Nova estação do Expresso Tiradentes é entregue à população

Corredor ganha mais uma parada na data em que completa 500 dias em operação

Nesta quinta-feira (21/08) iniciou a operação da nova Estação Nossa Senhora Aparecida do Expresso Tiradentes. Esta é a quinta estação do corredor inaugurado em 8 de março de 2007, há exatamente 500 dias. No total 17,5 milhões de passageiros já passaram pelos ônibus do Expresso.

Originalmente, a estação se chamava General Lecor, porém, o nome foi alterado a pedido da comunidade local que quis homenagear a padroeira da principal igreja da região.

A nova estação é equipada com a mesma estrutura das demais, com elevadores, escadas rolantes e outros mecanismos que a tornam completamente acessível a pessoas com problemas de mobilidade. Sua plataforma terá cerca de 60 metros de extensão e facilitará a integração dos passageiros que estão na região do entorno da estação. A Estação Nossa Senhora Aparecida conta com bicicletário em ambos os acessos, facilitando o transporte daqueles que preferem deixar o carro em casa.

Atualmente, o Expresso percorre 8,5 km fazendo a ligação entre o Parque Dom Pedro II na região central e o Sacomã, na zona sul. A média diária de passageiros é de 46 mil, transportados por 21 ônibus, que circulam com intervalos de 2 minutos entre partidas nos horários de pico.  São cerca de 430 viagens/dia que duram 13 minutos cada.

No Expresso Tiradentes, os ônibus transitam  em pistas elevadas sobre avenidas, como a do Estado e Juntas Provisórias. Sem o Expresso um veículo, para fazer o mesmo trajeto por estas vias, pode demorar até uma hora em horário de pico.

Com a obra completa do Expresso, que terá 32 quilômetros de extensão, o tempo de viagem entre o Centro e a Cidade Tiradentes, que hoje costuma superar 2 horas nos horários de pico, deve cair pela metade. Quando totalmente implantado, o corredor deverá beneficiar cerca de 500 mil passageiros por dia, atendendo a uma população de 1,5 milhão de habitantes.


Coordenadoria de Comunicação SMT