Saiba como será o atendimento da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes durante os feriados antecipados

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) informa que o atendimento presencial ao público seguirá suspenso em todas as dependências da pasta durante os feriados antecipados entre 26 de março e 4 de abril.

A medida já está em vigor desde o dia 6 de março, seguindo as determinações do Decreto nº 60.107, de 03 de março de 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19.

O atendimento ao público se dá mediante comunicação eletrônica, por e-mail ou pelos canais eletrônicos institucionais de cada unidade.

Para as comunicações e atendimentos ao Gabinete da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, o contato se dá pelo endereço smtprotocolo@prefeitura.sp.gov.br.

Trânsito 

Rodízio Fase Emergencial - A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que, durante a fase emergencial, o Rodízio Municipal de Veículos passa a vigorar em novo horário, das 20h00 às 05h00 do dia seguinte, inclusive nos feriados, para carros. Durante a fase emergencial, fica suspenso o rodízio para carros em seus horários tradicionais: das 07h00 às 10h00 e das 17h00 às 20h00.

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário.

Placas
Final de placa - dia da semana
1 e 2 - das 20h de segunda-feira às 5h de terça
3 e 4 - das 20h de terça-feira às 5h de quarta
5 e 6 - das 20h de quarta-feira às 5h de quinta
7 e 8 - das 20h de quinta-feira às 5h de sexta
9 e 0 - das 20h de sexta-feira às 5h de sábado

Rodízio de caminhões - Fica suspenso durante o feriado, conforme as regras do Decreto 58.584, de 20 de dezembro de 2018.

Caminhões e Fretados - A restrição ao trânsito de caminhões na Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC) e a Zona Máxima de Restrição de Fretados (ZMRF) não se aplicam durante os feriados.

Zona Azul - A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização de cada local.

Comunicação - A CET mantém 120 painéis de mensagens na cidade com alertas sobre o rodízio. As alterações e novidades em relação ao trânsito e transporte são comunicadas também pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, SPTrans e da CET.

Transporte público

A SPTrans informa que a frota do sistema de transportes estará mantida nos mesmos níveis das últimas semanas durante os feriados antecipados de 26/03 a 04/04. Nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, 1º e 2 de abril, a frota será correspondente a de um dia útil. Nos dias 27 de março e 3 de abril (sábados), será a que está operando aos sábados, e nos dias 28 de março e 4 de abril (domingos), a frota será aquela que está rodando aos domingos.
 
Os ônibus das linhas municipais de São Paulo transportaram 45% da demanda de passageiros em relação ao período anterior à pandemia nesta terça-feira (23/3), ou seja, os ônibus municipais estão transportando menos da metade de passageiros, em relação ao período pré-pandemia. Na última terça-feira (16/3), segundo dia de validade da Fase Emergencial, foram 47%. 
 
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes publica diariamente o Boletim de Mobilidade e Transportes, com total transparência, no link http://www.cetsp.com.br/consultas/especial-covid-19/boletim-diario-de-mobilidade-e-transportes-covid-19.aspx , contendo o número de passageiros transportados e a frota programada.


Postos da SPTrans

Os postos de venda e atendimento localizados em terminais municipais e estações do Expresso Tiradentes funcionarão normalmente no horário, das 6h às 19h, durante os feriados antecipados entre 26 de março e 4 de abril.
 
Os postos Santana, Jabaquara e a Loja Augusta somente estarão fechados nos fins de semana e no feriado de sexta-feira da Paixão. Assim, o posto Santana e a Loja Augusta estarão aberto nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, entre 8h e 17h e o Jabaquara, das 7h às 17h.
 
Vale lembrar que desde o início da Fase Vermelha, o Posto Central de Atendimento da SPTrans encontra-se fechado e permanecerá desta forma durante os feriados antecipados.


DSV

O Departamento de Operação do Serviço Viário (DSV) oferece canais eletrônicos para a solicitação dos principais serviços do órgão, e o e-mail institucional para atendimento é dsv@prefeitura.sp.gov.br

As defesas de autuação e indicação de condutores em infrações de trânsito deverão ser encaminhadas exclusivamente pelos Correios, para o endereço Rua Sumidouro, 740 - Pinheiros/SP - CEP 05428-900, ou pelo DSV Digital (dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br).
 
Os cartões de estacionamento em vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência podem ser solicitados pela internet, no portal SP156 (sp156.prefeitura.sp.gov.br), sem que os beneficiários precisem sair de casa.
 
O cadastro para isenção do rodízio municipal de veículos para pessoa com deficiência, doença crônica que comprometa a sua mobilidade, pessoa que realize tratamento médico continuado debilitante de doença grave, pessoa com deficiência auditiva, ou em qualquer dos casos por quem as transporte, também pode ser feito pelo SP156, em processo totalmente on-line.
 
Da mesma forma, as solicitações para licença de trânsito de produtos perigosos devem ser solicitadas por meio do Portal SP156.

Para garantir o atendimento ao munícipe que necessite realizar a liberação de veículos guinchados, o serviço segue sendo realizado de forma excepcional, durante o período de pandemia, na sede do DSV (Rua Sumidouro, 740 - Pinheiros). O atendimento é realizado mediante agendamento prévio pelos telefones (11) 2650-4883 e (11) 2650-4887. O atendimento presencial será mantido nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 01 de abril de 2021, das 8h às 16h.

 
DTP
 
O Departamento de Transportes Públicos (DTP) está oferecendo e-mails institucionais que permitem a realização de serviços relacionados a táxi, transporte escolar, carga a frete, motofrete e fretamento.
Foi criado um endereço de e-mail especificamente para o atendimento de cada tipo de serviço fornecido, conforme a seguir:
 

Táxi – Carga Frete: dtp.taxi@prefeitura.sp.gov.br

Escolar - TEG: dtp.escolar@prefeitura.sp.gov.br

Escolar Despachante: dtp.despachanteescolar@prefeitura.sp.gov.br

Fretamento: dtp.fretamento@prefeitura.sp.gov.br

Taxi Preto – Transferências e Desistências: dtptaxipreto@prefeitura.sp.gov.br

Motofrete: dtp.motofrete@prefeitura.sp.gov.br

Certidão de Isenção – Atestado: dtp.certidoes@prefeitura.sp.gov.br

Transferência - TNOME: dtp.tnome@prefeitura.sp.gov.br

Vistoria – Homologação de Carro - Fiscalização: dtp.dif@prefeitura.sp.gov.br

Ponto de Táxi - Criação - Alteração – Pintura – etc. / Emissão de Pagamento de Outorga (Táxi Preto):  dtp.depe@prefeitura.sp.gov.br

Lista Ponto (vagas): dtp.pontodetaxi@prefeitura.sp.gov.br

Informações em Geral: dtp.informacoes@prefeitura.sp.gov.br

Protocolo: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br

Centro de Formação de Condutores (CFC´s): dtp.cfc@prefeitura.sp.gov.br

Organismos de Inspeção Acreditados (OIA´s): smtdtp3.atendimento@prefeitura.sp.gov.br