Maio Amarelo: Confira a programação de 13 a 21/5

A Campanha inclui atividades educativas, ações de mímica, simulação de embriaguez, pontos de apoio aos ciclistas, multa moral e caminhada de idosos no fim de semana

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), realiza uma série de ações dentro da programação do Movimento Maio Amarelo, entre os dias 13 e 21 de maio. A campanha já está em sua sétima edição anual e tem como objetivo conscientizar a população sobre hábitos e comportamentos seguros no trânsito.

No sábado (13), das 10h às 14h, quem frequentar a loja do Pão de Açúcar localizada na Rua Professor Serafim Orlandi, 299, irá encontrar a iniciativa da Multa Moral, que não tem caráter punitivo, ao contrário.

Em formato semelhante ao de talões utilizados antigamente pelos agentes da CET, o impresso Multa Moral contém mensagem educativa: sua finalidade é explicar a razão da existência de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e orientar sobre como ela pode ser utilizada corretamente pela pessoa com deficiência ou mesmo por quem a transporta.

O folheto será distribuído ao público presente no estacionamento do supermercado a fim de conscientizá-lo sobre este direito. A ação não tem caráter punitivo, ou seja, não haverá aplicação de multa efetiva.O evento é uma parceria da SMT com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

Abrindo a semana, no dia 15 (segunda-feira) um teatro de fantoches da CET exibirá a peça O Fantasma Que Virou Vassoura, no CEU Jaçanã, em duas sessões: às 10h e às 14h15.

Às 11h30, no Hospital Municipal da Vila Santa Catarina, acontecerá a esquete teatral Dr. Stress e Super de Boa. Ambas abordam como tema central a Educação de Trânsito para uma convivência mais harmônica entre todos.

Ao meio-dia, o projeto Conectados pela segurança, realizado pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), estará na EMEF Chiquinha Rodrigues, no Campo Belo. A CET participa como um dos órgãos relacionados à segurança - viária, neste caso - no município.

Na terça-feira (16), a peça infantil Um ET no trânsito será apresentada no CEC São Pedro, às 10h e às 14h.

Em frente ao CEU Jaçanã, a ação de mímica está prevista das 17h às 19h do dia 16. Na quarta-feira (17), os mímicos estarão ali novamente das 11h30 às 13h30. Na quinta-feira (18), poderão ser vistos defronte à EE Júlio Pestana, com apresentações das 11h30 às 13h30.

Através da técnica da Mímica, apenas com o uso da comunicação não verbal, orientações a respeito de segurança no trânsito são passadas aos pedestres e motoristas de forma leve e bem humorada. Esse trabalho é realizado em vários pontos da cidade.

Na sexta-feira (19), a mímica terá como palco a Avenida Paulista, na altura do Vão Livre do Masp, juntamente com a atividade que simula embriaguez ao volante por meio do uso de um óculos. A experiência sensorial, das 10h30 às 14h30, visa alertar dos riscos de conduzir um veículo após o consumo de bebida alcoólica, além de chamar a atenção para a importância de uma conduta responsável e a prevenção de sinistros de trânsito.

No sábado (20), das 9h às 17h, será ativado um ponto de apoio aos ciclistas, na Praça do Ciclista, que também funcionará no domingo (21). A ideia é propiciar uma revisão gratuita da bicicleta, com ajustes rápidos. Essa tenda é montada em todos os finais de semana de maio e no primeiro fim de semana de junho.

Por fim, no domingo (21) uma caminhada deidosos de um Núcleo da Terceira Idade da Prefeitura irá percorrer a Av. Paulista, levando cartazes e faixas chamando a atenção para os pedestres desse grupo etário. Além de andar, os idosos poderão experimentar uma espécie de triciclo (trishaw), na açãoPedalando Sem Idade.

O grupo sairá da Praça do Ciclista rumo à Praça Oswaldo Cruz. No meio do percurso, fará uma parada no Top Center Shopping (nº 854 da Paulista), para tomar um café-da-manhã (cortesia oferecida pelo shopping).

Acesse a programação completa do Maio Amarelo no site: www.cetsp.com.br