Volta às aulas: CET fornece orientações de respeito ao trânsito para maior segurança de alunos, professores e demais pedestres

Orientações de respeito ao trânsito com o objetivo proporcionar maior segurança viária, disciplinar o embarque e desembarque de estudantes de escolas públicas e privadas na cidade de São Paulo, além de propiciar segurança na travessia de pedestres.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), neste momento de retomada das aulas, fornece orientações de respeito ao trânsito com o objetivo proporcionar maior segurança viária, disciplinar o embarque e desembarque de estudantes de escolas públicas e privadas na cidade de São Paulo, além de propiciar segurança na travessia de pedestres.

Os motoristas devem respeitar a sinalização e dar preferência a quem está a pé, aguardando até que o pedestre conclua sua travessia. O respeito às velocidades máximas regulamentadas das vias, assim como a redução da velocidade nas proximidades de unidades de ensino também são de extrema importância.

Filas duplas e estacionamentos irregulares são algumas das principais infrações de trânsito com potencial para causar acidentes e que causam reflexos negativos no tráfego, devendo, portanto, ser evitadas.

O transporte de crianças deve ser feito de acordo com a legislação: crianças com menos de 10 anos e que tenham menos de 1,45m de altura devem ser transportadas nos bancos traseiros, com dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, de acordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O uso do bebê conforto é obrigatório para crianças de até 1 ano ou peso de até 13 kg. Crianças com idade entre 1 e 4 anos ou peso entre 9 kg e 18 kg devem utilizar a cadeirinha.

Para crianças entre 4 e 7 anos, ou com até 1,45m de altura e peso entre 16 kg e 36 kg, deve-se utilizar o assento de elevação. E para crianças entre 7 e 10 anos, ou com altura superior a 1,45m, é obrigatório o uso do cinto de segurança no banco traseiro.

Passageiros acima de 10 anos podem ocupar o banco dianteiro, sempre com o cinto afivelado.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue, acesse o site ou baixe o aplicativo SP156. O atendimento é 24 horas por dia. https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos