Secretário visita obras do Córrego do Cordeiro

A obra faz parte do projeto de controle das cheias na zona sul da cidade

O Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) Roberto  Garibe e equipe técnica vistoriaram, na terça-feira,05/08/2014, o canteiro de obras do Córrego do Cordeiro, região de Cidade Adhemar, na zona sul da cidade.

A área é um tradicional ponto de alagamentos e por isso a SIURB planejou, contratou e iniciou a execução das obras que prevêem a implantação de canalização em canal e galeria, de redes de microdrenagem, construção de reservatórios, caixas de vazões e interligação de galerias e recomposição de pavimento do córrego e sua bacia.

Com isso a obra deverá eliminar totalmente as enchentes que ocorrem ao longo das Avenidas Roque Petroni Júnior, Professor Vicente Rao, Vereador João de Luca e Avenida Cupecê, beneficiando uma população de cerca de 760 mil habitantes. 

Durante a visita o secretário municipal verificou como anda o desenvolvimento das obras, e considerou que estão dentro de um ritmo esperado, tendo em vista que ela inclui na primeira fase a construção três reservatório e outros três na segunda fase, totalizando seis piscinões e a canalização complementar do Córrego Cordeiro, desde a Rua Álvares Fagundes até a Rua Leopoldo Lugonês com Travessa Tenerem, numa extensão aproximada de 2,2 km (400 metros de canalização na primeira fase e 1.800 metros na segunda fase). Na segunda fase da obra também será canalizado o Córrego dos Alcatrazes, num extensão aproximada de 270 metros, percorrendo a Rua Breves, Rua Bernard Schlanger, Rua Carlos Duarte Costa e Avenida Prof. Vicente Rao. Faz parte do projeto também a construção de 4 (quatro) caixas de equalização e 2 (duas) caixas de interligação. Estas caixas vão interligar o Córrego Cordeiro com uma Galeria executada em paralelo, pelo Metrô.

A primeira fase da obra tem o valor de R$ 177 milhões. A previsão é concluir as obras em 2016.

Sobre o buraco localizado na rua Durval Pinto Ferreira com a rua Antonio Pinho de Azevedo o secretário diz que está trabalhando para que as obras sejam concluídas o mais breve possível visando facilitar o acesso da população ao local.

Leia mais sobre a Galeria Durval Pinto Ferreira que solapou em julho de 2014

Texto: Moises Santos
Mtb. 20.321
Fotos : Dayane Bárbara