Webinar internacional do Maio Amarelo discute importância da ampliação da malha cicloviária na cidade de São Paulo

Evento contou com a participação da secretária executiva de Habitação da Prefeitura de São Paulo, Elisabete França, do coordenador de programas da NACTO-GDCI, Eduardo Pompeo, da diretora executiva do programa de Mobilidade Urbana do WRI, Claudia Adriazola, e do gerente-executivo do Plano Cicloviário da SMT, Edenir Simões.

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), anunciou novos editais de concorrência para a implantação de mais 48 quilômetros de novas conexões de estruturas cicloviárias. O anúncio dos dois novos editais de concorrência, que estão em fase final para posterior publicação, foi feito pelo gerente-executivo do Plano Cicloviário da SMT, Edenir Simões, durante o segundo webinar internacional da série “Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade”. O evento, que faz parte das atividades do movimento Maio Amarelo de 2021, foi realizado nesta quarta-feira,12 de maio.

“Já estamos nos ajustes finais dos editais de concorrência e, por meio deles, poderemos dar continuidade na execução e na implantação de ciclovias e ciclofaixas com todo tratamento necessário, como obras de pavimento e adequação de geometria da via”, explicou o gerente-executivo do Plano Cicloviário da SMT.
Simões também destacou a importância do Plano Cicloviário da cidade – que hoje tem a maior rede cicloviária do país, com 681 quilômetros – e ressaltou que estão previstos mais 300 quilômetros de novas ciclovias e ciclofaixas até 2024, consolidando uma malha integrada ao transporte público e aos demais modais. “Trabalhamos com premissa de que nenhuma morte no trânsito é aceitável e a implantação de estruturas cicloviárias já se comprovou eficaz na redução de sinistros e mortes.”

O webinar, organizado pela SMT e pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da Vital Strategies, debateu marcos importantes na agenda da mobilidade ativa e do compartilhamento do espaço urbano, como o Estatuto do Pedestre e o Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias. Também participaram do evento a secretária executiva de Habitação da Prefeitura de São Paulo, Elisabete França, o coordenador de programas da NACTO-GDCI, Eduardo Pompeo, e a diretora executiva do programa de Mobilidade Urbana do WRI, Claudia Adriazola. A mediação foi realizada pela coordenadora de projetos da Vital Strategies no Brasil, Hannah Machado.

O painel foi aberto pela diretora executiva do programa de Mobilidade Urbana do WRI, Claudia Adriazola, que destacou a utilização de bicicletas como forma deslocamento sustentável, não poluente e acessível em grandes cidades como São Paulo. “A implantação de infraestruturas cicloviárias seguras é a grande oportunidade para fazer crescer os níveis de mobilidade ativa.”

A secretária executiva de Habitação da Prefeitura de São Paulo, Elisabete França, destacou as ações realizadas pelo município para tornar São Paulo cada vez mais amigável a pedestres e ciclistas. “O Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias trouxe diretrizes e critérios próprios para os mais diversos tipos de intervenção no espaço público da cidade, considerando suas peculiaridades. Além disso, foi possível concretizar ações importantes, como a regulamentação do Estatuto do Pedestre, a reforma e requalificação de calçadas, a implantação de 177 quilômetros de novas ciclovias e ciclofaixas e a readequação de 320 quilômetros de estruturas cicloviárias existentes, além da implantação de Áreas Calmas e Rotas Escolares Seguras.”

O coordenador de programas da NACTO-GDCI, Eduardo Pompeo, ressaltou a importância de considerar o planejamento do desenho urbano sob a ponto de vista de pedestres e ciclistas. “O desenho da infraestrutura viária deve sempre considerar perspectiva de quem anda a pé e daqueles que são os mais vulneráveis”.

Webinars
Os encontros virtuais fazem parte das ações do Maio Amarelo 2021, movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito. O objetivo é promover o debate de temas relevantes ligados à mobilidade urbana. Os webinars serão sempre às quartas-feiras, das 10h às 11h30, por meio da plataforma Zoom, e contam com intérpretes de Libras.

O terceiro webinar, que será realizado no dia 19 de maio, terá como foco as chamadas Áreas 30 ou de Trânsito Calmo e será realizado durante a Semana Mundial de Segurança Viária das Organizações das Nações Unidas (ONU), que defende limites de 30 km/h como norma em vias onde há grande circulação de pessoas e de carros. Os convidados do painel são integrantes da OPAS/OMS, Banco Mundial, WRI e da Prefeitura de São Paulo.

Já no último painel, que irá ocorrer no dia 26 de maio, o assunto é "Gênero, segurança e mobilidade" e a conversa será entre a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, representantes do Banco Mundial, da ONG Think Olga e da gestão municipal.

O tema do Maio Amarelo 2021 na Prefeitura é “Respeito e Cuidado Salvam Vidas” e, além dos webinars, estão previstas ações como posts em redes sociais, campanhas educativas, entre outras.

Confira a seguir a programação completa dos webinars:

19 de maio, das 10h às 11h30 - Áreas 30 ou de Trânsito Calmo para reimaginar a cidade

- Assessor da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, DNTs e Saúde Mental da OPAS/OMS, Victor Pavarino.
- Especialista em transportes do Banco Mundial, Juan Miguel.
- Consultor sênior em Mobilidade Urbana do WRI, Sérgio Avelleda.
- Chefe da assessoria técnica da SMT, Maria Teresa Diniz.
Mediação: Dante Rosado (Coord. Nacional do programa de Segurança Viária da Vital Strategies)

Para assistir ao seminário, clique aqui
 

26 de maio, das 10h às 11h30 - Gênero, segurança e mobilidade

- Secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de SP, Silvia Grecco.
- Pesquisadora em Mobilidade Urbana do Banco Mundial, Haydee Svab.
- Assistente de Inovação do Think Olga, Laura Samili da Silva.
- Coordenadora do Grupo de Trabalho de Ações Contra Violência de Gênero, Raça e Diversidade na Mobilidade Urbana, Luciana Durand.
Mediação: Beatriz Rodrigues (Coord. de Desenho Urbano na Vital Strategies)

Para assistir ao seminário, clique aqui

Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito que surgiu em maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”.

Em 2017, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, realizou pela primeira vez ações do Movimento na cidade.
Em razão da pandemia de Covid-19, o Maio Amarelo 2021 contará com uma programação on-line, voltada para educação e discussão de temas relevantes à mobilidade e segurança viária.

Veja a programação completa no site, clicando aqui