DTP orienta condutores escolares sobre importância do uso do cinto de segurança por alunos em ação do Maio Amarelo

Ações ocorrem ao longo do mês em escolas de todas as regiões da cidade de São Paulo

A Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), por meio do Departamento de Transportes Públicos (DTP), promove, durante o Maio Amarelo 2024, ações de conscientização com os condutores escolares.

Neste ano, os condutores escolares serão orientados sobre a importância do uso do cinto de segurança por todos que estejam no veículo. As ações ocorrerão em dias alternados de maio, em escolas de todas as regiões da capital, nos períodos da manhã e da tarde.

Os fiscais do DTP irão abordar os condutores escolares com o objetivo de reforçar a conscientização sobre a importância de checar se todas as crianças transportadas estão utilizando o cinto de segurança corretamente. Nos locais das ações haverá um banner para chamar a atenção de transportadores, monitores e, inclusive, dos próprios estudantes, com a mensagem: “Tias e Tios, verifiquem o uso do cinto. Atitudes seguras evitam mortes e feridos no trânsito. Além de ficar atento ao trânsito, o condutor do transporte escolar precisa garantir que as crianças usem o cinto de segurança durante toda a viagem. O uso do cinto salva vidas!”

A cidade de São Paulo conta com mais de 13 mil veículos de transporte escolar cadastrados e regularizados no DTP para realizar o trajeto entre a casa e a escola dos estudantes. Trata-se de um serviço regulamentado, fiscalizado e que só pode ser executado mediante autorização da Prefeitura, de forma a garantir a segurança no transporte dos alunos das redes pública e particular.

Maio Amarelo 2024

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito, que surgiu em maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a “Década de Ação para Segurança no Trânsito”.

Em 2017, a Prefeitura de São Paulo realizou pela primeira vez ações do Movimento na cidade.  O mês representa um movimento internacional de luta pela redução da mortalidade e, neste ano, o tema da campanha mundial é “Paz no trânsito começa por você”.

O Maio Amarelo é promovido pelas secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), CET, São Paulo Transporte (SPTrans) e Departamento de Transportes Públicos (DTP), além de parceiros do movimento.