Prefeitura lança pacote com 9 obras para aumentar fluidez no trânsito da cidade

A prioridade é aumentar a velocidade dos ônibus que circulam nos corredores

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, realizará 10  obras viárias de grande importância para aumentar a fluidez do trânsito na cidade, principalmente nos corredores de ônibus. A expectativa é que, em conjunto, elas consigam aumentar em 10% a velocidade média dos corredores.


As obras foram decididas  após várias reuniões,  entre os técnicos das empresas SPTrans  - São Paulo Transportes, responsável pelo gerenciamento dos ônibus na capital e CET  -  Companhia de  Engenharia de  Tráfego, que gerencia o trânsito da cidade.


Entre as várias sugestões apresentadas, o  Secretário  Municipal de Transportes determinou que fossem abertas as licitações para 9 obras fundamentais para o trânsito na cidade. 

  1. Alteração da parada Rebouças x Faria Lima, aumentando a capacidade de embarque e desembarque, e eliminando os comboios criados pela falta de pontos de ultrapassagem. A ampliação da capacidade da parada, aliada à possibilidade de ultrapassagem vai eliminar o maior gargalo do corredor. Nº de linhas que passam no corredor: 39. Nº diário de passageiros dessas linhas: 506 mil. 
  2.  Reforma da parada Juscelino Kubitschek do Corredor Santo Amaro, eliminando o "X" executado pelos ônibus ao se separarem as linhas que vão para a Av. São Gabriel, para a Av. Brigadeiro Luis Antônio e para o Itaim. A mudança vai evitar o atual conflito com os automóveis no local. Nº de linhas que passam no corredor: 40. Nº diário de passageiros dessas linhas: 505 mil.
  3. Implantação de duas plataformas na parada Jorge de Lima x Vital Brasil e ampliação da capacidade operacional, aumentando a fluidez na região com a agilização do embarque e desembarque. Medida também traz mais segurança para os passageiros que fazem baldeação nesse ponto, porque evita travessias perigosas. Nº de linhas que passam no corredor: 52. Nº diário de passageiros dessas linhas: 480 mil.
  4. Implantação de faixa que permita ultrapassagem na parada Petrônio Portela, no sentido centro, aumentando a fluidez. Nº de linhas que passam no corredor: 32. Nº diário de passageiros dessas linhas: 392 mil.
  5. Construção de nova parada na Av. Robert Kennedy, entre a Praça Nicolau Aranha Pacheco e Rua Porto Artur, atendendo a solicitação dos moradores da região. Nº de linhas que passam no corredor: 20. Nº diário de passageiros dessas linhas: 262 mil.
  6. Obras para liberar o acesso ao Terminal Cachoeirinha, a partir da Avenida Dep. Emílio Carlos. Uma passarela tipo helicoidal vai permitir que os passageiros atravessem o desnível de 15 metros existente entre a principal avenida do bairro de Nova Cachoeirinha e o Terminal. Também será construída uma baia para parada de ônibus na Avenida Dep. Emílio Carlos para atender à uma nova escola que será instalada na região. Nº de linhas que passam no corredor: 13. Nº diário de passageiros dessas linhas: 153 mil.
  7. Obras na nova parada na Av. Carvalho Pinto para melhorar o desempenho operacional do Terminal Penha. Com duasnovas paradas, os passageiros não precisarão ir até o Terminal para fazer algumas baldeações. Dessa forma, alivia a carga do Terminal e aumenta a fluidez do trânsito na região. Nº de linhas que passam no Terminal: 7. Nº diário de passageiros dessas linhas: 67 mil.
  8. Ampliações de plataforma no terminal A.E Carvalho, com instalação de abrigos para mais conforto dos passageiros e maior agilidade no embarque/desembarque. Nº de linhas que passam no Terminal: 29. Nº diário de passageiros dessas linhas: 94 mil.
  9. Ampliação da plataforma externa do Terminal Jardim Ângela e inclusão de uma nova plataforma para embarque e desembarque de passageiros no mesmo Terminal. Reconstituição de calçada e instalação de oito abrigos. Nº de linhas que passam no corredor: 42. Nº diário de passageiros dessas linhas: 470 mil. 
      

Essas obras, com custo de R$ 8,1 milhões de reais, beneficiarão aproximadamente três milhões de passageiros. O início das obras está previsto para novembro e a maioria das atividades será executada na madrugada (entre 22h e 5h) para minimizar transtornos no trânsito da capital.
 
Coordenadoria de Comunicação SMT