Prefeitura publica novo local para implementação do futuro terminal de ônibus Jardim Miriam

A pedido do prefeito, técnicos da SPTrans buscavam alternativas junto aos moradores para reduzir o impacto das desapropriações de imóveis residenciais

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta sexta-feira, 17, um decreto determinando a alteração da área onde será construído o novo terminal de ônibus Jardim Miriam. A pedido do prefeito Ricardo Nunes, a SPTrans estava fazendo estudos técnicos e buscando alternativas para reduzir o impacto das desapropriações de imóveis residenciais.

Diversas reuniões sobre o assunto foram realizadas tanto na subprefeitura de Cidade Ademar quanto na própria SPTrans entre os técnicos da empresa e os moradores, que tiveram participação fundamental no processo ao apresentar propostas e trazer ideias.

“Essa mudança contou com a participação ativa da comunidade e o novo terminal de ônibus vai melhorar muito a mobilidade na zona Sul, resultando em economia de tempo e mais qualidade de vida para a população. Vamos garantir que as desapropriações e os contratempos, naturais em uma obra desse porte, tenham o menor impacto possível”, afirmou.

A área original, de 18.641,24m², estava localizada na Av. Cupecê 4729 ao 5019, entre as Ruas Luis Stolb e Francisco Alves de Azevedo, incluindo imóveis na Rua Gomes de Amorim que fazem fundo com a Área de Preservação Permanente  (APP) do Córrego do Cordeiro.

Agora, o terminal será construído em uma área de 20.286,60 m² que vai da Av. Cupecê 4419 ao 4687, até o cruzamento com a Rua Luis Stolb, incluindo o imóvel na Rua Álvares Fagundes, 1023. Além disso, será incorporado ao projeto um trecho dessa mesma rua, que permitirá acessos pela Av. Cupecê.

O novo terminal deverá beneficiar cerca de 220 mil passageiros e receber 20 linhas do sistema de transporte coletivo municipal.  A previsão é que a inauguração ocorra até o fim de 2024, conforme o Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo.