Audiência Pública das Obras do Córrego dos Freitas

 No dia 20 de agosto de 2015, às 18h, na Subprefeitura de M’Boi Mirim, localizada na avenida Guarapiranga, 1.695, Parque Alves de Lima, zona sul, será realizada a Audiência Pública das obras de controle de inundações da bacia do córrego dos Freitas.

O relatório de Impacto Ambiental está disponível para consulta, no horário das 10h às 16h, em dias úteis, no CADES – Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, rua do Paraiso, 387, 1ª andar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones (11) 5187-0360 / 0137.

O córrego dos Freitas passa por duas subprefeituras a de Campo Limpo e de M’Boi Mirim. No caso do córrego Freitas a obra prevê a canalização de 3,5km e a construção de piscinão com capacidade de reservar 50 mil m³ ou 50 milhões de litros. Este córrego faz parte da bacia do córrego Morro do “S” e é responsável por causar enchentes de grandes proporções. Os moradores desta região sofrem com este problema há mais de 20 anos.

Serviço:
Data: 20/08/2015
Local: auditório da Subprefeitura de M’Boi Mirim
Avenida Guarapiranga, 1.695, Parque Alves de Lima, zona sul

Bacia do Córrego dos Freitas 

A bacia do córrego dos Freitas, localizada nos bairros de Capão Redondo, Jardim São Luís e Jardim Ângela, zona sul, possui área de 3,6 km² e encontra-se completamente urbanizada onde se incluem no tipo de ocupação: residências populares, edifícios, garagem de ônibus e um clube. No córrego há ligações irregulares de esgoto e grande quantidade de resíduos sólidos ao longo de sua calha.

O córrego dos Freitas, afluente do córrego Morro do “S”, tem aproximadamente 4,50 km de extensão. O curso d’água tem início à jusante da Rua Jacques Le Mercier e percorre um trecho de 3,3 km em canal aberto e seção variável até a Rua Canuto Luís do Nascimento. A partir deste trecho o córrego passa a escoar em galeria na Rua Banco do Brasil, seguindo até desembocar no córrego Morro do “S” no final da Rua Baldomero Carqueja. Este trecho em galeria tem 1,2 km de extensão.

As inundações na Bacia do córrego dos Freitas ocorrem principalmente devido à urbanização progressiva de sua bacia e também à ocupação indevida das suas margens em quase toda a sua extensão. Apresenta uma área de inundação à montante da Estrada de Itapecerica devido à insuficiência da galeria existente. Em função dessa situação de constantes alagamentos, A Prefeitura de São Paulo elencou esse curso d’água dentro das obras prioritárias a serem implantadas, fazendo parte de um conjunto maior de intervenções que está sendo elaborado para a redução de enchentes na cidade de São Paulo.

Clique aqui para visualizar o Edital