Atendimento da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes durante fase emergencial do Plano São Paulo

Solicitações dos principais serviços poderão ser feitas por e-mail ou pelos canais digitais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), informa que, em cumprimento à adoção de medidas mais restritivas na fase emergencial do Plano São Paulo, determinado pelo Governo do Estado, o atendimento presencial ao público seguirá suspenso em todas as dependências da pasta.

A medida já está em vigor desde o dia 6 de março, seguindo as determinações do Decreto nº 60.107, de 03 de março de 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19.

O atendimento ao público se dá mediante comunicação eletrônica, por e-mail ou pelos canais eletrônicos institucionais de cada unidade. 

Para as comunicações e atendimentos ao Gabinete da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, o contato se dá pelo endereço smtprotocolo@prefeitura.sp.gov.br

Trânsito 

As restrições vigentes na cidade seguem em vigor normalmente: Rodízio de Veículos leves e pesados (caminhões), Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

A operação do trânsito e a manutenção de sinalização pela CET continuarão a ser feitas, normalmente por se tratarem de atividades essenciais.

Postos da SPTrans

O Posto Central de Atendimento da SPTrans continuará fechado durante a fase emergencial do Plano São Paulo.

Já os postos de atendimento aos usuários Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais de ônibus e estações de transferência funcionarão de segunda a segunda-feira, das 6h às 19h. Vale ressaltar que mesmo nos horários em que os postos estiverem fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, Lotéricas e Banco do Brasil.

O Posto Jabaquara, localizado na estação do Metrô, continuará funcionando no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, enquanto os postos Santana e Augusta seguem funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os locais que realizam atendimento específico sobre o benefício de gratuidades a Idosos, Pessoas com Deficiência, Gestantes e Obesos, localizados nas subprefeituras e unidades do Descomplica SP, permanecerão fechados.

Em virtude dos fechamentos, os canais digitais de atendimento da SPTrans, como o site (www.sptrans.com.br/atendimento), chat do site e do Facebook, SP156 e e-mails de atendimento da Loja Virtual e Apoio Escolar, terão suas equipes ampliadas para garantir a qualidade no serviço prestado de forma online.

DSV

O Departamento de Operação do Serviço Viário (DSV) oferece canais eletrônicos para a solicitação dos principais serviços do órgão, e o e-mail institucional para atendimento é dsv@prefeitura.sp.gov.br.

As defesas de autuação e indicação de condutores em infrações de trânsito deverão ser encaminhadas exclusivamente pelos Correios ou pelo DSV Digital (dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br).
 
Os cartões de estacionamento em vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência podem ser solicitados pela internet, no portal SP156 (sp156.prefeitura.gov.br), sem que os beneficiários precisem sair de casa.
 
O cadastro para isenção do rodízio municipal de veículos para pessoa com deficiência, doença crônica que comprometa a sua mobilidade, pessoa que realize tratamento médico continuado debilitante de doença grave, pessoa com deficiência auditiva, ou em qualquer dos casos por quem as transporte, também pode ser feito pelo SP156, em processo totalmente on-line.
 
Da mesma forma, as solicitações para licença de trânsito de produtos perigosos devem ser solicitadas por meio do Portal SP156.
 
DTP
 
O Departamento de Transportes Públicos (DTP) está oferecendo e-mails institucionais que permitem a realização de serviços relacionados a táxi, transporte escolar, carga a frete, motofrete e fretamento.
Foi criado um endereço de e-mail especificamente para o atendimento de cada tipo de serviço fornecido, conforme a seguir:

Táxi – Carga Frete: dtp.taxi@prefeitura.sp.gov.br
Escolar - TEG: dtp.escolar@prefeitura.sp.gov.br
Escolar Despachante: dtp.despachanteescolar@prefeitura.sp.gov.br
Fretamento: dtp.fretamento@prefeitura.sp.gov.br
Taxi Preto – Transferências e Desistências: dtptaxipreto@prefeitura.sp.gov.br
Motofrete: dtp.motofrete@prefeitura.sp.gov.br
Certidão de Isenção – Atestado: dtp.certidoes@prefeitura.sp.gov.br
Transferência - TNOME: dtp.tnome@prefeitura.sp.gov.br
Vistoria – Homologação de Carro - Fiscalização: dtp.dif@prefeitura.sp.gov.br
Ponto de Táxi - Criação - Alteração – Pintura – etc. / Emissão de Pagamento de Outorga (Táxi Preto):  dtp.depe@prefeitura.sp.gov.br
Lista Ponto (vagas): dtp.pontodetaxi@prefeitura.sp.gov.br
Informações em Geral: dtp.informacoes@prefeitura.sp.gov.br
Protocolo: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br
Centro de Formação de Condutores (CFC´s): dtp.cfc@prefeitura.sp.gov.br
Organismos de Inspeção Acreditados (OIA´s): smtdtp3.atendimento@prefeitura.sp.gov.br