Comparativo de Velocidade dos ônibus
O monitoramento dos ônibus em São Paulo, realizado pelo sistema Olho Vivo (implantado em maio de 2008), apontou crescimento da velocidade dos coletivos nas principais vias da Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).
As vias que mais se beneficiaram com a medida são a Brigadeiro Faria Lima, o eixo Campo Limpo-Rebouças-Centro e a Brigadeiro Luiz Antônio, que registraram, no mês de agosto, um aumento de velocidade de 31%, 19% e 17% respectivamente, quando comparado aos meses de maio e junho, anteriores à implantação da ZMRC.
Desde o dia 30 de junho, os caminhões estão impedidos de entrar na ZMRC, uma área de 100 km² ao redor do centro da cidade. Essa proibição teve reflexo sobre todo o trânsito da cidade e também sobre o transporte coletivo, especialmente para aqueles que circulam nos principais corredores dentro da ZMRC.
Conforme se vê no gráfico acima, os Corredores Santo-Amaro-Nove de Julho-Centro e Washington Luz-Vinte e três de Maio registraram velocidades médias, em agosto, acima dos 20 km/h. Essa é a chamada velocidade comercial, e o cálculo engloba o tempo que os coletivos ficam parados nos pontos, e não apenas os tempos em que eles estão circulando.
Apenas na Av. Paulista e no corredor Vereador José Diniz-Ibirapuera-Santa Cruz, a velocidade dos coletivos em agosto foi inferior à desenvolvida em maio e junho. Na Avenida Paulista, a fluidez do trânsito ficou comprometida devido às obras e só após o término da reurbanização é que será possível avaliar o efeito do rodízio de caminhões.
Já no corredor da Vereador José Diniz, a constatação da diminuição da velocidade, pelo sistema Olho Vivo, possibilitará um novo planejamento para o corredor, focado principalmente nos trechos mais problemáticos que são a Borges Lagoa, Vergueiro e Pedro de Toledo.
PERÍODO DA MANHÃ
Considerando apenas o período de pico da manhã (7h às 10h), a via mais beneficiada continua sendo a Av. Faria Lima. Em segundo lugar vem o Corredor Santo Amaro-Nove de Julho-Centro, seguido pelo eixo Campo Limpo-Rebouças-Centro. Veja abaixo a tabela com os cinco melhores resultados para o pico matinal.
Corredor |
Melhora da Velocidade |
Faria Lima |
34% |
Santo Amaro-Nove de Julho-Centro |
17% |
Campo Limpo-Rebouças-Centro |
10% |
Brigadeiro |
8% |
Pirituba-Lapa-Centro |
6% |
PERÍODO DA TARDE
Considerando apenas o período de pico da tarde (17h às 20h), a seqüência das vias que mais se beneficiaram permanece a mesma, porém com uma melhora maior na Av. Faria Lima, no Corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro e na Av. Brigadeiro Luiz Antônio. Entretanto, o ganho no Corredor Pirituba-Lapa-Centro foi menor no período do pico da tarde/noite.
Corredor |
Melhora da Velocidade |
Faria Lima |
37% |
Santo Amaro-Nove de Julho-Centro |
18% |
Campo Limpo-Rebouças-Centro |
17% |
Brigadeiro |
14% |
Pirituba-Lapa-Centro |
3% |
A melhora na fluidez dos coletivos, a renovação da frota, a implantação de corredores virtuais e as obras de melhoria em 10 corredores de ônibus são algumas das medidas que estão sendo tomadas para aumentar a qualidade do transporte público oferecido à população. Todas essas iniciativas priorizam o transporte coletivo que representa a única solução possível para viabilizar a mobilidade em uma cidade que conta com uma frota de 6,2 milhões de veículos.
Coordenadoria de Comunicação - SMT
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