Confira como foi a entrega do 12º Prêmio CET de Educação de Trânsito

No total, 48 vencedores levaram R$160 mil em prêmios

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) realizou, na manhã do dia 23 de novembro, a cerimônia de entrega do 12º Prêmio CET de Educação de Trânsito, criado para incentivar a reflexão e a produção de trabalhos voltados para a educação e a segurança viária. No total, 48 vencedores de 16 categorias levaram R$160 mil em prêmios.

A solenidade ocorreu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP), no Centro da cidade de São Paulo. Representando o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, o adjunto da SMT, Alexandre Trunkl, resumiu o propósito do certame: “Primamos pela questão da Educação no Trânsito''. Ela não é a única, mas é com certeza a principal ação para mitigar acidentes. O Prêmio valoriza a segurança viária e estimula, também as crianças, a ter consciência e mais respeito ao próximo.”

Dentre as categorias participantes, concorreram alunos do ensino infantil ao pós-graduando, educadores, motoristas, motociclistas, ciclistas, pessoas idosas e qualquer cidadão, inscrito, maior de 16 anos, estudante e/ou morador da Capital paulista.

A organização fica a cargo do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET), vinculado à Superintendência de Marketing, Mídias, Desenvolvimento e Educação de Trânsito da Companhia. “Esse Prêmio é a gênese da CET e do CETET. A importância é mostrar o valor do engajamento da população por um trânsito mais seguro, que salva vidas. O que queremos é promover a cidadania através do trânsito.”, falou o superintendente Sérgio Amaral.

Nas palavras de Valtair Ferreira Valadão, que representou o presidente da CET, Jair de Souza Dias, na cerimônia, “as ideias de todos são muito valiosas, ajudando a CET a cumprir seu papel de zelar pela segurança no sistema viário da maior cidade do País. Temos um desafio. Cidadãos, escolas, comunidade e CET, todos juntos com o mesmo objetivo: preservar vidas no trânsito.”

Depoimentos

No mesmo raciocínio, membros da Comissão Julgadora e ganhadores deram seus depoimentos; confira alguns:

“Participo como julgador desde a 1a. edição. O Prêmio abrange uma gama muito representativa da sociedade (idosos, crianças, condutores, educadores, etc.) se envolvendo numa reflexão coletiva sobre Trânsito, tema de extrema importância na minha visão.”

Eduardo França, julgador lotado na Gerência de Planejamento Operacional da CET

Créditos: Marcos Mattos - Cláudio Duarte, agente de trânsito e julgador

 

 

“É sempre maravilhoso participar do julgamento e ver o engajamento dos participantes, sobretudo as crianças, a categoria que eu avaliei. Como elas estão inteiradas do que se passa no trânsito e como têm imaginação para propor melhorias!”

Cláudio Duarte, agente de trânsito e julgador

“Meu trabalho procurou mostrar o quanto nossa atitude faz a diferença no trânsito, refletindo sobre a empatia entre os usuários da via.”

Felipe Oliveira Rezende, 1º lugar na categoria 14 - Servidores, empregados, estagiários e respectivos familiares SMT, CET e SPTrans

Créditos: Marcos Mattos - A ganhadora da categoria 1 - Alunos do Ensino Infantil Clarice Fernandes Rosa.

“Colei uma pessoa andando de bicicleta. Pensei em pôr uma máscara na colagem, para proteger todas as pessoas. Falo para minha mãe não usar o celular dirigindo.”

Clarice Fernandes Rosa, 1º lugar na categoria 1 - Alunos do Ensino Infantil (3 anos ou mais)

Obs: Usando uma máscara de proteção facial grudada em seu trabalho (uma colagem), a pequena Clarice se preocupou com a proteção a pedestres e condutores.

Créditos: Marcos Mattos: A 3° colocada na categoria 5 - Alunos do Ensino Fundamental Leticia Suzuki

“No meu trabalho, pensei em representar a cidade de São Paulo, mostrando seu tráfego movimentado e coloquei uma viatura da CET, para lembrar que o agente de trânsito está sempre ali para ajudar na segurança de pedestres e motoristas.”

Letícia Suzuki, 3º lugar na categoria 5 - Alunos do Ensino Fundamental (8º ou 9º ano)

Para ver todas as obras ganhadoras do 12º Prêmio CET de Educação de Trânsito, acesse: http://premiocet.cetsp.com.br/ 

Além dos premiados, foram reconhecidas com Honra ao Mérito as escolas municipal, estadual e particular que encaminharam maior quantidade de inscritos: a EMEF Professora Alice Meirelles Reis, a EE Doutor Mário Lopes Leão e o Colégio Filomena de Marco, respectivamente.

Nesta 12a. edição, a CET recebeu 6.596 inscrições e 3.934 trabalhos sobre o tema Vida segura no trânsito: a sua atitude faz a diferença.

Ao fim da cerimônia, a animação ficou por conta da apresentação da Banda dos Seguranças do Metrô. Na saída, o público recebeu um brinde com um caderno do 12o. Prêmio e um calendário de 2023.