Webinar internacional do Maio Amarelo ressalta a importância das Áreas Calmas para evitar mortes no trânsito

Evento contou com a participação do assessor da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde da OPAS/OMS, Victor Pavarino; do especialista em transportes do Banco Mundial, Juan Miguel Velasquez; do consultor sênior em Mobilidade Urbana do WRI, Sérgio Avelleda; e da chefe da assessoria técnica da SMT, Maria Teresa Diniz

A implantação das Áreas Calmas - também chamadas de Áreas 30 ou de Trânsito Calmo - e seus benefícios para ampliar a segurança viária, a saúde e o bem-estar da população foram destacadas no terceiro webinar internacional da série “Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade”. O evento, que faz parte das atividades do movimento Maio Amarelo de 2021, foi realizado nesta quarta-feira,19 de maio.

O webinar, organizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da Vital Strategies, debateu a importância da adoção de limites de velocidade de 30 km/h em vias com grande circulação de pedestres e ciclistas - como a cidade de São Paulo está fazendo, com as Áreas Calmas - e da conscientização da população sobre os riscos associados a velocidades excessivas.

Participaram do evento o assessor da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da Opas/OMS, Victor Pavarino; o especialista em transportes do Banco Mundial, Juan Miguel Velasquez; o consultor sênior em Mobilidade Urbana do WRI, Sérgio Avelleda; e a chefe da assessoria técnica da SMT, Maria Teresa Diniz. A mediação foi de Dante Rosado, coordenador nacional do programa de Segurança Viária da Vital Strategies.

Victor Pavarino abriu o painel lembrando que 1,3 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em ocorrências de trânsito e que a velocidade é um dos principais fatores de risco para as fatalidades. Ele afirmou que a implantação de zonas com limites de 30km/h são um exemplo prático de medida para a redução de mortes e que seus benefícios vão além da segurança viária. “Quando se promove essas Vias Calmas, a gente não reduz apenas os sinistros de trânsito. A gente promove qualidade do ar, a atividade física e a saúde mental, com mais convívio humano, menos estresse e mais segurança de modo geral, pois ruas mais frequentadas produzem um ambiente menos hostil”, disse.

Juan Miguel Velasquez, do Banco Mundial, afirmou que a redução de 2% na velocidade média mundial pode salvar 100 mil vidas por ano. “Áreas com limite de velocidade de 30 km/h permitem comunidades saudáveis, negócios prósperos e espaços seguros para todos”, disse o especialista. Ele citou a promoção do transporte público integrado, o redesenho de calçadas para incentivar a mobilidade ativa, a criação de vias segregadas para bicicletas e o uso de rotatórias bem desenhadas em cruzamentos entre as medidas que já demonstraram alta eficácia para a redução de mortes.

O consultor sênior do WRI, Sérgio Avelleda, lembrou que as políticas públicas de gerenciamento de velocidades precisam tratar também a resistência de parte da população à redução dos limites nas grandes cidades. “O senso comum é levado a acreditar, desde a tenra infância, que a velocidade não é um risco”, afirmou, citando como exemplo a publicidade de automóveis, na qual veículos são exibidos em ruas e avenidas sem trânsito, passando a ideia de que devem ser conduzidos em alta velocidade. Ele defendeu que os fabricantes adequem a velocidade máxima dos carros ao que é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro, lembrando que, quando foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo (em 2017 e 2018), a velocidade dos ônibus foi limitada a 50 km/h.

A chefe da assessoria técnica da SMT, Maria Teresa Diniz destacou o que a Prefeitura tem feito para aumentar a segurança viária e os avanços obtidos nos últimos anos. A cidade lançou seu primeiro Plano de Segurança Viária, o Vida Segura, em abril de 2019, baseado no conceito de Visão Zero, segundo o qual nenhuma morte no trânsito é aceitável. Em dezembro de 2020, foi apresentado o Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias, que orienta as intervenções no espaço público pensando no compartilhamento seguro das vias por todos os usuários.

Entre as ações implantadas, Maria Teresa destacou, além das Áreas Calmas, os programas Pedestre Seguro, Travessia Segura, Rota Escolar Segura, Territórios Educadores e Vias Seguras, que serão ampliados. “A gente acaba de apresentar o Programa de Metas 2021-2024, com medidas muito ousadas para continuar atuando em relação à segurança viária”, completou, citando que o plano prevê a implantação de dez projetos de redesenho urbano em várias regiões da cidade e a redução do índice de mortes no trânsito para 4,5 óbitos por 100 mil habitantes.

“O que ocorre em São Paulo acaba refletindo no país inteiro, então é importante que a cidade continue com esses avanços”, afirmou o mediador Dante Rosado, da Vital Strategies.

 

Webinars

Os encontros virtuais fazem parte das ações do Maio Amarelo 2021, movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito. O objetivo é promover o debate de temas relevantes ligados à mobilidade urbana. Os webinars acontecem sempre às quartas-feiras, das 10h às 11h30, por meio da plataforma Zoom, e contam com intérpretes de Libras.

O último painel, que irá ocorrer no dia 26 de maio, terá como tema "Gênero, segurança e mobilidade", e a conversa será entre a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, representantes do Banco Mundial, da ONG Think Olga e da gestão municipal.

O tema do Maio Amarelo 2021 na Prefeitura é “Respeito e Cuidado Salvam Vidas”. Além dos webinars, estão previstas ações como posts em redes sociais, campanhas educativas, entre outras.

 

Confira a programação do próximo webinar:

26 de maio, das 10h às 11h30 - Gênero, segurança e mobilidade

- Secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de SP, Silvia Grecco.
- Pesquisadora em Mobilidade Urbana do Banco Mundial, Haydee Svab.
- Inovação da Think Olga, Laura Samily da Silva.
- Coordenadora do Grupo de Trabalho de Ações Contra Violência de Gênero, Raça e Diversidade na Mobilidade Urbana, Luciana Durand.

Mediação: Beatriz Rodrigues (Coord. de Desenho Urbano na Vital Strategies)

 

Para assistir ao seminário, clique aqui

 

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito que surgiu em maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”.

Em 2017, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, realizou pela primeira vez ações do Movimento na cidade.

Em razão da pandemia de Covid-19, o Maio Amarelo 2021 contará com uma programação on-line, voltada para educação e discussão de temas relevantes à mobilidade e segurança viária.

Veja a programação completa no site, clicando aqui