Faixa Reversível na Ponte do Piqueri melhora o fluxo em 90% para os ônibus

Percurso que era feito em 20 minutos passou a ser realizado em 1,5 a 2 minutos

O resultado do primeiro dia de funcionamento da faixa reversível para ônibus sobre a Ponte do Piqueri foi uma redução de 90% no tempo que os coletivos gastavam para atravessar a ponte. Antes da faixa reversível, eram necessários entre 20 e 30 minutos para que os ônibus percorressem 1.100 metros e chegassem ao outro lado do rio Tietê. Hoje pela manhã, esse mesmo trajeto foi feito em apenas 1,5 a 2 minutos.

A mudança beneficia os cerca de 58 mil passageiros de ônibus que passam por aquele ponto da cidade todas as manhãs. São 34 linhas, que geram um movimento de 254 coletivos por hora sobre a Ponte do Piqueri, no sentido Centro, durante o horário de pico da manhã.

A melhoria também foi sentida pelos cerca de 5.600 carros que cruzam, a cada hora, a Ponte do Piqueri em direção ao Centro. Normalmente, no horário de pico matinal, se formava uma lentidão de cerca de 2km para cruzar a ponte. Hoje, essa lentidão não passou de 1km.

A novidade dessa faixa é que, no horário entre 6 e 9 horas, os ônibus que atravessam a Ponte do Piqueri no sentido Centro saem do Corredor que ocupam normalmente, passam a transitar em uma faixa do sentido contrário, e o Corredor pode ser ocupado pelos automóveis. Assim, os veículos de passeio ganham mais uma faixa e os ônibus conservam o seu Corredor.

Anteriormente, quem passava para a faixa do sentido contrário eram os carros. Para fazer isso, eles precisavam atravessar o Corredor de ônibus, e esse entrelace provocava lentidão.


Coordenadoria de Comunicação - SMT