Expresso Tiradentes completa 500 dias em operação





Corredor passa sobre a Av. do Estado
(Foto: Elisa Limbeck)

Conforto, segurança e qualidade fazem do Expresso referência no transporte público

Neste dia 21 de agosto, o Expresso Tiradentes completa 500 dias de operação chegando à marca dos 16 milhões de passageiros transportados. O corredor foi inaugurado em 8 de março de 2007. Atualmente, ele faz a ligação entre o Parque D. Pedro na região central e o Sacomã, na zona sul, atendendo a 46 mil pessoas diariamente, das 4h à 0h05. O projeto final prevê que o serviço seja ampliado até a Cidade Tiradentes no extremo leste da cidade, de onde vem o seu nome.  

O Expresso tem hoje 8,5 km de extensão e possui quatro estações, uma delas integrada com o Metrô (linha 3 - Vermelha), e dois terminais, nos quais o passageiro pode fazer a integração com os ônibus urbanos e intermunicipais.  A velocidade média no corredor é de 37,5 km/h e a máxima, 50 km/h. Essa velocidade é superior à das linhas 1 - Azul e 2 - Verde do Metrô, que desenvolvem, respectivamente, 32 e 36 km por hora. 

Antes do Expresso Tiradentes os passageiros do bairro do Sacomã demoravam, em média, 50 minutos para chegar ao Parque D. Pedro, no centro da cidade. Com o corredor, esse tempo caiu para 13 minutos, uma redução de mais de 70%. O intervalo de partida entre ônibus é de dois minutos nos horários de pico e três nos demais horários, incluindo sábados e domingos.

A estudante Ana Carolina Ferro utiliza o Expresso para ir à escola no bairro da Mooca. Ela diz que o corredor "é eficiente, pois torna as viagens mais rápidas". "Da minha casa, na Vila Prudente, até a escola  demoraria entre uma hora e uma hora e meia com o transporte comum. Utilizando o Expresso levo aproximadamente 30 minutos", comparou Ana Carolina.

O usuário Nivaldo Caliman, que é motorista, utiliza o Expresso Tiradentes em dias alternados. Ele elogia as instalações do local. "Acredito que os intervalos pequenos entre carros ajudem a não acumular muitas pessoas na plataforma, o que é bom. Percebe-se, também, que a limpeza está sendo bem executada. É um ambiente muito agradável", declara.

Não foi apenas para os passageiros que o corredor trouxe benefícios. O gerente de um posto com loja de conveniência, próximo à estação Rua do Grito, Márcio Berger, destaca o aumento de movimento no seu estabelecimento a partir da inauguração da obra. "A movimentação que o Expresso trouxe ao bairro auxilia bastante o comércio da região, particularmente para o meu estabelecimento", observa Berger. 


Centro de Controle do Expresso

Para que toda a estrutura do corredor funcione perfeitamente é feito um rigoroso monitoramento no Centro de Controle do Expresso (CCE). A sala, localizada no Terminal Mercado, funciona 24 horas por dia,  conta com  24 operadores, 107 câmeras, 20 rádios e oito telões de monitoramento.

Neste local são controlados todos os elevadores de acesso às estações, o corredor, bloqueios, bilheterias, rampas e os próprios veículos através do sistema de monitoramento GPS.


Manutenção

A partir da meia noite até as 4h da manhã, quando o corredor não está funcionando, uma equipe de 26 pessoas se encarrega de toda a manutenção e limpeza do local. São verificados todos os itens de segurança, além dos ônibus, condições das pistas e equipamentos do CCE.

"Segurança é um dos destaques do Expresso Tiradentes. Temos uma equipe de 120 funcionários ao longo do corredor e em todas as estações. Pela Central de Controle é possível emitir as mensagens que abastecem os Painéis de Mensagens Variáveis (PMV´s) das estações, deixando os usuários sempre bem informados", relata Valdeci Lino da Silva, analista em transporte da SPTrans.

"Nestes quase 500 dias de operação, o Expresso não apresentou nenhum registro de acidente com vítimas e estamos trabalhando para manter este padrão de segurança", conclui Valdeci.


Texto: Vinícius Freitas/SPTrans