Secretário de Infraestrutura, Roberto Garibe, recebeu comitiva da Hungria em seu gabinete

Na última terça-feira, 28, o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, recebeu em seu gabinete o Secretário de Estado do Ministério de Comércio Exterior e Negócios Estrangeiros da Hungria, Levente Magyar, o Cônsul Geral de São Paulo, Zsolt Maris.

Com objetivo de tratar de novas tecnologias para o uso da água (purificação, tratamento e canalização), e para a iluminação pública, estes dois temas foram apresentados pela comitiva como os primeiros a serem discutidos com a cidade de São Paulo.

Esta missão diplomática tem como marco a 3ª Sessão da Comissão Econômica Mista Brasil-Hungria, em Brasília, no dia 30. Porém, nos dias 28 e 29, a missão cumpriu agenda em São Paulo com o objetivo de estabelecer relações bilaterais a eventuais cooperações nas áreas.

O Secretário de Estado do Ministério de Comércio Exterior, Levente Magyar, comparou a cidade de São Paulo em níveis populacionais com a Hungria, estabelecendo um parâmetro para os estudos que obtiveram resultados positivos em seu país possam ser potencializados no mercado paulista.

O Secretário Levente disse que esta tecnologia está presente do Vietnã até o Sul da África. Como a Hungria é um país plano, porém rodeado de montanhas, a variedade de águas é enorme, tornando o convívio com a gestão adequada da água uma atividade diária, rotineira. “Trazer a nossa tecnologia a São Paulo é um dos interesses das empresas húngaras, e o governo do nosso país tem a intensão de apoiar esta iniciativa”, afirmou Levente.

Outro ponto de interesse da Hungria é sobre a iluminação pública, destacando que com a tecnologia desenvolvida em seu país, os estudos demonstraram que nas cidades onde o parque de iluminação foi substituído, a economia chegou a 30% e a luminosidade dobrou.

O secretário de Infraestrutura, Roberto Garibe, destacou que os dois assuntos são de extrema importância para cidade de São Paulo, lembrando que o município passa por um momento importante no que tange a iluminação pública, citando que a Prefeitura de São Paulo acabou de publicar um edital de concorrência para trocar a iluminação pública da cidade. 

Garibe explicou que referente a água tratada de São Paulo, o município não é diretamente responsável pela gestão da água, ou seja, é um poder concedente. Cabe à Prefeitura de São Paulo a participação por meio de um comitê que acompanha todas as decisões referentes ao uso da água. Assim, o secretário destacou a importância deste encontro com um representante da Hungria, que traz novas tecnologias, abrindo um espaço para conhecer estes projetos.

A cidade de São Paulo vem promovendo um conjunto de debates, para compartilhar experiências de diversos países, o que virá a colaborar com a implantação de novas tecnologias.

texto: Maria Regina Nogueira

Jornalista Mtb 19.271

 Fotos: Érika Kwiek 

Veja Fotos