Destaques da Semana – Maio Amarelo (21/05 a 28/05)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), realiza uma série de ações dentro da programação do Movimento Maio Amarelo, entre os dias 21 e 28 de maio. A campanha já está em sua sétima edição anual e tem como objetivo conscientizar a população sobre hábitos e comportamentos seguros no trânsito.

Respeito ao Idoso

No domingo (21), um grupo de idosos do Núcleo da Terceira Idade realizará uma caminhada pela extensão da Avenida Paulista, carregando faixas e cartazes chamando atenção para os pedestres desse grupo etário. Além da caminhada, haverá uma ação chamada “Pedalando sem idade”, na qual os idosos poderão experimentar uma espécie de triciclo (trishaw). A caminhada se inicia na Praça do Ciclista rumo à Praça Oswaldo Cruz.

Ponto de apoio aos ciclistas

No sábado (20) e no domingo (21), na Avenida Paulista, será montado um ponto de apoio ao ciclista, para ajustes e regulagens gratuitas nas bicicletas de quem estiver de passagem. No sábado, o ponto de apoio estará na Praça Oswaldo Cruz e, no domingo, na Praça do Ciclista.

Pit Stop Motociclista Seguro

Terça-feira, dia 23, será realizado pela primeira vez nesta sétima edição do Maio Amarelo, o Pit Stop Motociclista Seguro. A ideia é que motociclistas sejam abordados durante suas rotinas, e convidados para participar de uma breve palestra com duração de 10 minutos, que tem como intuito passar orientações a respeito de segurança e conduta no trânsito. As abordagens serão realizadas na Praça Augusto Rademaker Grunewald, no bairro Vila Olímpia, na terça, na quarta e na quinta, das 7:00 às 11:30.

Vale ressaltar que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ministra o curso “Pilotagem Segura Para Motociclistas”. O curso, que aborda de maneira mais profunda e elaborada os temas discutidos no Pit Stop, tem como objetivo desenvolver a segurança e a cidadania e promover a conscientização sobre a importância do aperfeiçoamento das técnicas de pilotagem de motocicletas através de módulos teóricos e práticos. É gratuito e mais informações podem ser encontradas em: www.cetsp.com.br

“Só por um minutinho”

Prezando por conscientizar motoristas sobre a importância dos direitos individuais das pessoas com deficiência, a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Pessoa com Deficiência (SMPED) vai promover uma ação, em que cadeiras de rodas serão colocadas em vagas regulares de estacionamento. A ideia é que a dinâmica use a recorrente justificativa “só por um minutinho” para provocar uma reflexão nos motoristas sem deficiência.

O objetivo é que os motoristas entendam o quão prejudicial e desgastante é o fato de ter seu direito violado, independentemente da duração.

A ação ocorre na Rua João Cachoeira, 533 - Vila Nova Conceição, na terça-feira, dia 23.

Confira a programação completa em: www.cetsp.com.br