Rodízio de caminhões completa um mês e melhora a fluidez do trânsito em 22%

A queda no nível de lentidão se dá sob qualquer ponto de vista, tanto comparada ao primeiro semestre quanto ao mesmo período do ano passado

Após 30 dias da implementação do rodízio municipal de placas para caminhões, o resultado é um aumento da fluidez do trânsito, em geral, na cidade. A medida tirou de circulação, durante os horários de pico, cerca de 20% dos caminhões que trafegavam em vias sobrecarregadas como a Avenida dos Bandeirantes e as Marginais Pinheiros e Tietê.

A soma do rodízio com a criação da Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), que passou a vigorar a partir do dia 30 de junho, é uma redução de até 22% nos índices de lentidão na capital.

A comparação da fluidez do trânsito durante o primeiro mês do rodízio de caminhões com a lentidão média registrada nos meses de março, abril, maio e junho deste ano, mostra uma queda em todos os horários do dia, como pode ser visto no gráfico abaixo.

O horário que apresentou maior melhora foi 7h30, quando a lentidão média caiu 39%. Porém, a maior redução na comparação direta entre a extensão da lentidão ocorreu às 8h e às 8h30, com uma diferença de 34 km entre a média de agosto e a dos 4 meses do primeiro semestre.

COMPARAÇÃO COM AGOSTO DO ANO PASSADO

Ao se comparar os índices de lentidão do primeiro mês de rodízio com igual período do ano passado, constata-se uma queda, ao longo do dia, de 9%. A melhora, nessa comparação, é menor primeiramente porque há um ano, a frota da cidade contava com 400 mil veículos a menos. Além disso, quando se comparara com um período mais curto, de apenas 30 dias, a influência de ocorrências como chuvas e acidentes é maior.

Por exemplo, a média da lentidão registrada ao longo dos primeiros 30 dias do rodízio de caminhões é de 62 km, porém se forem desconsiderados os dias 7 e 8 de agosto, quando choveu o equivalente a 40% do previsto para o mês, a média da lentidão cai para 58 km. E a comparação com o mesmo período de 2007 indica uma queda na lentidão de 14%.

Veja abaixo os comparativos considerando integralmente o primeiro mês do rodízio de caminhões e depois subtraindo os dois dias de chuva atípica.

DIA TODO

Comparativo considerando integralmente os 30 primeiros dias de rodízio.

O horário que apresentou maior melhora foi 13h30, quando a lentidão média caiu 25%. Porém, a maior redução na comparação direta entre a extensão da lentidão ocorreu às 8h30, com uma diferença de 14 km entre a média de agosto deste ano e do ano passado. 

Comparativo considerando os 30 primeiros dias do rodízio, expurgando os dias 7 e 8 de agosto de 2008.

O horário que apresentou maior melhora foi 13h30, quando a lentidão média caiu 31%. Porém, a maior redução na comparação direta entre a extensão da lentidão ocorreu às 19h00 e às 19h30, com uma diferença de 19 km entre a média de agosto deste ano e do ano passado. 

INCIDENTES/ACIDENTES ENVOLVENDO CAMINHÕES

Outra conseqüência das medidas de restrição à circulação de caminhões que colaborou muito para aumentar a fluidez do trânsito foi a redução dos incidentes/acidentes envolvendo caminhões na região central da cidade.

Os acidentes/incidentes com caminhões têm efeito muito grande sobre o trânsito porque o tempo médio para remoção desses veículos é de 50 minutos, enquanto a remoção de um automóvel leva, em média, 15 minutos. Além disso, eles também provocam a interdição de longos trechos de vias. Portanto, diminuir o volume e a concentração desses acidentes é uma das formas de contribuir para a melhora da fluidez do tráfego na cidade.

Em junho deste ano, antes da implantação das medidas de restrição aos caminhões, foram registradas 2.412 ocorrências envolvendo caminhões, sendo que 209 se deram dentro da ZMRC.

No mês seguinte, a quantidade de ocorrências se manteve estável, 2.464, porém houve uma significativa queda da quantidade dentro da ZMRC. Do total, apenas 157 se deram na região central. 

Até o dia 27 de agosto, foram registradas 2.349 acidentes/incidentes envolvendo caminhões, sendo que 178 ocorrências se deram dentro da ZMRC. Apesar do aumento em relação a julho, o número ainda é menor do que o de junho, antes das medidas.

ATUAÇÕES

A evolução do número de autuações registradas desde o início das medidas de restrição à circulação de caminhões mostra que, ao longo do tempo, empresas transportadoras de carga e caminhoneiros foram se adaptando às mudanças. 

Inicialmente, as multas por desrespeito à ZMRC, chegaram à média diária de 1.100. Posteriormente, a quantidade foi caindo até atingir o patamar médio de 300 autuações por dia. Desde o dia 30 de junho, quando entrou em vigor a nova restrição, até o dia 27 de agosto, foram emitidas 36.394 multas por circulação dentro da ZMRC em horário proibido, sendo que desse total, 12.255 (34%) foram aplicadas a Veículos Urbanos de Carga (VUCs).

No caso do rodízio municipal de placas, ocorreu movimento semelhante. Nos primeiros dias, foram registradas uma média diária de 800 autuações por desrespeito ao rodízio. Atualmente, esta média gira em torno de 500 multas. Desde o dia 28 de julho, quando o rodízio passou a valer para caminhões, até o dia 27 de agosto, 9.272 foram emitidas por desobediência ao rodízio. Desse total, 537 (6%) foram aplicadas a VUCs. 

Departamento de Imprensa da CET