Vídeo sobre os riscos do excesso de velocidade com foco nos motociclistas

Vídeo chama a atenção para os riscos do excesso de velocidade com foco nos motociclistas Ocorrências em veículos de duas rodas correspondem a 43% dos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na cidade de São Paulo

 

As secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Mobilidade e Transpotes (SMT) lançam nesta quarta-feira (26/5) uma campanha em apoio ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito. Protagonizada pelo condutor de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Jorge Kolenyak, 48 anos, e pelo motoboy Henryque Martins Kolenyak, 24 anos, a produção é focada na prevenção de acidentes por excesso de velocidade, especialmente com entregadores de aplicativo, que estão entre os profissionais mais requisitados durante a pandemia.

Pai e filho, Jorge e Henryque ocupam posições opostas nas ruas da capital. Enquanto o condutor de ambulâncias ajuda a prestar socorro rápido às vítimas, o motoboy trabalha usando a velocidade, muitas vezes arriscada, para conseguir realizar mais entregas e sustentar a esposa, Kailaine Rodrigues, 17, e a filha, Helena Rodrigues, um ano e cinco meses.

“As pessoas sempre falam quando acontecem esses acidentes: ‘podia ser seu filho’. No meu caso, realmente podia. Por isso, nós ficamos apreensivos e isso intensifica mais ainda a minha missão no SAMU, porque estou trabalhando também para proteger a minha família”, conta Jorge.

Ele tem razão em sua preocupação: a cada 90 minutos, o SAMU realiza um atendimento de acidente de trânsito envolvendo bicicleta ou moto na capital paulista. Além disso, os acidentes em veículos de duas rodas já correspondem a 43% das ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito atendidos na cidade de São Paulo.

Em fevereiro de 2021, os acidentes de trânsito foram a sexta maior causa de chamados do SAMU, com 1.001 atendimentos. Deste total, 434 acidentes envolveram bicicletas e motocicletas. Os números são ainda mais impressionantes quando se verifica que no mesmo período em 2020 foram 210 ocorrências deste tipo, ou seja, um aumento de mais de 206%.

 

Capital coleciona avanços na área de segurança viária

Em evento on-line realizado no dia 19 de maio, como parte da programação da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) para o Maio Amarelo 2021, Maria Teresa Diniz, chefe da assessoria técnica da SMT, destacou os avanços obtidos nos últimos anos pelo município. A cidade lançou seu primeiro Plano de Segurança Viária, o Vida Segura, em abril de 2019, baseado no conceito de Visão Zero, segundo o qual nenhuma morte no trânsito é aceitável. Em dezembro de 2020, foi apresentado o Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias, que orienta as intervenções no espaço público pensando no compartilhamento seguro das vias por todos os usuários.

Entre as ações implantadas, Maria Teresa elencou também as Áreas Calmas, os programas Pedestre Seguro, Travessia Segura, Rota Escolar Segura, Territórios Educadores e Vias Seguras, que serão ampliados.

“A gente acaba de apresentar o Programa de Metas 2021-2024, com medidas muito ousadas para continuar atuando em relação à segurança viária”, completou, citando que o programa prevê a implantação de dez projetos de redesenho urbano em várias regiões da cidade e a redução do índice de mortes no trânsito para 4,5 óbitos por 100 mil habitantes.

 

Sobre o Maio Amarelo

“Respeito e Cuidado Salvam Vidas” é o tema da cidade de São Paulo para o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito que surgiu em maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”.

Desde 2017, a capital abraça o movimento com a promoção de ações que envolvam toda a população e os mais diversos segmentos da administração municipal com ações e debates de temas relevantes ligados à mobilidade urbana.

Neste ano, em razão da pandemia de Covid-19, o evento contou com uma programação on-line, voltada para educação e discussão de temas relevantes à mobilidade e segurança viária, tendo como destaque a série de webinars “Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade”, realizada de 5 a 26 de maio.

 

Assista, abaixo, o vídeo da campanha: