Medidas de restrição a caminhões colaboram para fluidez dos ônibus

Velocidade dos coletivos aumenta em até 37% nas principais vias da Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões, como na Av. Faria Lima


Comparativo de Velocidade dos ônibus

O monitoramento dos ônibus em São Paulo, realizado pelo sistema Olho Vivo (implantado em maio de 2008), apontou crescimento da velocidade dos coletivos nas principais vias da Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).

As vias que mais se beneficiaram com a medida são a Brigadeiro Faria Lima, o eixo Campo Limpo-Rebouças-Centro e a Brigadeiro Luiz Antônio, que registraram, no mês de agosto, um aumento de velocidade de 31%, 19% e 17% respectivamente, quando comparado aos meses de maio e junho, anteriores à implantação da ZMRC.

Desde o dia 30 de junho, os caminhões estão impedidos de entrar na ZMRC, uma área de 100 km² ao redor do centro da cidade. Essa proibição teve reflexo sobre todo o trânsito da cidade e também sobre o transporte coletivo, especialmente para aqueles que circulam nos principais corredores dentro da ZMRC.

Conforme se vê no gráfico acima, os Corredores Santo-Amaro-Nove de Julho-Centro e Washington Luz-Vinte e três de Maio registraram velocidades médias, em agosto, acima dos 20 km/h. Essa é a chamada velocidade comercial, e o cálculo engloba o tempo que os coletivos ficam parados nos pontos, e não apenas os tempos em que eles estão circulando.

Apenas na Av. Paulista e no corredor Vereador José Diniz-Ibirapuera-Santa Cruz, a velocidade dos coletivos em agosto foi inferior à desenvolvida em maio e junho. Na Avenida Paulista, a fluidez do trânsito ficou comprometida devido às obras e só após o término da reurbanização é que será possível avaliar o efeito do rodízio de caminhões.

Já no corredor da Vereador José Diniz, a constatação da diminuição da velocidade, pelo sistema Olho Vivo, possibilitará um novo planejamento para o corredor, focado principalmente nos trechos mais problemáticos que são a Borges Lagoa, Vergueiro e Pedro de Toledo.


PERÍODO DA MANHÃ

Considerando apenas o período de pico da manhã (7h às 10h), a via mais beneficiada continua sendo a Av. Faria Lima. Em segundo lugar vem o Corredor Santo Amaro-Nove de Julho-Centro, seguido pelo eixo Campo Limpo-Rebouças-Centro. Veja abaixo a tabela com os cinco melhores resultados para o pico matinal.

Corredor

Melhora da Velocidade

Faria Lima

34%

Santo Amaro-Nove de Julho-Centro

17%

Campo Limpo-Rebouças-Centro

10%

Brigadeiro

8%

Pirituba-Lapa-Centro

6%

 

PERÍODO DA TARDE

Considerando apenas o período de pico da tarde (17h às 20h), a seqüência das vias que mais se beneficiaram permanece a mesma, porém com uma melhora maior na Av. Faria Lima, no Corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro e na Av. Brigadeiro Luiz Antônio. Entretanto, o ganho no Corredor Pirituba-Lapa-Centro foi menor no período do pico da tarde/noite.

 

Corredor

Melhora da Velocidade

Faria Lima

37%

Santo Amaro-Nove de Julho-Centro

18%

Campo Limpo-Rebouças-Centro

17%

Brigadeiro

14%

Pirituba-Lapa-Centro

3%

 
A melhora na fluidez dos coletivos, a renovação da frota, a implantação de corredores virtuais e as obras de melhoria em 10 corredores de ônibus são algumas das medidas que estão sendo tomadas para aumentar a qualidade do transporte público oferecido à população. Todas essas iniciativas priorizam o transporte coletivo que representa a única solução possível para viabilizar a mobilidade em uma cidade que conta com uma frota de 6,2 milhões de veículos.

Coordenadoria de Comunicação - SMT