Maio Amarelo: Frota de ônibus municipal conta com adesivos indicativos de pontos cegos

Informação indica os pontos onde há baixa visibilidade do motorista

Durante todo o mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transporte (SPTrans) promove ações de conscientização e de educação no trânsito no Movimento Maio Amarelo. Entre os temas trabalhados está a prevenção de acidentes de trânsito.

As ações para garantir segurança viária são constantes e incluem diversas frentes. A frota de ônibus municipais da cidade de São Paulo, gerenciada pela SPTrans, possui adesivos indicativos afixados em áreas onde o motorista não possui plena visibilidade, chamados de “pontos cegos”. O objetivo é chamar a atenção de pedestres, ciclistas e motociclistas para essas áreas do veículo em que o motorista não consegue perceber sua presença, a fim de evitar que aconteçam acidentes no trânsito.

A identificação desta área é de extrema importância nos veículos como ônibus, pois há áreas que escapam da visão do motorista mesmo com os espelhos retrovisores, em virtude do seu comprimento. Os adesivos, instalados principalmente nas laterais, alertam as pessoas mais vulneráveis na circulação viária, sobretudo durante as manobras do veículo ou ao virar uma esquina, por exemplo.

Os adesivos começaram a ser instalados em novembro de 2019, quando foi apresentada a nova identidade visual dos ônibus de São Paulo. A preocupação com a segurança foi registrada de forma efetiva com a aplicação desses adesivos nos “pontos cegos”. Além disso, foram considerados na nova identidade, elementos e informações relevantes aos usuários, representados em um desenho que remete à modernidade, leveza e simplicidade. 

 

Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito que surgiu em maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”.

Em 2017, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, realizou pela primeira vez ações do Movimento na cidade.

Em razão da pandemia de Covid-19, o Maio Amarelo 2021 contará com uma programação on-line, voltada para educação e discussão de temas relevantes à mobilidade e segurança viária.

Veja a programação completa no site, clicando aqui