Obras do entorno de Itaquera

O Viaduto Itaquera e a canalização do córrego Laranja-Azeda são intervenções de apoio às denominadas obras da Copa 2014. O trecho de 250 metros do córrego Laranja-Azeda, pavimentação no entorno e o viaduto foram concluídos.

O conjunto de obras inclui o viaduto Guaianases; o viaduto Itaquera; pontilhões; interligações viárias e canalizações de córregos. As obras estão localizadas em diferentes trechos entre Artur Alvim e Guaianases. O custo total do empreendimento é de R$ 130 milhões.

Estão concluídas as obras denominadas “entorno de Itaquera”; ou seja, viaduto Itaquera e a pavimentação dos acessos ao viaduto. O viaduto de Itaquera foi concluído em novembro de 2013 e está com tráfego liberado pela CET - Companhia de Engenharia de Tráfego. Como o viaduto é metálico as estruturas foram executadas no canteiro de obras e depois transportadas e montadas. 

A  construção da passagem inferior Inajar-Guaçu, que está com 70% do total escavado, mas aguarda a finalização das desapropriações para dar continuidade as obras; as obras de canalização do córrego Verde no trecho da Jacu-Pêssego até a avenida Campanella, com extensão de cerca de 300 metros passam por readequação do projeto.

O viaduto de Guaianases (av. Salvador Gianetti) está em detalhamento de projeto; os pontilhões das ruas Boaventura e Quinta de São Miguel, assim como as obras das ruas Monsenhor Agnelo e Damásio Pinto aguardam desapropriações.

Ficha técnica do Prolongamento da Nova Radial Leste

Obras da Radial Leste – Contrato: 018/SIURB/11; Investimento PMSP: 130 milhões:

Viaduto Guainases, viaduto Itaquera, pontilhões, interligações viárias e canalizações de córregos, desde Artur Alvim até Guainases;;

Viaduto Itaquera:

100% concluído;

Liberado ao trânsito no dia 27 de novembro de 2013; Estrutura metálica, apoiada em pilares de concreto e duas caixas estaqueadas;

Extensão: 219,88 m;

Largura: 10,50 m;

Área: 2.315, 66 m².

Canalização do Córrego Laranja-Azeda:

Concluído: 100%;

Trecho de 250 m.

Parque Linear Rio Verde:

Possui uma área implantada que já atende a população; Existem 3 Decretos de Utilidade Pública (DUPs) para a implantação dos outros parques, porém, ainda não existem imissões na posse para estas DUPs.

Área: 54.934 m².

Obras de canalização do Córrego Verde:

O projeto executivo no trecho do Córrego Jacu Pêssego até a Avenida Campanella (está em readequação); Total de 299,44 m; Os demais trechos estão em projeto e sem data para execução. O trecho situa-se no mesmo local em que a DERSA executou uma alça de acesso da Avenida Jacu Pêssego à nova Radial Leste. 

Obras da passagem inferior Inajár-Guaçu:

Pavimentação: depende da finalização das desapropriações


Obras do Viaduto Guaianases:

Complexo Viário Polo de Itaquera - PMSP e Governo do Estado

• Obras iniciadas em 2012 com conclusão até abril de 2014. (este prazo tem que ser verificado junto a DERSA, pois as obras abaixo são do Governo do Estado)

• Investimento: R$ 548,5 milhões. Destes, R$ 397,9 milhões do Governo do Estado e R$ 150,6 milhões da PMSP.

1ª fase:

Nova avenida de ligação norte-sul, no trecho entre a Avenida Itaquera e a Avenida José Pinheiro Borges (Nova Radial), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do Metrô e da CPTM. Nova avenida articulando a ligação norte-sul com a Avenida Miguel Inágio Curi. Passagem em desnível (mergulhão) na Radial Leste, no trecho em frente às estações do Metrô e da CPTM. Rotatória e alargamento de pista no cruzamento da Avenida Miguel Inácio Curi com a Avenida Engenheiro Adervan Machado.

• Execução: 100%

2ª fase:

Duas alças de acesso entre a Avenida Jacu-Pêssego e Nova Radial.

• Execução: 100%.

3ª fase:

Passarela sobre os trilhos, com 180m de extensão e 66 m de vão livre (no sentido norte-sul, em paralelo ao sistema viário), próximo à estação Artur Alvim.

• Status de Execução: 100% (confirmar com o Governo do Estado)

- A montagem final da passarela (com piso, pinos, etc) concluída em maio de 2014.