SETRAM autoriza compra de embarcações para implantação de transporte hidroviário na Billings

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e da SPTrans, publicou no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 30/6, autorização para assinatura de termo aditivo que permite a Transwolff, concessionária que opera na região do Grajaú, a adquirir as embarcações para implantação do transporte hidroviário, denominado Aquático SP, na represa Billings. A concessionária será responsável pela operação assistida do Aquático entre os parques Cantinho do Céu e Mar Paulista.

O projeto prevê duas embarcações para transporte de passageiros capacidade para transportar 60 usuários sentados, 2 (duas) portas laterais exclusivas para as operações de embarque e desembarque de passageiros, espaço para cadeirantes e banheiro acessível, espaço para acomodação de bicicletas, ar-condicionado, tomada USB. OS veículos devem obedecer as normas aplicáveis da Autoridade Marítima (NORMAM). Além disso, a concessionária deverá adquirir embarcação de apoio para futura utilização em ocorrências de resgate, reboque, manutenção, transporte de materiais, dentre outras atividades voltadas à garantia da segurança e da continuidade do serviço.

As três embarcações serão adquiridas pela concessionária mas, após 11 anos de operação, terão sua propriedade revertida para a Prefeitura, devendo ser entregues em perfeitas condições de operação e manutenção.

Aquático SP

O Aquático SP será o primeiro meio de transporte coletivo por embarcações na cidade. O projeto consta no Programa de Metas 2021-2024 e o transporte hidroviário está previsto no Plano Diretor Estratégico e no Plano de Mobilidade. O Sistema de Transporte Público Hidroviário será implantado na Represa Billings e deve beneficiar diretamente 385 mil pessoas residentes na Zona Sul da Capital, nos bairros do Grajaú, Cocaia e Pedreira. O projeto prevê a construção de atracadouro de barco, parada de ônibus e interligação entre os transportes terrestre e hidroviário.

Com a iniciativa, a população do bairro Cantinho do Céu, no Grajaú, poderá realizar a travessia por embarcações até Pedreira, ganhando redução de tempo em suas viagens.

O atendimento inicial será feito por meio de operação assistida. A meta da Prefeitura é integrar o novo modal ao sistema existente na cidade, inclusive com o uso do Bilhete Único.