CET substitui sinalização na nova ZMRC

Restrição de circulação de caminhões e VUC começa a vigorar no dia 30

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia esta semana a substituição das placas de sinalização que regulamentam a nova Zona de Máxima Restrição de Circulação – ZMRC, área de 100 quilômetros quadrados interna ao centro expandido. 

A ação envolve a instalação de 1.450 placas de sinalização, sendo 450 novas e outras mil que terão o horário alterado de acordo com as regras que entram em vigor no próximo dia 30. Cerca de 300 faixas de orientação serão afixadas nos principais corredores de tráfego da cidade.

A partir da próxima segunda-feira, caminhões e VUC – Veículos Utilitários de Carga terão novas regras de circulação no município de São Paulo. A medida, já adotada nas principais capitais do mundo, visa dar maior fluidez ao tráfego, especialmente na ZMRC.

Caminhões de médio e grande porte estarão proibidos de transitar das 5 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, e das 10 às 14 horas aos sábados. Já os VUC – caminhões de pequeno porte, até 6,3 metros de comprimento - entrarão em um sistema de rodízio de placas par e ímpar no período de 30 de junho a 31 de outubro. Também terão de cumprir, cumulativamente, as regras do rodízio municipal de veículos. A partir de 1º de novembro, todos os veículos de carga – de pequeno, médio e grande porte – só poderão circular entre 21 e 5 horas.