CET operacionaliza interdição parcial da Ponte do Limão para obras de ampliação da Marginal Tietê

A partir das 09h00 de domingo (01/11), a Ponte do Limão sofrerá alteração na circulação e bloqueios parciais de faixas para possibilitar o avanço das obras de construção da pista central da Marginal Tietê.

Nesta primeira etapa de obras, uma faixa da direita, em ambos os sentidos, será interditada ao tráfego de veículos até o dia 17. Todavia, três faixas em cada sentido permanecerão liberadas ao tráfego de veículos em cada sentido.

Também haverá necessidade de bloqueio da alça de acesso à Ponte do Limão pela Marginal Tietê, no sentido Castello Branco. Nesse caso, os motoristas deverão utilizar a Rua José Amato e Rua Samaritá.

Sessenta e um operadores de tráfego da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estarão diretamente envolvidos na operacionalização dos bloqueios, de modo a garantir a melhor acessibilidade e fluidez possível na Ponte do Limão e nas vias do entorno. De acordo com as necessidades operacionais, os agentes poderão montar e desmontar faixas reversíveis de trânsito, efetuar bloqueios, desvios e inversão de sentido de circulação.

Foram implantadas placas e faixas para informar e orientar os motoristas sobre as obras, que estão sendo executadas pela Dersa Desenvolvimento Rodoviário S/A.

Desde o dia 19 de outubro as pontes da Freguesia do Ó, da Casa Verde e da Vila Maria também passam por alterações de tráfego e bloqueios parciais de pistas para a ampliação da Marginal do Tietê. Está previsto para o dia 07 de novembro novas intervenções, desta vez na Ponte das Bandeiras. As cinco pontes sobre o Rio Tietê ficarão em obras até o dia 08 de fevereiro de 2010.

Croqui da região

Caminhos alternativos 

No sentido Norte/Sul:

  • Av. Eng. Caetano Álvares, Marginal Tietê, Rua Maestro Gabriel Migliori, Rua Domingos Marchetti, Ponte Júlio de Mesquita Neto, Av. Nicolas Boer, Praça José Vieira de Carvalho Mesquita e Av. Marquês de São Vicente.
  • Av. Eng. Caetano Álvares, Av. Mandaqui, Av. Prof. Celestino Bourroul, Av. Nossa Senhora do Ó, Rua Manuel Pinto de Carvalho, Rua Domingos Marchetti, Ponte Júlio de Mesquita Neto, Av. Nicolas Boer, Praça José Vieira de Carvalho Mesquita e Av. Marquês de São Vicente.

No sentido Sul/Norte:

  • Praça Luis Carlos de Mesquita, Av. Marquês de São Vicente, Praça José Vieira de Carvalho, Av. Nicolas Boer, Ponte Júlio de Mesquita Neto, Rua Domingos Marchetti, Rua Maestro Gabriel Migliori, Av. Nossa Senhora do Ó, Av. Celestino Bourroul, Av. Casa Verde e Av. Eng. Caetano Álvares.
  • Praça Luis Carlos de Mesquita, Av. Marquês de São Vicente, Praça José Vieira de Carvalho, Av. Nicolas Boer, Ponte Júlio de Mesquita Neto, Rua Jacofer, Av. Nossa Senhora do Ó, Av. Celestino Bourroul, Av. Casa Verde e Av. Eng. Caetano Álvares

Melhorias após implantação das novas pistas
Quando estiverem concluídas todas as obras e a Marginal Tietê contar com a nova Pista Central, a CET estima que haverá uma melhora significativa na fluidez do trânsito de toda a cidade, já que a Marginal Tietê, sozinha, responde por 20% a 27% do índice de médio de lentidão na capital.

De acordo com as projeções da CET haverá:

  • Aumento médio de 35% na velocidade dos veículos na Marginal Tietê
  • Nível médio de saturação da via de 80%, proporcionando uma situação confortável para todos os usuários
  • Redução da lentidão em toda a cidade de 12% no pico da manhã
  • Redução da lentidão em toda a cidade de 10% no pico da tarde

Departamento de Imprensa - CET