Após uma semana em operação faixa reversível na Ponte do Piqueri confirma melhora de 90% para os ônibus

Os mais de 22 mil automóveis que passam por esse trecho, todas as manhãs, também foram beneficiados com a mudança

A primeira semana de operação da faixa reversível para ônibus sobre a Ponte do Piqueri confirmou o resultado do primeiro dia: redução de 90% no tempo que os coletivos gastavam para atravessar a ponte.

Antes da implantação da faixa reversível, os ônibus levavam entre 20 e 30 minutos para percorrer os 1.100 metros sobre a ponte e atingir o outro lado do rio Tietê, próximo a Avenida Hermano Marchetti. Durante a semana de 4 d e agosto, esse tempo oscilou entre 1,5 e 4 minutos.

Todas as manhãs, cerca de 58 mil passageiros passam por aquele ponto da cidade, usando uma das 15 linhas que circulam no Corredor Pirituba-Lapa-Centro. Além dessas, mais 19 outras linhas fazem esse trajeto fora do Corredor e também foram beneficiadas com a mudança. Durante as quatro horas de funcionamento da faixa reversível, ela agiliza a passagem de 1.016 coletivos, em média, ou seja, 254 ônibus por hora.

A criação da faixa reversível para ônibus também melhorou a fluidez do trânsito para os automóveis. Durante o horário de pico da manhã, cerca de 5.600 carros por hora cruzam a Ponte do Piqueri em direção ao Centro. Das 6h00 às 9h00, esses automóveis podem circular na faixa que normalmente serve como corredor de ônibus e assim ganham mais espaço e velocidade.  Normalmente, pela manhã, se formava uma lentidão com mais de 2 km para cruzar a ponte. Na última semana, essa lentidão não existiu ou se restringiu a poucos metros.
 
Coordenadoria de Comunicação SMT