Sinistros fatais envolvendo ônibus caem 17% na cidade de São Paulo em 2020

Segundo relatório anual de sinistros de trânsito da CET, foram registradas 95 ocorrências fatais com participação de coletivos no ano passado, enquanto em 2019 houve 115 sinistros do tipo

 

Os sinistros fatais envolvendo ônibus na cidade de São Paulo caíram 17% no ano de 2020 em comparação a 2019. É o que aponta o relatório anual de sinistros de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que também consolida as estatísticas relacionadas lesões e mortes ocorridas nas ruas e avenidas da cidade. De acordo com o relatório, em 2020 foram registrados 95 sinistros fatais de trânsito com ônibus no município, ante 115 casos no ano anterior.

Ainda segundo o relatório anual da CET, os ônibus correspondem a apenas 8,9% do total de veículos envolvidos em sinistros que resultaram e mortes trânsito em 2020, ou seja, dos 1.086 veículos com participação nos casos de óbitos no trânsito no ano passado, 96 eram ônibus. Para efeito de comparação, as motocicletas são o modal com maior envolvimento nessas situações, sendo 38,6% do total (420 motos).

Em relação aos atropelamentos fatais, dados do levantamento anual da CET revelam que, enquanto os automóveis foram os maiores responsáveis por esse tipo de sinistro em 2020, com 44,5% dos 308 casos, seguidos das motocicletas, com 21,7%, os ônibus corresponderam a 14,6% dos casos.

Ao acompanhar a evolução dos sinistros fatais por tipo de veículo, a curva referente aos ônibus segue diminuindo de forma contínua desde 2018, quando houve 131 casos com este tipo de modal. Em 2019, o número de sinistros fatais com ônibus registrou queda de 12%. Na comparação entre o primeiro e o último ano da Década de Ação pela Segurança da ONU (2011-2020), a queda de sinistros fatais com ônibus foi de 56%: 217 casos em 2011 em comparação aos 95 que ocorreram em 2020. O levantamento não separa os coletivos do sistema de municipal de transportes dos demais veículos desse modal de transporte.

O relatório da CET, na íntegra, pode ser consultado, clicando aqui

 

Plano de Segurança Viária – Vida Segura

O lançamento do Plano de Segurança Viária (Vida Segura), em 2019, marcou o alinhamento do município ao conceito de Visão Zero e Sistemas Seguros. O Plano é o norte da gestão da cidade para o desenvolvimento e implantação de políticas públicas capazes de reduzir o número de sinistros e de vítimas no trânsito.

Dentre as medidas tomadas pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), e da SPTrans, para a segurança viária relacionada aos ônibus municipais estão a limitação em 50 km/h da velocidade máxima dos coletivos da frota municipal em toda a cidade desde 2017, a partir de dispositivos mecânicos nos veículos. Outra iniciativa, que também tem como objetivo aumentar a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas é a colocação, desde novembro de 2019, de adesivos nos ônibus municipais, indicando a existência de “pontos cegos” na visão do motorista.

Além disso, como gestora do sistema de transporte público, a SPTrans realiza junto às empresas operadoras o programa Viagem Segura, com treinamentos que incluem itens como condução segura, respeito aos passageiros, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de conduta durante casos de abuso. Desde 2017, mais de 35 motoristas de ônibus já passaram pela capacitação.