestão prevê que, ao todo, 310 km de estruturas cicloviárias receberão melhorias. As obras já começaram e 27,4 quilômetros de ciclofaixas foram finalizados

 A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego, realizou serviços de fresa e recape num total de 71 km de ciclofaixas e ciclovias. Destes, 27,4 km também já receberam sinalização e foram entregues, como as ciclofaixas Artur de Azevedo, Corifeu de Azevedo Marques e George Corbisier.

A requalificação já contempla 97 vias com estruturas cicloviárias. O processo de requalificação consiste na fresagem, pavimentação, reforma de guias e sarjetas e, por fim, a sinalização. A nova sinalização das ciclofaixas terá pintura em vermelho aplicada apenas na aproximação das travessias, proporcionando maior atenção dos ciclistas aos cruzamentos.

O modelo antigo contemplava sinalização do solo com tinta comum, aplicação de tachão a cada dois metros e obras apenas em ciclovias. Já o modelo adotado pelo Plano Cicloviário traz mais segurança e qualidade para os usuários com sinalização com tinta antiderrapante, aplicação de tachão a cada metro, manutenção de guias e sarjetas, manutenção de drenagem, reconstrução de canteiro, fresa e recapeamento. O valor médio corrigido do gasto com sinalização no modelo anterior foi de R$ 222 mil por quilômetro, enquanto no atual será de R$ 140 mil.

Conheça todas a vias que compõem os 310 quilômetros de requalificação do Plano Cicloviário

Assessoria de Imprensa - SMT